Coordenação e Corpo Docente
-
Coordenação do Curso
Lisiane Gazolla Santos
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0581837435325848
Possui graduação em Pedagogia Séries Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), graduação em Magistério Matérias Pedagógicas II Grau pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), Especialização em Educação Ambiental pelo Centro Universitário La Salle (2001) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006).
-
Coordenação Adjunta
Juliane Maria Puhl Gomes
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1550949708816025
Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1998) e mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil, atua nos Cursos de História e Pedagogia, professora do Pós-Graduação em História, Canoas. Atua na área de consultoria arqueológica, sendo sócia da empresa QUADRAT, consultoria em arqueologia e ambiente. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: arqueologia, pré-história do RGS, populações indígenas litorâneas, práticas de ensino de História, educação patrimonial e história.
-
Núcleo Docente Estruturante
Karla Schuck Saraiva
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5820304582515435
Doutora em Educação (2006) pela UFRGS. Graduada (1983) e mestre (1987) em Engenharia Civil, pela mesma Instituição. Atualmente, é professora e pesquisadora da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), atuando no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, afiliada à linha de pesquisa Currículo, ciências e tecnologia. Participa dos grupos de pesquisa Educação e Cultura e Estudos do Currículo na Contemporaneidade. É editora da Revista Textura e avaliadora do Programa PIBIC/PROBIC da ULBRA. Seus interesses de pesquisa estão focados na articulação entre educação e sociedade contemporânea, com destaque para temas ligados a currículo e cibercultura. Desenvolve suas investigações em uma perspectiva pós-estruturalista.
Lisiane Gazolla Santos
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0581837435325848
Possui graduação em Pedagogia Séries Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), graduação em Magistério Matérias Pedagógicas II Grau pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), Especialização em Educação Ambiental pelo Centro Universitário La Salle (2001) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006).
Mara Lúcia Salazar Machado
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1749576937271176
Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1989) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora da Faculdade de Ciências e Letras de Osório e professora da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, síndrome de down, brincar, jogos e intervenção psicomotora.
Marlene Terezinha Fernandes
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9062555340381607
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989), Especialização em Administração e Planejamento para Docentes (1994) e Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil/ULBRA e Coordenadora dos cursos de Pedagogia e Educação nas Organizações, atuando desde o ano de 1998 no curso de Pedagogia e a partir do ano de 2007 no Bacharelado em Educação na Organizações. Coordenadora da sub-área Curso de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID - ULBRA/CAPES. Exerceu na ULBRA a Coordenação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu presencial de 2001 a 2010 e coordenou a implantação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a distância de 2007 a 2009. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, pós-graduação, docência superior, avaliação, aprendizagem organizacional.
Marlise Geller
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4777298613817310
Possui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática na Educação, principalmente nos seguintes temas: informática na educação, educação a distância, formação de professores e educação especial. Atuação como professora-pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil no projeto de Formação Continuada de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis. Coordenadora do LEI - Laboratório de Estudos de Inclusão do PPGECIM. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq: Ensino de Ciências e Matemática na perspectiva da Educação Inclusiva.
-
Conselho do Curso
Carolina Mota Alves Pinto
Iara Tatiana Bonin
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7925856179663459
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007); Mestre em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (1999); Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1989). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil desde 2007. Desenvolve estudos e orienta teses e dissertações que tratam das pedagogias e políticas da diferença, com foco na temática indígena e na literatura infantil. É autora, com outros colegas, de "A diferença na literatura infantil: narrativas e leituras", editora Moderna, 2012, selecionado pelo PNBE-professor-2013. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (PQ 2), desenvolvendo atualmente o projeto Pedagogias e políticas da diferença em contextos interculturais, que conta também com financiamento do CNPq (Bolsa). Integra o Grupo de pesquisa Cultura e Educação, do PPGEDU ULBRA e o Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO) da UFRGS .
Jane Sirlei Kuck Konrad
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9518870810697953
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (1999). Atualmente é professora da Universidade Luterana do Brasil Campus Gravataí e Canoas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística e produção textual.
