Histórico

O Escola Especial Ulbra Concórdia é uma escola especializada na educação de surdos. Desde a década de 1960, quando foi fundada pelo reverendo Dr. Martin Carlos Warth e por sua esposa Naomi Hoerlle Warth, a instituição busca promover  a inclusão social de seus alunos, através da estimulação precoce, a partir do diagnóstico de surdez, até a educação profissional.  

Ministrada por Dr.Warth e sua esposa, a aula inaugural da Unidade de Ensino Especial foi realizada no dia 05 de setembro de 1966, nas dependências do Seminário Concórida,  situado no bairro Mont Serrat, em Porto Alegre (RS). Na época, a turma de língua de sinais contava com apenas três alunos. 

Não tardou para o corpo discente da escola crescer, e com ele, a necessidade por espaço físico, equipamentos tecnológicos e a ampliação do quadro funcional da instituição.   

Em 15 de outubro de 1970, a escola passa a se chamar  "Centro Educacional para Deficientes Auditivos" - CEDA, uma associação filantrópica que tinha como principal objetivo administrar o trabalho desenvolvido no local.

Em 29 de abril de 1984, graças as doações recebidas por associações educativas estrangeiras, como a Christoffel Blinden Mission, da Alemanha e a Mill Neck Fundation, dos EUA, a escola inaugura uma nova sede, agora localizado na Av. Dr. João Simplício Alves de Carvalho, n.º 600, no Bairro Jardim Ipiranga, em Porto Alegre. Endereço onde funciona até hoje. 

Em 1978, novas transformações. Graças às constantes  iniciativas do CEDA e da associação de pais da Unidade, a Escola é autorizado a abrir turmas de ensino fundamental. Em 1985, a escola passou a ser a única Instituição particular no Brasil a oferecer estudos completos até o 2º Grau para pessoas surdas. Não tardou para que uma pré-escola fosse aberta no local, juntamente com os primeiros cursos profissionalizantes e programas de pais e famílias. 

Nos anos que se seguiram, o CEDA tornou-se  referência na educação de surdos, recebendo alunos de todos os estados do país. Em 1996, já com o nome de Escola Especial Ulbra Concórdia, a Unidade  passa a integrar a Rede de Escolas da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Atualmente, seguimos recebendo alunos surdos diferentes regiões e classes sociais. Através de convênios com empresas particulares, órgãos públicos, Estaduais e Municipais,  conseguimos proporcionar a toda  a nossa equipe de professores e funcionários, formação na Língua Brasileira de Sinais -- Libras, código utilizado  como meio de comunicação com os alunos e e universalmente reconhecido como instrumento de acessibilidade.   

Colégio ULBRA Especial Concórdia - Av. Dr João Simplício Alves de Carvalho nº 600 - Jardim Ipiranga - 91260-360 - Porto Alegre/RS
Telefone: 51 3341.2039 · E-mail: