Página Inicial » Extensão » Projetos Comunitários » Centro de Estimulação Infantil Inclusivo

Centro de Estimulação Infantil Inclusivo

A estimulação do desenvolvimento global de crianças através de jogos psicomotores nos primeiros anos de vida é essencial para estabelecer conexões nervosas e plasticidade neural para crianças com ou sem deficiência. As crianças com deficiência necessitam estimulações mais específicas por ter o Sistema Nervoso Central muitas vezes com comprometimento. O presente projeto propõe Centro de Estimulação Infantil Inclusivo para Crianças com Deficiência (CEII: crianças com deficiência). O Centro oferecerá aulas de estimulação através de atividades recreativas. As estratégias do programa deverão privilegiar a diversão através das atividades recreativas, porém tendo como premissa o desenvolvimento de crianças com deficiência mais dinâmicas corporalmente e tendo a possibilidade de uma vida mais ativa e saudável fisicamente.

A faixa etária beneficiada é dos 2 aos 7 anos. Este período, segundo autores, é rico de possibilidades de estímulos para o desenvolvimento da plasticidade neural (GALLAHUE; OZMUN, 2001). A especificidade do CEII é oferecer dois programas de atividades de estimulação recreativas. Os critérios de elegibilidade das crianças atendidas são ter deficiência, estar entre as idades 2 a 6 anos, serem provenientes de associações de pessoas com deficiência como

Apaes ou entidades que atendam crianças carentes com deficiência.

  • 1ª turma, 14h30min - 16h: Espectro Autista.
  • 2ª turma, 16h - 17h30min: Síndrome de Down, Deficiência Física e Deficiência Visual e sem deficiência.

As crianças serão atendidas e acompanhadas com foco no desenvolvimento de habilidades motoras, entretanto num ambiente de estímulos de desenvolvimento emocional, social e cognitivo.

ULBRA Gravataí - Avenida Itacolomi, nº 3.600 Bairro São Vicente · CEP 94.155-052 · Gravataí/RS
Telefone: (51) 3431-7677 · E-mail: