Extensão & Assuntos Comunitários

Acesse aqui os cursos e eventos de Extensão

Veja a lista completa de cursos e eventos!








Extensão na Web

   

Horário de Atendimento da Extensão: de segunda a sexta-feira, manhã, tarde e noite(das 9h às 21h) e aos sábados das (das 8h às 13h).

  • A-
  • A+

Reitoria representa ULBRA na Mostra Internacional em Canela

publicado em:18/05/2012 15:24:32


Ops.. A foto não carregou.

Dentro da programação da Semana do Bebê de Canela, acontece na Universidade de Caxias do Sul – Núcleo de Canela, a I Mostra Internacional das Semanas do Bebê, um evento promovido pela UNICEF em parceria com a Prefeitura de Canela, RS. A abertura oficial do evento, na quarta-feira, 16.05, iniciou com apresentação do Grupo Vocal Só Elas e em seguida o pronunciamento de autoridades.

O secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, que representou o governador Tarso Genro, ressaltou o caráter pioneiro do município de Canela em promover, há treze anos, a Semana do Bebê, atividade que desde 2009 faz parte do calendário oficial da cidade. "Canela iniciou uma caminhada que inspirou e estimulou outros municípios do Brasil e também cidades da Argentina, Uruguai e Portugal, a realizarem atividades de mobilização da comunidade em defesa dos direitos e da saúde dos bebês e das crianças, com resultados muito positivos", disse.

Liriam Meneguel, coordenadora do Curso de Tecnologia em Eventos, representando o Reitor da Universidade de Caxias do Sul, Izidoro Zorzi, e a diretora do Núcleo de Canela, Ana Lídia Bisol, falou que o evento vai render muitos frutos, informando também que a UCS, neste ano em que completa 45 anos, tem nove campus, dois núcleos, 35 mil alunos e 1500 professores. “Sediando este evento sabemos que estamos cumprindo com a nossa finalidade de mobilizar as comunidades”, ponderou.

O vice-reitor da Universidade Luterana do Brasil, Valter Kuchenbecker (foto), destacou a honra em participar da abertura da mostra internacional porque via na pessoa do professor Salvador Célia, ex-professor da ULBRA, um dos idealizadores do evento, um amigo pessoal, e que Salvador sonhava que o evento rompesse ao barreiras de Canela, do Rio Grande do Sul e do Brasil. “Para a ULBRA, que está sempre presente na Semana do Bebê desde sua criação, é motivo de orgulho saber que e evento já acontece em diversas cidades brasileira, na Argentina e Portugal. A ULBRA continuará parceira no evento, com o seminário internacional e as oficinas com os alunos que interagem com estudantes, pais e bebês”, disse.

Ricardo Paes de Barros, subsecretário de Ações Estratégicas – Presidência da República, destacou o Programa Brasil Carinhoso, lançado na segunda-feira, 14, pela presidenta Dilma Rousseff, que visa tirar da miséria crianças até 6 anos, cuja renda familiar per capita seja inferior a R$ 70. O programa terá três eixos: reforço da renda familiar, por meio do Bolsa Família, acesso à creches e ampliação da cobertura de saúde. De acordo com Barros, o programa será a mais importante ação de combate à pobreza absoluta na primeira infância no país.

O patrono da Semana do Bebê 2012, Odon Cavalcanti, comentou que os bebês de Canela estão muito felizes, a cidade está toda decorada, durante o evento serão apresentadas 97 oficinas e conferências. “Há 13 anos o evento faz a alegria dos bebês e da comunidade, é uma paternidade da ULBRA e da Prefeitura de Canela”, falou. “A participação da Unicef, que valoriza a prática de Canela com os cuidados com a primeira infância, disseminou a ação para mais de 400 municípios do país e isso é um motivo de orgulho e que, com certeza, deixa os bebês ainda mais felizes”, finalizou.

A vice-prefeita e coordenadora geral do evento, Lesli Serres de Oliveira, contou que “nosso objetivo é atingir todas as camadas sociais, principalmente aquelas que precisam de maior orientação”. Para tanto, a programação é aprimorada anualmente, com oficinas e palestras que abrangem as áreas de saúde e educação. Além de alertar a população para os cuidados necessários nos primeiros meses de vida do bebê, o evento objetiva discutir outros assuntos relevantes, bem como criar canais de comunicação que divulguem a importância da infância por um mundo de paz. Para que a ideia tenha continuidade, a Lei nº 70, de 26 de agosto de 2009, instituiu a Semana do Bebê de Canela, com início sempre no Dia das Mães.

Cristina Albuquerque, da Unicef, destacou que não foi fácil selecionar os 16 trabalhos que serão apresentados durante a mostra. Foram 80 municípios de várias regiões do País inscritos. Cada trabalho foi analisado por um grupo formado por três avaliadores representando o UNICEF e organizações parceiras.

Os municípios que apresentam suas experiências na Mostra são: Abaetetuba – PA, Acarau – CE, Acopiara – CE, Bela Cruz – CE, Campina Grande – PB, Codó – MA, Itupeva – SP, Juina – MT, Major Sales – RN, Malacacheta – MG, Morros – MA, Nova Mutum – MT, Oriximiná – PA, Pacajus – CE, Santa Bárbara do Pará – PA, Santiago – RS.

O presidente do Lions Clube de Canela, Geraldo Hoff de Andrade, destacou as ações que o clube realiza na cidade e o trabalho desenvolvido dentro da Semana do Bebê, como o concurso de vitrines. Para finalizar, Cristina Albuquerque, do UNICEF Brasil , e Vital Didonet, da Rede Nacional da Primeira , lançaram o “Guia para a Elaboração de Planos Municipais pela Primeira Infância”.

