Gestão de Segurança Privada




Corpo Docente


Áureo Luiz Figueiredo Martins

Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979), pós-graduação em Planejamento Governamental pela Faculdade São Judas Tadeu e Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (1980) e pós-graduação em Consultoria Empresarial pelo CEPEME/SUDENE/Recife/PE (1982). Foi servidor da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos de 1972 a 1989. Possui mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2002 a 2004). É professor assistente da Universidade Luterana do Brasil, em Canoas, desde 1989. Possui curso de Formação de Perito Criminalístico e engenheiro pela Academia da Polícia Civil do RS (1989). Foi perito criminalístico e engenheiro do Departamento de Criminalística do Instituto-Geral de Perícias da Secretaria da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul de 1989 a 2010; diretor administrativo na implantação do Instituto-Geral de Perícias na SSP/RS, no período de 1997 a 1998; diretor-geral do Instituto-Geral de Perícias/SSP/RS no período de 2003 a 2010; presidente do Conselho Nacional dos Dirigentes-Gerais de Órgãos Períciais Forenses no período de 2004 a 2007. Tem experiência em administração pública, execução e elaboração de provas para concursos públicos, experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Perícia Criminal, Perícia Oficial Forense e Segurança Pública, experiência em temas como: licitação, materiais e patrimônio, contratos administrativos. Também coordenou a implantação do Projeto da Carteira de Identidade Digital no DI/IGP/SSP/RS, do Projeto de Implantação do Laboratório de Genética Forense no Laboratório de Períicas do IGP/SSP/RS e participou da implantação do Bando de Dados da SSP/RS denominado Consultas Integradas. Atualmente é professor da ULBRA com sede em Canoas/RS.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0489674413842095

Dalva Veronica Mendonça Santana

Mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil e professora do curso de Tecnologia em Logística e Administração. Consultora da DVS - Consultoria especializada em logística e logística reversa, empresa que atua desde 2001 em auditorias, treinamentos e cursos de gestão e logística. Professora convidada da FTEC no curso de MBA de Gestão Empreendora e palestrante em eventos regionais e nacionais. Parecerista de alguns periódicos e eventos e revisora da RACE - UNOESC. Contribui com artigos e colunas para alguns jornais e revistas, tais como: INTELOG, Coluna Gestão da cidade de Sinop e Sorriso/MT, Caderno de Logística do Jornal do Comércio.
Currículo lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756873P6

Edgar Roberto Kirchof

Graduado em Letras - Português/Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995), graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1998), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), tendo realizado pós-doutorado na área da Biossemiótica na Universidade de Kassel, Alemanha. Atualmente é coordenador do curso de Letras e professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando, como docente e pesquisador, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e, como docente, no curso de Letras. Tem experiência na área de Letras e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da literatura, estudos culturais, semiótica e estética.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5752128941340564

Jorge Trindade

Graduado em Direito e Psicologia, pós-doutorado em Psicologia Forense e do Testemunho na Universidade Fernando Pessoa (Porto/Portugal). Livre-docente em Psicologia Jurídica, doutor em Ciências Sociais pela Universidade Técnica de Lisboa, doutor (PhD) em Psicologia, mestre em Desenvolvimento Comunitário, procurador de Justiça (inativo) e premiado - Prêmio Henrique Bertaso (1994). Atualmente é presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia Jurídica (SBPJ). Autor de diversas obras, dentre elas: Manual de Psicologia Jurídica para Operadores do Direito (6ª ed.); Pedofilia: aspectos psicológicos e penais (2ª ed.); Delinquência Juvenil: uma abordagem transdisciplinar (3ª ed.); Psicopatia: a máscara da Justiça; Psicologia Judiciária para a Carreira da Magistratura (2ª ed.). Possui interesse em análise de jurados e testemunhos, inimputabilidade penal, bullying, e temas de criminologia e vitimologia.

Marcelo Cabeda

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina é  Oceanógrafo pela Fundação Universidade de Rio Grande. Entre estas duas formações trabalhou cinco anos para o Governo Federal em Fernando de Noronha, onde também se especializou em Educação através do Projeto Esmeralda, promovido pela Universidade Federal de Pernambuco. Premiado pelo Governo Suíço estudou dois anos de especialização em Gestão Ambiental na Escola Politécnica de Lausanne e um ano como trainee na Ciba Geigy (atual Novartis) em Schweizerhalle, Suíça. Ingressou e atuou por outros cinco anos como gerente corporativo da Indústria Ciba Geigy em São Paulo, capital. Atualmente é professor universitário, pesquisador independente na área da Educação Online Colaborativa vinculado à Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED como membro do Conselho de Ética 2008-2011 e Empreendedor em Educação. Tem ampla experiência nacional e internacional nas áreas de: Ecologia Aplicada, Ecologia Industrial, Meio Ambiente na Indústria, Estudos de Impacto Ambiental, Abordagem da Qualidade, MASP-PDCA, Abordagem Sistêmica e Balanced Scorecard, BSC. Atua como orientador e consultor em Gestão Sistêmica (ênfase BSC), Gestão da Qualidade (ISO 9001) e Gestão Ambiental, (ISO 14001), Educação para Empreender (Modelo ONU) e Gestão da Inovação (Modelo Redes Colaborativas).
Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709175T1

