Página Inicial » Graduação » Geografia (EAD) » Coordenação e Corpo Docente

Coordenação e Corpo Docente

  • Coordenação do Curso

    Rafael Lacerda Martins

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7154902396000406

    Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é doutorando do curso de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena e leciona nos cursos de Geografia presencial e EAD da Universidade Luterana do Brasil, campus Canoas. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia regional, geoprocessamento, ensino de geografia, ciências humanas e educação.

  • Coordenação Adjunta

    Jussara Alves Pinheiro Sommer

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4342692596958448

    Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Gradução em Geografia na UFRGS ( 2013), possui mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil (2003). Atualmente é professora no curso de gradução em Geografia na ULBRA-Canoas, também atua nos cursos de pós graduação especialização em Educação Ambiental: Geografia e Cultura e no curso de Gerenciamento Ambiental.Possui experiência na área de Geociências, ênfase em Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: sensoriamento remoto, diagnostico ambiental, educação ambiental, geoprocessamento, ensino e aprendizagem . Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no curso de Geografia.

  • Núcleo Docente Estruturante

    Heloisa Gaudie Ley Lindau

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5285221106348139

    Licenciada e bacharel em Geografia pela UFRGS. Doutora em Geografia/UFRGS. - See more at: http://www.ulbra.br/geografia/corpo-docente/#sthash.Ltx3e75w.dpuf

    Jussara Alves Pinheiro Sommer

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4342692596958448

    Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Gradução em Geografia na UFRGS ( 2013), possui mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil (2003). Atualmente é professora no curso de gradução em Geografia na ULBRA-Canoas, também atua nos cursos de pós graduação especialização em Educação Ambiental: Geografia e Cultura e no curso de Gerenciamento Ambiental.Possui experiência na área de Geociências, ênfase em Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: sensoriamento remoto, diagnostico ambiental, educação ambiental, geoprocessamento, ensino e aprendizagem . Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no curso de Geografia.

    Orlando Albani de Carvalho

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2691361945948780

    Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e pós-graduação (Mestrado) pela mesma universidade, onde dissertou sobre a implantação de hidrelétricas no rio Uruguai. Tem experiência na área de ensino de Geografia (graduação) nas disciplinas de Geografia Economica e Geografia Humana e Econômica. Desde de 2000 também atua como professor nas redes de ensino público e privado no Rio Grande do Sul. Atualmente atua como professor-adjunto do Curso de Geografia na ULBRA/RS (Universidade Luterana do Brasil).

    Rafael Lacerda Martins

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7154902396000406

    Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é doutorando do curso de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena e leciona nos cursos de Geografia presencial e EAD da Universidade Luterana do Brasil, campus Canoas. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia regional, geoprocessamento, ensino de geografia, ciências humanas e educação.

    Rodrigo Lemos Simões

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0834036875934880

    Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995), Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Professor Adjunto e Coordenador do Curso de Licenciatura em História da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de História e educação, com ênfase em teoria, pesquisa e ensino de história, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias da História, ensino de história, memória e educação patrimonial, confluências entre a História e a Literatura, formação de professores e identidade docente.

  • Conselho do Curso

    Heloisa Gaudie Ley Lindau

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5285221106348139

    Licenciada e bacharel em Geografia pela UFRGS. Doutora em Geografia/UFRGS. - See more at: http://www.ulbra.br/geografia/corpo-docente/#sthash.Ltx3e75w.dpuf

    Jussara Alves Pinheiro Sommer

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4342692596958448

    Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Gradução em Geografia na UFRGS ( 2013), possui mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil (2003). Atualmente é professora no curso de gradução em Geografia na ULBRA-Canoas, também atua nos cursos de pós graduação especialização em Educação Ambiental: Geografia e Cultura e no curso de Gerenciamento Ambiental.Possui experiência na área de Geociências, ênfase em Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: sensoriamento remoto, diagnostico ambiental, educação ambiental, geoprocessamento, ensino e aprendizagem . Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no curso de Geografia.

