Fisioterapia




Livro lançado aborda a obra de Salvador Célia

publicado em: 20/05/2013 15:14:17


Ops.. A foto não carregou.

O curso de Medicina da ULBRA Canoas, em parceria com a Prefeitura de Canela, realizou de 12 a 19.05 a 14ª Semana do Bebê, tendo como tema O que o Bebê quer? O encontro reuniu profissionais das áreas da Saúde e Educação em oficinas, palestras e mesas-redondas. Na sexta-feira, 17.05, ocorreu o evento de abertura do 14º Seminário Internacional e 5º Fórum Parlamentar, onde foi lançado o livro A Obra de Salvador Célia – Utopia, Empatia e Saúde Mental da Criança, de autoria de Celso Gutfreind, Isabel Célia, Norma Beck e Victor Guerra. O livro é uma compilação do trabalho do ex-professor do curso de Medicina, já falecido, Salvador Célia, idealizador da Semana do Bebê.

O prefeito de Canela, Cléo Port, destacou a importância do encontro para a cidade e agradeceu às entidades parceiras. “O projeto iniciado em Canela já é exemplo para mais de 400 cidades brasileiras através do Unicef”, ressaltou.

A professora do curso de Medicina, Carmen Nudelmann, uma das organizadoras da Semana do Bebê, lembrou que a proposta é alertar para a importância dos cuidados na primeira infância para a formação do cidadão.

O pró-reitor adjunto de Extensão e Assuntos Comunitários da ULBRA, Valter Kuchenbecker, lembrou que a Semana do Bebê é um projeto de extensão do curso de Medicina da ULBRA. Ao longo de 10 anos, a proposta foi observada por órgãos como o Unicef e, desde o ano passado a Semana do Bebê é um evento apoiado pela Organização. “Nos orgulha mostrar nossas pesquisas e compartilhar conhecimento com a comunidade. A ULBRA quer cada vez mais apoiar este tipo de iniciativa dos professores e alunos”, afirmou Kuchenbecker.  

Também participaram da cerimônia de abertura do Seminário Internacional a vice-prefeita de Canela, Carmen Seibt, o presidente da Câmara de Vereadores, representantes de entidades do município e cidades da região.

A Obra de Salvador Célia

O livro lançado durante a abertura do Seminário Internacional é uma compilação do trabalho do professor Salvador Célia, organizado pelos professores Celso Gutfreind, Isabel Célia, Norma Beck e Victor Guerra. De acordo com Norma, a obra servirá como um guia para os estudantes da área da saúde, pois reúne pesquisas referentes ao cuidado com crianças de até três anos de idade.








 





 











Celso Gutfreind Escritor e médico. Tem especialização em Psiquiatria Infantil e mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Paris 13. Realizou pós-doutorado em Psiquiatria da Infância na Universidade Paris 6. Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre, atualmente é professor de Psiquiatria na Fundação Universitária Mário Martins e professor convidado nos cursos de Psicologia da Unisinos e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professor da ULBRA.

Isabel Leite Celia Psicóloga. Esposa de Salvador Celia, com ele compartilhou a vida durante 44 anos, estabelecendo uma parceria de amor, carinho e extrema amizade. Esteve presente em todos os momentos importantes de sua vida. Na convivência diária, teve a oportunidade de testemunhar a pessoa e o grande ser humano que ele foi.

Norma Beck Psicóloga. Atua na Comunidade Terapêutica Leo Kannner, da Clínica Pais Bebês do Instituto Leo Kanner, área comunitária. É sócia efetiva e membro da Diretoria da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul (SPRGS).

Victor Guerra Psicólogo. Psicanalista da Asociacion Psicoanalitica del Uruguay e coordenador de cursos de formação sobre Subjetivação do Bebê e Consultas Terapêuticas, em Montevidéu e Porto Alegre. É professor convidado das Universidades UDELAR (Uruguai), Paris V (França), Lumiere II, Lyon (França), Aix en Provence (França), Alberto Hurtado (Chile) e Diego Portales (Chile).



Participaram dos encontros da Semana do Bebê professores e alunos dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Psicologia, Odontologia, Fonoaudiologia e Enfermagem 

Fonte: http://www.ulbra.br/fisioterapia/noticia/4253/livro-lancado-aborda-a-obra-de-salvador-celia/
ULBRA - Universidade Luterana do Brasil - www.ulbra.br
Formação Específica em
Fisioterapia
Campus Canoas
Av. Farroupilha, 8001 · Prédio 01, Sala 22
Bairro São José · Canoas/RS · Cep 92425-900
Fone: (51) 3477.9237 · Fax: (51) 3477.1313
E-mail: fisioterapia.canoas@ulbra.br