Ensino a Distância



Sobre o Ensino a Distância

A Educação a Distância contribui para o cumprimento do papel sociocultural da Universidade de difundir a educação em um país de grandes dimensões territoriais. Oportuniza também formação profissional a uma parcela da sociedade que, por motivos diferenciados, não pode ingressar no ensino superior através da modalidade presencial de educação.

O Projeto Pedagógico da Educação a Distância da ULBRA está fundamentado em uma concepção que articula a missão de gerar conhecimentos técnico-científicos com a formação de profissionais comprometidos eticamente com a sociedade. Seu alcance embasa as ações previstas para a modalidade de ensino a distância desta universidade, condizentes com as diretrizes que regem a educação nacional, expressas no texto constitucional e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96).

A Educação a Distância da ULBRA possui um formato inovador, projetado de forma a possibilitar o acesso de muitas pessoas, considerando que o aluno organiza o seu tempo de estudo, o que favorece uma abrangência e oportunidade maiores. Desenvolve a autonomia e o empreendedorismo em um tempo em que a qualificação profissional é uma necessidade do mercado de trabalho.

Metodologia

Objetivando melhorar a forma de disponibilização dos conteúdos das aulas da EAD, a Universidade Luterana do Brasil informa que, a partir de 2015, todo o material didático para a Educação a Distância estará disponível exclusivamente na NetAula – plataforma de ambiente virtual de aprendizagem desenvolvida pela Instituição.

Dessa forma, pela praticidade da metodologia, os alunos poderão realizar o seu estudo da maneira que eles identifiquem como sendo o melhor meio, seja através dos seus tablets, computadores, notebooks, smartphones ou imprimindo os conteúdos. Com essa medida, ampliam-se as opções de acesso ao conteúdo, assegurando ao aluno maior mobilidade e otimização de tempo e recursos.

As aulas acontecem prioritariamente através do ambiente virtual de aprendizagem da ULBRA - NetAula, coordenadas e acompanhadas pelos professores de cada disciplina e mediadas por tutores virtuais e orientadores presenciais na rede de polos da Universidade. Além disso, os acadêmicos também terão à disposição, para apoio às atividades propostas, bibliotecas virtuais, livros-textos, videoaulas e encontros presenciais nos polos, quando assim necessitarem.

Em busca de uma crescente qualidade na Educação a Distância, bem como atendendo a demanda dos acadêmicos em relação ao formato de entrega dos conteúdos, expressa através da participação na Avaliação dos Cursos EAD elaborada pela CPA (Comissão Própria de Avaliação), a ULBRA segue planejando melhorias e soluções para atender, ainda melhor, todos seus públicos – alunos, professores e colaboradores.

Avaliação da aprendizagem

A avaliação da aprendizagem de cada disciplina ocorre de duas formas:
- a distância, na sala de aula virtual através de fóruns, atividades avaliativas, provas, estudos de casos, etc. – no decorrer do semestre.
- presenciais – no polo de apoio –provas de cada disciplina – no final do semestre.

GRAU 1: Duas avaliações discursivas valendo 6.0 pontos e uma avaliação objetiva valendo 4.0 pontos, ambas na Plataforma Virtual NetAula totalizando 10 pontos no Grau 1.

GRAU 2: Uma avaliação objetiva na Plataforma NetAula, G2V = Grau 2 Virtual (peso 0,2). Presencialmente, no Polo, haverá a avaliação de G2 Presencial objetiva (peso 0,8). O G2 é composto pela média das duas parciais, ou seja, G2 = G2V X 0,2 + G2P x 0,8.



O grau final resulta da média ponderada entre o G1, com peso 10 (dez) e o G2, com peso 10 (dez) multiplicado por dois com a soma dividida por 3 (três):



A avaliação da aprendizagem é expressa numericamente numa escala de 0 (zero) a 10 (dez). Grau mínimo para aprovação: 6,0 (seis).
Caso não atinja a média para aprovação o aluno poderá realizar a prova de Substituição de um dos graus (G-1 ou G-2). A prova de substituição será totalmente objetiva e presencial, e substitui o Grau de menor valor.
Tanto o Grau 2 como a Substituição de Grau são cumulativos, abrangendo todo o conteúdo da disciplina.

Credenciamento

A ULBRA foi credenciada para oferta da Educação a Distância por meio da Portaria MEC nº 650/04, publicada no Diário Oficial da União em 17 de março de 2014. A seguir, a Portaria MEC nº 839, de 3 de abril de 2006, ampliou a abrangência de sua atuação para todo o território nacional.

Gestora Geral de Serviços da Educação a Distância
Paula Maines da Silva
Diretor de Logística da Educação a Distância
Ronaldo Steffen
Diretora Adjunta de Ensino da Educação a Distância
Marinice Langaro Vaisz
Coordenadora de Ensino da Educação a Distância
Maria Cleidia Klein Oliveira

Ensino a
Distância
Ensino a Distância ULBRA
Av. Farroupilha, 8001 · Prédio 11, 2º andar - corredor central
Bairro São José · Canoas/RS · Cep 92425-900
Central de Atendimento ao Aluno EAD: 0800.051.4131
Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 8h às 22h
e sábados das 8h às 12h. 



E-mail: portalead@ulbra.br