Nestor Alberto Rancich Filho

Graduado em Engenharia Mecânica (UFRGS- 1971), pós-graduado em Pedagogia ( ULBRA – 1983) e doutorado em Administração e Ciências Empresariais (Universidade de Leon, na Espanha – 2002). Trabalhou nas empresas VARIG (1969-1973), Grupo Gerdau (1974-1976) e Aeromot (1976-2005), todas localizadas na cidade de Porto Alegre, RS. É professor da ULBRA desde 1981 atuando sempre em disciplinas do curso de Administração e Logística nas áreas de Estratégias, Finanças e Logística. Exerce atualmente a coordenação dos cursos tecnológicos em Logística, Transporte Terrestre e Segurança Privada da ULBRA Canoas, RS. Além da docência, é consultor de pequenas e médias empresas nas áreas de seu conhecimento, de sua formação acadêmica e experiência profissional.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8972304881832281

Paulo Gerhard Pietzsch

Possui bacharelado em Teologia - Seminário Concórdia (1987) e mestrado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2002) e doutorado em Teologia pela mesma instituição (2008). Tem formação e experiência docente em Liturgia, Culto Cristão; Teologia dos Sacramentos, Teologia e Prática da Ação Social, Metodologia do Ensino Religioso, Movimento Ecumênico, Cultura Religiosa, além de formação e experiência em Regência Coral.
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3040972750517741

Paula Maines da Silva

Possui graduação em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), especialização em Marketing pela Universidade Luterana do Brasil (2005) e está cursando mestrado em Administração na Unisinos (2009). Atualmente é coordenadora dos Cursos de Graduação Tecnológica em Gestão Comercial, Marketing e Processos Gerenciais na ULBRA em Canoas.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6872821580502910

Rodrigo Von Mengden Tomasi

Mestre em Administração de Empresas pela EA / UFRGS, possui MBA em Planejamento e Gestão de Destinos Turísticos na Universidad Autonoma de Barcelona, área na qual é especialista por esta mesma universidade. Com graduação em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul é sócio fundador da Cooperativa de Formação e Desenvolvimento do Produto Turístico Ltda. - COODESTUR, e atua como professor assistente na Universidade Luterana do Brasil, desde 2004, onde atualmente é coordenador adjunto de atividades dos Cursos Tecnológicos em Gestão Comercial, Marketing e Processos Gerenciais. Tem experiência na área de Gestão Empresarial, com ênfase em Planejamento Estratégico e Gestão de Processos e também atua como consultor no setor público e privado e como palestrante. Foi secretário de Turismo de Praia Grande - SC e atualmente é proprietário de uma empresa participante do PRIME financiado pela FINEP.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3883095205159000

Simone Soares Echeveste

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e mestrado em Administração - ênfase Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de pesquisa mercadológica e assessoria estatística, sua atual linha de pesquisa e publicações é na área de Educação Estatística.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9500539054666071

Valesca Persh Reichelt

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2001) e Stockholm School of Economics. Concluiu doutorado em Administração de Empresas, área de concentração Mercadológica, pela Fundação Getúlio Vargas - SP em 2007. Atualmente é coordenadora do curso de Administração da Universidade Luterana do Brasil, além de professora visitante no pós-graduação da UCS - Universidade de Caxias do Sul, do IBGEN - Instituto Brasileiro de Gestão e Negócios, da FSG - Faculdade da Serra Gaúcha e do SENAC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing de Relacionamento, atuando principalmente nos seguintes temas: plano de negócios, marketing, comunicação, vendas e administração de empresas.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1636965108387193

Wilson Antonio Steinmetz

É mestre e doutor em Direito (2000) pela Universidade Federal do Paraná; especialista em Filosofia e licenciado em Filosofia (1988) pela Universidade de Caxias do Sul. É docente do curso de Direito da ULBRA Canoas e docente do Programa de Mestrado em Direito da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência em Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos fundamentais, princípio da proporcionalidade, interpretação constitucional, teorias da Constituição, teoria constitucional do Estado e Constituição e meio ambiente. Interessa-se também por outras disciplinas do Direito do Estado e por Teoria do Direito. É membro do Conselho Editorial e parecerista da revista Direitos Fundamentais & Justiça (PUCRS, ISSN 1982-1921), da Revista Ajuris (ISSN 1679-1363) e da Revista Espaço Jurídico (UNOESC, ISSN 2179-7943); parecerista da Revista Sequência: Estudos Jurídicos e Políticos (UFSC, ISSN 0101-9562).
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4342137734540487

Graduação em
Gestão de Segurança Privada
Campus Canoas
Av. Farroupilha, 8001 · Prédio 06, sala 24
Bairro São José · Canoas/RS · Cep 92425-900
Fone: (51) 3477.4000 ramal 2212 · Fax: (51) 3477.1313
E-mail: cstsegpriv.canoas@ulbra.br