Página Inicial » Extensão » Projetos Comunitários » Na Paz: estratégias para a promoção da igualdade racial e de gênero nas escolas

Na Paz: estratégias para a promoção da igualdade racial e de gênero nas escolas

Esse projeto tem como objetivo comunitário promover a igualdade racial e de gênero entre jovens do ensino médio da cidade de Canoas. São oferecidas oficinas socioeducativas para difundir o direito das mulheres a uma vida livre de violência, estimular a reflexão sobre a superação do preconceito e da discriminação racial, bem como a atuação dos jovens como multiplicadores destas informações em suas comunidades e famílias.

Já os objetivos acadêmicos são aprofundar a reflexão teórica sobre a promoção da igualdade racial e de gênero, sobretudo em sua relação com o serviço social; refletir sobre a atuação do assistente social no âmbito escolar; desenvolver competências e habilidades técnicas, teóricas e políticas dos estudantes do curso de graduação em Serviço Social para que possam atuar no trato às questões de gênero e raça/etnia; e promover a sensibilização dos estudantes e dos profissionais inseridos nas escolas de ensino médio de Canoas sobre as temáticas abordadas pelo projeto.

A metodologia utilizada tem sido aprimorada ano a ano e são propostas ações que permitam o aprofundamento dos momentos reflexivos junto aos jovens e demais membros da comunidade escolar. A relevância acadêmica destaca-se através das discussões teóricas realizadas em torno da inserção do assistente social em ações que visem a promoção da igualdade, preconizando o código de ética profissional.

Ao longo de 2017, 208 alunos voluntários dos cursos de Serviço Social, Matemática, Letras, Pedagogia e Ciências Sociais, de 40 diferentes polos EAD no Brasil, desenvolveram o projeto com colegas do quinto período de Serviço Social que cursavam a disciplina de Práticas Interventivas Supervisionadas. Aproximadamente 2.000 estudantes de escolas públicas, majoritariamente do ensino médio, em todo o Brasil, foram contemplados com as ações do projeto.

Nos cinco anos anteriores (2012-2016), mais de mil jovens foram beneficiados. 

Educação a Distância (EAD) - Av. Farroupilha, 8001 · Prédio 11, 2º andar, corredor central · Bairro São José · Canoas/RS · CEP 92425-900
Telefone: 0800.051.4131 · E-mail: