Há uma expressão que resume bem o trabalho da Pastoral da ULBRA: "coração de servo". A Pastoral tem como prioridade trabalhar a confessionalidade da Instituição, realizando o trabalho espiritual em todas as unidades da Instituição, e até fora dela, com palavras e ações que procuram ser adequadas a cada ocasião. Também faz parte de nosso trabalho agir dentro das demais áreas do ser humano, além da espiritual -- física, mental e emocional, em parceria com diversos setores, comunicando e vivenciando, na medida das capacidades, o amor de Deus em Cristo a cada ser humano.
A confessionalidade na Ulbra, portanto, tem dois importantes eixos:
1. Confessionalidade Cristã -- Tudo o que se refere ao compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo de todas as maneiras possíveis. Esta é a primeira e principal função do trabalho pastoral. Testemunhar o amor de Deus em Cristo, fundamentado em Seus princípios como marca da confessionalidade da instituição, aproveitando as oportunidades junto a alunos, professores, funcionários e sociedade em geral.
2. Confessionalidade humana e ética -- Tudo o que se refere a zelar pela vivência de valores corretos na prática do dia a dia, promovendo a confessionalidade como parte integrante de todos os processos da instituição.
Áreas de Ação da Capelania Escolar:
Para liderar e desenvolver este trabalho, a Ulbra chama capelães, pastores formados e indicados pela IELB (Igreja Evangélica Luterana do Brasil), da qual a Ulbra faz parte.
Nas atribuições gerais de cada capelão, espera-se que:
Capelão Pastor Jaques Cristiano Schlosser