Karla Schuck Saraiva
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5820304582515435
Doutora em Educação (2006) pela UFRGS. Graduada (1983) e mestre (1987) em Engenharia Civil, pela mesma Instituição. Atualmente, é professora e pesquisadora da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), atuando no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, afiliada à linha de pesquisa Currículo, ciências e tecnologia. Participa dos grupos de pesquisa Educação e Cultura e Estudos do Currículo na Contemporaneidade. É editora da Revista Textura e avaliadora do Programa PIBIC/PROBIC da ULBRA. Seus interesses de pesquisa estão focados na articulação entre educação e sociedade contemporânea, com destaque para temas ligados a currículo e cibercultura. Desenvolve suas investigações em uma perspectiva pós-estruturalista.
Lisiane Gazolla Santos
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0581837435325848
Possui graduação em Pedagogia Séries Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), graduação em Magistério Matérias Pedagógicas II Grau pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), Especialização em Educação Ambiental pelo Centro Universitário La Salle (2001) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006).
-
Docentes
Carmen Lúcia Rodrigues Macedo
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8634308418119565
Possui graduação em Odontologia - ULBRA-Campus Cachoeira do Sul (2009), Especialização em Prótese Dentária pelo Instituto Gaúcho de Pós Graduação em Odontologia (IGPGO)e Mestrado em Odontologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFpel-2014). De 2015 aos dias atuais sou professora adjunto com mestrado em Odontologia - ULBRA-Campus Cachoeira do Sul. No ensino tenho atuado nas disciplinas de Estágio em Clínica Odontológica, Estágio em Odontologia Hospitalar e Estágio em Prótese Dentária, além das disciplinas de Diagnóstico. Coordenadora de Extensão do Projeto Atenção ao Doente Renal Crônico e Núcleo Familiar Abordagem Multiprofissional. Coordenadora Clínica a Pacientes na Clínica Odontológica. Coordenadora do curso de Odontologia de março de 2020 aos dias atuais. Em 2020 selecionada para a base de avaliadores do INEP, atuo no Consultório Odontológico Particular, Professora do Stritu Sensu da ULBRA Canoas desde 2022 até os dias atuais.
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8981045307087356
Possui graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1984), especialização em Matemática pela Universidade do Vale do Rio do Sinos UNISINOS e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca (1997), título reconhecido pela Universidade de São Paulo USP. Atualmente é diretora da SBEM/RS e professora titular da Universidade Luterana do Brasil. Atua no curso de Matemática Licenciatura e no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Currículo de Matemática, Tecnologias da Informação, Formação Continuada e ensino e aprendizagem.
Darlize Teixeira de Mello
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6211943325646392
Doutora e Mestre em Educação pela UFRGS. Pedagoga - Habilitação Séries Iniciais pela mesma Universidade. Atuou como professora na Educação Infantil - Rede particular (1989-1993), na Rede Estadual de Ensino - Anos Iniciais (1993-1997) e na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre - Anos Iniciais (1997-2019). É professora adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Luterana do Brasil, desde 2001 e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade, desde 2018. Atuou no Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul de 2000-2001. É pesquisadora Associada do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade /UFRGS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização e letramento, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, letramento e avaliação diagnóstica da alfabetização e Provinha Brasil.
Graziela Macuglia Oyarzabal
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1704603722051136
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino fundamental, educação infantil, currículo e prática pedagógica. (Texto informado pelo autor)
Iara Tatiana Bonin
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7925856179663459
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007); Mestre em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (1999); Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1989). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil desde 2007. Desenvolve estudos e orienta teses e dissertações que tratam das pedagogias e políticas da diferença, com foco na temática indígena e na literatura infantil. É autora, com outros colegas, de "A diferença na literatura infantil: narrativas e leituras", editora Moderna, 2012, selecionado pelo PNBE-professor-2013. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (PQ 2), desenvolvendo atualmente o projeto Pedagogias e políticas da diferença em contextos interculturais, que conta também com financiamento do CNPq (Bolsa). Integra o Grupo de pesquisa Cultura e Educação, do PPGEDU ULBRA e o Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO) da UFRGS .