Além da apresentação das 16 experiências municipais, a programação da Mostra Internacional conta com conferências, mesas redondas, atividades culturais e artísticas. O evento, que segue até 18 de maio, também tem participação de representantes de Portugal, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado Ceará (que apresenta a experiência realizada em presídio feminino), e das cidades do Rio de Janeiro e Castanhal, no Pará. O objetivo da Mostra é promover a troca de experiências entre países, Estados e municípios brasileiros, e discutir as formas mais efetivas de fazer com que a Semana do Bebê contribua com a garantia dos direitos de mães, gestantes e crianças de até 6 anos de idade.

A I Mostra Internacional das Semanas do Bebê é uma iniciativa do UNICEF e da Prefeitura Municipal de Canela, com o apoio da Procter & Gamble, da Rio Grande Energia (RGE), do Itaú, da Ulbra e da UCS.

Confira o discurso do vice-reitor Valter Kuckenbecker:

Saudação a todos!
Saúdo especialmente.....
•      Constantino Orsolin - Prefeito Municipal de Canela
•      Alexandre Postal - Presidente da Assembleia do Rio Grande do Sul
•      Ricardo Paes de Barros – Subsecretário de Ações Estratégicas - Presidência da República
•      Ciro Simoni - Secretário de Estado de Saúde
•      Isidoro Zorzi - Reitor da Universidade  Caxias do Sul
•      Cristina Albuquerque - UNICEF Brasil
•      Lesli Oliveira - Vice-Prefeita de Canela e Coordenadora da 13ª Semana do Bebê de Canela.
•      Vital Didonet - Rede Nacional pela Primeira Infância
•      Odon Cavalcanti – Patrono da 13ª Semana do Bebê de Canela

É uma honra participar da abertura da I MOSTRA INTERNACIONAL DAS SEMANAS DO BEBÊ, especialmente por que tinha no prof. Salvador Célia, idealizador da Semana do Bebê um amigo pessoal. Ver essa mostra me faz refletir o quão grande foi o trabalho dele, que já rompeu as fronteiras de Canela, do Rio Grande do Sul e do Brasil. Temos, agora, a Semana do Bebê em outros municípios do Rio Grande do Sul e em outros estados do Brasil. Além disso, já foram realizadas Semanas do Bebê na Argentina, no Uruguai e em Portugal. Para a Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, que esteve presente desde a concepção deste projeto é motivo de grande orgulho.
Sinto-me profundamente emocionado, também, pois, acompanhando a paixão com o que o Professor Salvador falava de sua ideia de organizar uma Semana do Bebê, tive o privilégio de ser um dos primeiros apoiadores quando, na época, ocupava o cargo de Diretor e Editor da Universidade, e em reuniões discutíamos a confecção do material e a divulgação do evento. E, desde lá, e já fazem 13 anos, a ULBRA continua e continuará apoiando a Semana do Bebê, além de realizar o Seminário Internacional e Oficinas para pais e educadores.
É com prazer e orgulho, portanto, que eu estou aqui, neste momento, prestando um tributo à memória de Salvador Célia, e, ao mesmo tempo, trazendo uma mensagem de agradecimento, do reitor da ULBRA, Prof. Dr. Marcos Fernando Ziemer, ao Patrono da Semana do Bebê, Prof. Odon Frederico Cavalcanti Carneiro Monteiro, professor da ULBRA e parceiro do Prof. Dr. Salvador Célia na criação e idealização da Semana do Bebê.
Finalmente, deixo registrado meus parabéns à Prefeitura Municipal de Canela e a sua Câmara de Vereadores, por terem criado a Lei Municipal no. 2.906/09 que institui a Semana do Bebê de Canela. Espero que esse belo exemplo seja seguido por outras prefeituras e Câmaras de Vereadores, que compreendam, como Canela, que para que tenhamos gerações que saibam amar é preciso termos bebês saudáveis e felizes.

Muito obrigado!



Programação de sexta-feira

Local: Universidade de Caxias do Sul – Núcleo Canela

 

09:00 – 10:30 Mesa Redonda: O trabalho intersetorial na Política pelo desenvolvimento da Primeira Infância

Palestrantes: Rita Coelho (COEI/MEC); Paulo Bonilha (Rede Cegonha/MS)

Moderadora: Vital Didonet (RNPI)

10:30 – 12:00 Mesa Redonda: Políticas Públicas para os adolescentes

Palestrantes: Thereza de Lamare (ASAJ/DAPES/SAS/MS); Marluce Fagundes (Secretária Municipal de Educação de Canela); Marta Klumb (Coordenadora do PSE/MEC)

Moderadora: Sandra Fagundes (PIM,DAS/RS)

12:00 – 14:00 Almoço

14:00 – 15:00 Apresentação das Experiências das Semanas do Bebê

Sala 1 Acaraú – CE

Campina Grande – PB

Sala 2 Itupeva – SP

Juína – MT

15:00 – 15:30 Anúncio do local da II Mostra 2014 e encerramento

16:00 – 18:00 Passeio com lanche no Caracol e outros pontos turísticos
 

Foto: Manuela Teixeira-Prefeitura de Canela




* - Campos obrigatórios.
Pró-reitoria de
Extensão e Assuntos Comunitários
Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários
Av. Farroupilha, 8001 · Prédio 6, Sala 118
Bairro São José · Canoas/RS · Cep 92425-900
Fone/Fax: (51) 3477.9103
E-mail: extensaoecultura@ulbra.br | secextensao@ulbra.br