Geografia




Inscrições abertas para viagem de estudo

publicado em: 27/11/2012 17:42:11


Trocar experiências, conhecer outras culturas, aprimorar a proficiência em língua estrangeira, vivenciar o cotidiano, a formação acadêmica em outro país e promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira. Os motivos são vários e a oportunidade para pô-los em prática ocorre através do Programa Ciência Sem Fronteiras. As inscrições já estão abertas e traz novidades: a participação de licenciandos e a concessão de bolsas para a modalidade.

Geografia, Física, Química e Matemática são os quatro cursos de licenciatura que têm vagas para intercâmbio, a partir desta edição do programa do Governo Federal. Quinze países, entre eles a Hungria, a Holanda, a Alemanha, o Japão, a Austrália e a Coréia do Sul, poderão receber estudantes de graduação. Também é a primeira vez que o governo federal concede bolsas para este nicho. São 75 mil benefícios a serem concedidos em quatro anos. As inscrições vão até o dia 14/01 do próximo ano, mas o candidato precisa seguir alguns passos antes de efetivá-la.

Os alunos da ULBRA que queiram participar devem escolher o país de destino, ler o edital e fazer a inscrição para a chamada em questão. Também precisará verificar se o seu curso de graduação está contemplado no programa. Não pode esquecer de providenciar o teste de proficiência no idioma solicitado em edital, com exceção de Portugal. Só depois, o candidato preenche a ficha de inscrição, anexa o histórico escolar da graduação e envia o material por email, até o dia 10/01, para o endereço da diretora de Pesquisa, professora Ana Maria Pujol: anapujol@ulbra.br. Somente após receber um e-mail com a confirmação da seleção e indicação da Universidade, o acadêmico deverá fazer a sua inscrição no site: htpp://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao1.

Será aceita uma única inscrição por candidato e para uma única Chamada (país) e de acordo com a sua área do conhecimento.  Todo aluno poderá se inscrever se preenchidos os requisitos mínimos informados nos editais. Porém, a preferência será para aqueles com mérito acadêmico, que realize curso dentro das áreas contempladas e que domine o idioma exigido.

Mais informações em http://www.ulbra.br/pesquisa/ciencia-sem-fronteiras ou http://www.ulbra.br/relacoes-internacionais/

Fonte: http://www.ulbra.br/geografia/noticia/3654/inscricoes-abertas-para-viagem-de-estudo/
ULBRA - Universidade Luterana do Brasil - www.ulbra.br
Licenciatura e Bacharelado
em Geografia
Campus Canoas
Av. Farroupilha, 8001 · Prédio 11, sala 21
Bairro São José · Canoas/RS · Cep 92425-900
Fone: (51) 3477.9101 · Fax: (51) 3477.1313
E-mail: geografia.canoas@ulbra.br