O que é o Exame Nacional

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) avalia os conhecimentos dos alunos de diversas Instituições de Ensino Superior através de uma prova especialmente elaborada pelo Ministério da Educação. O resultado do processo avaliativo é utilizado como um dos fatores que definem o conceito de um curso de graduação junto ao MEC. Ou seja, quanto melhor o seu desempenho, maior será a nota do seu curso superior.

Questionário do estudante
Além do teste presencial, todos os concluintes selecionados para o exame deverão preencher o questionário do estudante: um conjunto de perguntas temáticas que também são analisadas para a composição da nota dos cursos de graduação. Portanto, responda cada uma delas com atenção, pois todas são importantes durante a avaliação final.

Fique atento, o formulário eletrônico com as questões deste ano será disponibilizado no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) entre os dias 21/10 e 23/11/2014. Acesse http://portal.inep.gov.br e, no caso de dúvidas, entre em contato com a coordenação do seu curso.

Ministério da Educação
Tanto a prova quanto o questionário são elaborados pelo MEC e definem os critérios dos alunos que farão a prova. É também de responsabilidade do Ministério da Educação a escolha do local e da data da realização do exame.

Atenção! Atenção! Quem não estiver regularizado com o ENADE não poderá colar grau, sendo esta outra exigência do Ministério. Para saber como calcular o conceito do seu curso, acesse http://portal.inep.gov.br/notas-tecnicas e saiba detalhes sobre a composição de conceitos do exame.

Manual do ENADE 2014/2. Acesse aqui.

Quem deve participar

Ingressantes: 
Estudantes que tenham iniciado o respectivo curso com matrícula no ano de 2014 e que tenham concluído até 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo da graduação até o término do período previsto na Portaria Normativa;

Concluintes: 
» Alunos com expectativa de conclusão de curso para 2014/2 e 2015/1.

» Estudantes de cursos de bacharelado, licenciatura ou superiores de tecnologia que, até o término do período de inscrições, tenham completado mais de 80% (75% no caso dos CSTs) de suas cargas-horárias curriculares.

Quem está dispensado do ENADE

Estão habilitados ao ENADE 2014 todos os universitários do primeiro ano (ingressantes) e do último (concluintes) das áreas e cursos a serem avaliados pelo exame. No entanto, somente os acadêmicos concluintes participarão da prova. Também serão dispensados os alunos que colarem grau até o dia 31/08 e os estudantes matriculados que, durante a data do Exame, estiverem cursando atividades curriculares fora do Brasil em instituição conveniada com sua Universidade.

Conferência de dados de Inscritos Regulares

Uma vez divulgada a relação de alunos selecionados, os inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes terão de 12 a 29.08 para acessar o site do Inep, conferir seus dados e, caso necessário, solicitar à Instituição de ensino a retificação de alguma informação equivocada.

A consulta pública, aberta pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, está prevista na Portaria Normativa nº 6, de 27 de março de 2012, que regulamenta a aplicação do exame.

Dia e local da prova

Dia: 23 de novembro de 2014
Horário: 13h (horário de Brasília)


Local: A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Aluno será precedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante. O não preenchimento deste implicará em situação de irregularidade junto ao ENADE.

Horário: A prova deve começar pontualmente às 13h. O tempo mínimo para a sua realização é de uma hora, estudantes que abandonarem suas salas antes deste período também estarão irregulares.

Saiba por que o ENADE é Tudo

Dicas de quem entende



Qual a importância do ENADE para o aluno

Cada vez mais o conceito dos cursos vem ganhando importância. Um curso bem conceituado motiva os alunos a melhorarem cada vez mais, valoriza o diploma de quem está se formando e pode inclusive auxiliar na hora de obter um emprego na sua área. Afinal, qual empresa não quer um profissional que se formou em um curso qualificado? 
Por isso, o ENADE é tudo não só para você, mas também para seus colegas, para o seu curso e principalmente para seu futuro profissional.


O seu desempenho é fundamental para alcançarmos a o conceito máximo do MEC. Faça a prova do com cuidado e concentração, e vamos juntos rumo à nota 5!

Para saber mais sobre a prova

» Portaria Normativa

Cursos avaliados no ENADE 2014

Sul