Escola da Inteligência

A Rede de Escolas da Ulbra está sempre em busca da inovação e da permanente qualificação do ensino oferecido aos seus alunos. É neste propósito que, a partir de 2016, a Rede implantou o programa Escola da Inteligência - Educação Socioemocional, Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal. Elaborada pelo médico psiquiatra Augusto Cury, a metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos estudantes.

Envolvendo alunos, pais e professores, o programa é desenvolvido semanalmente no currículo. Todos os estudantes recebem kits com materiais didáticos que potencializam a aprendizagem de forma significativa e prazerosa. Com o objetivo de dinamizar a sala de aula e estimular a participação dos alunos, alguns materiais são no formato multimídia, em áudio e/ou vídeo. O programa inclui a capacitação dos professores para a aplicação dos recursos disponíveis nos materiais e adaptação do mesmo para a realidade de cada escola. Já os gestores escolares e os aplicadores escolhidos nas instituições participam de capacitação para realizar um curso de pais ou responsáveis, para auxiliá-los na educação dos filhos. Uma família que participa do processo de aprendizagem do filho possibilita que este se sinta mais amparado, acolhido e amado. Por isso, no programa, é trabalhado o desenvolvimento da sintonia nas atitudes e discursos entre os pais e a escola.

As turmas da Educação Infantil de nível II, que abrange crianças de 4 anos, são as primeiras a terem o método aplicado na Rede de Escolas da Ulbra. A faixa etária foi escolhida por ser o início da vida escolar e para haver um acompanhamento mais efetivo da proposta e das famílias neste nível de ensino.

Colégio ULBRA São Pedro - Rua Antônio Penna nº 143 - Santo Antônio - 96506-565 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone: +55 51 3722.4399 · E-mail: