Página Inicial » Pesquisa » Projetos de Pesquisa EAD

Projetos de Pesquisa EAD

  • Estatégias de estudo de alunos em disciplinas das exatas na modalidade EAD

Professores: Simone Soares Echeveste e Tânia Seibert
E-mail: simone.eche@yahoo.com.br

Resumo
A modalidade de ensino a distância cada vez mais vem configurando-se com uma alternativa viável de estudo para muitas pessoas. A ampliação da oferta de cursos bem como o crescimento das matrículas ano a ano reforça a ideia de que estamos vivenciando uma nova era da educação superior. Percebe-se que existem ainda muitas questões a serem respondidas sobre quais são as melhores práticas metodológicas a serem utilizadas quando se está no contexto das disciplinas que envolvam cálculos. Inicialmente, podemos observar que há uma tentativa de repetir as mesmas práticas e metodologias utilizadas no ensino presencial, não considerando, com isso, que o aluno da modalidade EAD requer outras formas de apresentação e discussão dos conceitos, repensadas considerando o ambiente da sala virtual em que está inserido. Cabe aos alunos, neste caso, desenvolverem estratégias de estudo que auxiliem a compreensão destes conteúdos, produzindo reflexões acerca dos conceitos e trabalhos, desenvolvendo seu aprendizado de forma mais autônoma. Neste contexto, a presente pesquisa tem por objetivo investigar quais são as estratégias de estudo dos alunos EAD em disciplinas que envolvam cálculos. Para isso, uma amostra de 400 alunos será investigada e os dados serão analisados através de estatísticas descritivas.

  • Indígenas e Quilombolas num traçado educacional desafiador de investigação cultural

Professores: Drª. Ana Jamila Acosta, Clarice Antunes do Nascimento, Diva Maria Caramoni Peter, Lauraci Dondé da Silva, Lourdes da Silva Gil, Marlene Terezinha Fernandes, Lisiane Gazola Santos.
E-mail: ajacosta@terra.com.br

Resumo   
O curso de Pedagogia, nas modalidades EAD e Presencial da Ulbra, tem como preocupação constante a busca por propostas inovadoras e significativas para seus alunos. A proposta de investigação, envolvendo a cultura indígena e quilombola, propõe olhares educativos em seus diferentes ambientes e populações, para obter informações dessas culturas peculiares e para favorecer experiências e práticas profissionais, qualificadoras de contextos sociais e ampliando a atuação do pedagogo no mercado de trabalho. Metodologicamente, o projeto tem perspectiva qualitativa com interfaces quantitativas, explorando a percepção do aluno frente às suas vivências e proposições de ação educativa, em respeito às culturas investigadas. Com os resultados apurados na pesquisa, procura-se qualificar o processo de ensino e aprendizagem, difundir as diferenças culturais e o fazer pedagógico, tornando-o mais apropriado para os egressos e/ou estagiários em atuação num novo perfil, evidenciado em mobilidade entre ambientes distintos e em mediações de campo socioeducativo.

  • Criação de valor compartilhado entre multi-stakeholders no ambiente de redes

Professor: Paula Maines da Silva
E-mail: paula.maines@ulbra.br

Resumo
Este estudo busca compreender na literatura as temáticas de Redes; Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e Criação de Valor Compartilhado (CVC); Multi-Stakeholders. As principais contribuições são explorar o entendimento sobre as temáticas e refletir acerca da conexão e desenvolvimento da responsabilidade social corporativa e a criação de valor compartilhado através de redes e seus multi-stakeholders. Além disso, visa-se propor como produto um framework e proposições de pesquisa relacionadas ao desenvolvimento da CVC no âmbito das redes e com a participação dos multi-stakeholders.

Educação a Distância (EAD) - Av. Farroupilha, 8001 · Prédio 11, 2º andar, corredor central · Bairro São José · Canoas/RS · CEP 92425-900
Telefone: 0800.051.4131 · E-mail:
tempo: 0.0852
Memoria: 4.9MB