Karla Schuck Saraiva
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5820304582515435
Doutora em Educação (2006) pela UFRGS. Graduada (1983) e mestre (1987) em Engenharia Civil, pela mesma Instituição. Atualmente, é professora e pesquisadora da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), atuando no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, afiliada à linha de pesquisa Currículo, ciências e tecnologia. Participa dos grupos de pesquisa Educação e Cultura e Estudos do Currículo na Contemporaneidade. É editora da Revista Textura e avaliadora do Programa PIBIC/PROBIC da ULBRA. Seus interesses de pesquisa estão focados na articulação entre educação e sociedade contemporânea, com destaque para temas ligados a currículo e cibercultura. Desenvolve suas investigações em uma perspectiva pós-estruturalista.
Leticia Azambuja Lopes
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4948585513835800
Possuo graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da
Campanha (URCAMP), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário
Claretiano, mestrado em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio
Grande do Sul (PUCRS) e doutorado em Ciências pela Universidade de São
Paulo (USP) e Pós Doutoramento com bolsa PNPD/CAPES no Programa de
Pós Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Luterana do Brasil
(PPGECIM/ULBRA). Atualmente sou Professora Adjunta com Doutorado na
Universidade Luterana do Brasil nos Cursos de Graduação: Licenciaturas:
Física, Química, Ciências Biológicas, Matemática, Letras - Inglês, História,
Geografia, Pedagogia, Engenharia Ambiental, Biomedicina e Professora
Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e
Matemática na Universidade Luterana do Brasil (PPGECIM/ULBRA). Tenho
experiência na área de Zoologia, com ênfase em Entomologia e Conservação
de Espécies Animais e na área de Educação em duas linhas de pesquisa:
Educação em Ciências e Matemática para o Desenvolvimento Sustentável e
Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências.
Lisiane Gazolla Santos
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0581837435325848
Possui graduação em Pedagogia Séries Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), graduação em Magistério Matérias Pedagógicas II Grau pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), Especialização em Educação Ambiental pelo Centro Universitário La Salle (2001) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006).
Mara Lúcia Salazar Machado
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1749576937271176
Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1989) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora da Faculdade de Ciências e Letras de Osório e professora da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, síndrome de down, brincar, jogos e intervenção psicomotora.
Marlene Terezinha Fernandes
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9062555340381607
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989), Especialização em Administração e Planejamento para Docentes (1994) e Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil/ULBRA e Coordenadora dos cursos de Pedagogia e Educação nas Organizações, atuando desde o ano de 1998 no curso de Pedagogia e a partir do ano de 2007 no Bacharelado em Educação na Organizações. Coordenadora da sub-área Curso de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID - ULBRA/CAPES. Exerceu na ULBRA a Coordenação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu presencial de 2001 a 2010 e coordenou a implantação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a distância de 2007 a 2009. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, pós-graduação, docência superior, avaliação, aprendizagem organizacional.
Marlise Geller
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4777298613817310
Possui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática na Educação, principalmente nos seguintes temas: informática na educação, educação a distância, formação de professores e educação especial. Atuação como professora-pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil no projeto de Formação Continuada de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis. Coordenadora do LEI - Laboratório de Estudos de Inclusão do PPGECIM. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq: Ensino de Ciências e Matemática na perspectiva da Educação Inclusiva.
Sandra Marise Machado
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1746702301313125
Possui graduação em PEDAGOGIA - HABILITAÇÃO ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL (2003) e PEDAGOGIA - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EMPRESARIAL (2010), pela Universidade Luterana do Brasil, especialização em PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL pelo Centro Universitário La Salle (2005). Atualmente coordena o Setor de Processos Acadêmicos EAD da Universidade Luterana do Brasil. Possui experiência em atendimentos psicopedagógico clínico e institucional, docência em sala de aula e orientação profissional.
Ursula Tatiana Timm
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1018131370420368
É licenciada em Ciências com habilitação em Matemática (2000) e em Pedagogia (2022), especialista em Educação Matemática (2012) e em Pedagogia Gestora (administração, gestão e orientação) (2021) e mestre em Ensino de Ciências e Matemática (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA Canoas/RS). Atua como docente na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e no Colégio da Imaculada, em Canoas, RS.
Vaneska Krick Ratund
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1733215649646863
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2010), Pós Graduação Lato Sensu - Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Luterana do Brasil (2013), Especialização - MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Luterana do Brasil (2018) e Pós Graduação Lato Sensu - Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação (2019). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Educacional.