Ensino a Distância


Sobre o Ensino a Distância

Foi no ano 2000 que a Universidade Luterana do Brasil instituiu suas metas para o ensino a distância e para a ampliação da incorporação tecnológica ao ensino presencial. Assim, com a decisão de avançar sempre e com firmes passos, dedicou-se a planejar a construção paulatina de independência tecnológica e de condições que revestiram de excelência os serviços oferecidos.

Em janeiro de 2003 foi firmada parceria com uma das maiores empresas de e-learning do país, desenvolvedora e proprietária de uma Plataforma LMS (Learning Management System), que, à época, já atendia milhares de usuários do meio corporativo. Este consórcio oportunizou o compartilhamento de experiências e de diferentes competências tecnológicas e pedagógicas. E foi assim, desde o início, participando ativamente da configuração da plataforma segundo as necessidades acadêmicas, que ofertamos a metodologia de ensino a distância aos primeiros 1.096 alunos dos cursos presenciais de graduação no 1º semestre de 2003.

Atualmente, a ULBRA atua no ensino a distância com a NetAula, uma plataforma de ambiente virtual de aprendizagem própria.

Metodologia

A metodologia ocorre através de recursos envolvendo atividades a distância via web, complementado por: bibliotecas virtuais, livros-textos, tablets (a partir do segundo semestre do curso) e videoaulas desenvolvidos pelos professores da Universidade e atividades presenciais na rede de polos.

Os processos de ensino e aprendizagem são coordenados e acompanhados pelo professor de cada disciplina, mediados por tutores virtuais e orientadores presenciais, com atividades a distância e presenciais nos polos.

Mudanças na Avaliação EAD

A partir do período 2011/3, atentem às mudanças nas AVALIAÇÕES EAD (as quais constam detalhadas no Plano de Ensino de cada disciplina, disponível na Biblioteca Virtual da Plataforma Net Aula).

GRAU 1: Duas avaliações discursivas valendo 6.0 pontos e uma avaliação objetiva valendo 4.0 pontos, totalizando 10 pontos no G1. Salvo especificidades de cada disciplina.

GRAU 2: Passa a ter parte da avaliação na Plataforma Net Aula, G2V = Grau 2 Virtual (peso 0,2). Presencialmente, no Polo, haverá a avaliação de G2 presencial objetiva (peso 0,8).  O G2 é composto pela  média das duas parciais, ou seja, G2 = G2V X 0,2 + G2P x 0,8.

GRAU FINAL: (G1+2xG2)/3=GF

Mínimo para aprovação: 6.0

*As avaliações devem seguir o calendário previamente estabelecido e não haverá prorrogação de prazos para
a sua realização.

Credenciamento

Em 17 de março de 2004, com a publicação no Diário Oficial da União da Portaria MEC nº 650/04, a ULBRA obteve seu credenciamento para a oferta do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes das Disciplinas dos Currículos do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação Profissional em nível Médio, nas áreas de Letras-Português e Matemática. A seguir, novos cursos tomaram o impulso da Portaria MEC nº 839, de 3 de abril de 2006, que ampliou a abrangência de sua atuação para todo o território nacional.

Expediente da Pró-reitoria Adjunta de Ensino a Distância

Pró-reitor Adjunto de Ensino a Distância
Pedro Luiz Pinto Cunha

Coordenador Administrativo de Ensino a Distância
Ronaldo Steffen 

Coordenadora de Ensino de Ensino a Distância
Marinice Langaro Vaisz

Coordenadora Adjunta de Ensino de Ensino a Distância
Marjie Dee Weber

Ensino a
Distância
Ensino a Distância ULBRA
Av. Farroupilha, 8001 · Prédio 11, 2º andar - corredor central
Bairro São José · Canoas/RS · Cep 92425-900
Central de Atendimento ao Aluno EAD: 0800.051.4131
Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 8h às 22h
e sábados das 8h às 12h. 



E-mail: portalead@ulbra.br