    Orlando Albani de Carvalho

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2691361945948780

    Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e pós-graduação (Mestrado) pela mesma universidade, onde dissertou sobre a implantação de hidrelétricas no rio Uruguai. Tem experiência na área de ensino de Geografia (graduação) nas disciplinas de Geografia Economica e Geografia Humana e Econômica. Desde de 2000 também atua como professor nas redes de ensino público e privado no Rio Grande do Sul. Atualmente atua como professor-adjunto do Curso de Geografia na ULBRA/RS (Universidade Luterana do Brasil).

    Rafael Lacerda Martins

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7154902396000406

    Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é doutorando do curso de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena e leciona nos cursos de Geografia presencial e EAD da Universidade Luterana do Brasil, campus Canoas. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia regional, geoprocessamento, ensino de geografia, ciências humanas e educação.

    Rodrigo Lemos Simões

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0834036875934880

    Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995), Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Professor Adjunto e Coordenador do Curso de Licenciatura em História da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de História e educação, com ênfase em teoria, pesquisa e ensino de história, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias da História, ensino de história, memória e educação patrimonial, confluências entre a História e a Literatura, formação de professores e identidade docente.

  • Docentes

    Caren Bühler

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1183685243471191

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em administração educacional e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, gestão democrática, coordenador, formação de professores, escola básica.

    Carlos Augusto Falcão Filho

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6636836360877348

    Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Luterana do Brasil (2005), Especialização em Literatura Brasileira pela PUCRS (2007), Especialização em EAD pelo SENAC (2008) e Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2010). Atualmente é professor da Universidade Luterana do Brasil. É escritor. Seu primeiro romance foi publicado em 2012 com o título Protetores pela Editora Underworld. Já publicou mais de vinte contos em diversas antologias, é editor da Argonautas Editora e um dos idealizadores do evento Odisseia de Literatura Fantástica de Porto Alegre. Publicou o livro de contos Mausoléu em 2013, no mesmo ano atuou pela segunda vez como curador na Feira do Livro de Porto Alegre com o evento "Tu Frankenstein 2".

    Cosme Luiz Chinazzo

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7376109829591870

    Possui graduação em FILOSOFIA pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - FAFINC - Viamão/RS. Pós-graduação: ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL, - LATO SENSU (nível: especialização), pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras FAPA. MESTRADO EM EDUCAÇÃO pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil/Canoas/RS, atuando na docência da graduação e Pós-Graduação, na modalidade presencial desde 1990 e na modalidade EaD a partir 2004 (Graduação e Pós-graduação). Tem experiência na área de Filosofia, Filosofia da Educação com ênfase em Ética e Filosofia Moral, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Metodologia da Pesquisa, Pesquisa, Métodos de Estudo e Leitura, Epistemologia.

    Edgar Roberto Kirchof

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5752128941340564

    Possui graduação em Letras (Portugês/Alemão) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995), graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1998), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), tendo realizado um Pós-Doutorado na área da Biossemiótica na Universidade de Kassel, Alemanha. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando, como docente e pesquisador, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e, como docente, no Curso de Letras. Tem experiência na área de Letras e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria da Literatura, Estudos Culturais, Semiótica e Cibercultura.

    Heloisa Gaudie Ley Lindau

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5285221106348139

    Licenciada e bacharel em Geografia pela UFRGS. Doutora em Geografia/UFRGS. - See more at: http://www.ulbra.br/geografia/corpo-docente/#sthash.Ltx3e75w.dpuf

    Honor de Almeida Neto

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9947014630841150

    Natural de Porto Alegre é Doutor em Serviço Social pela PUCRS de Porto Alegre (2004), Mestre (1999) e Graduado em Ciências Sociais PUCRS (1995). Atualmente é coordenador do curso de Ciência Política presencial e do CST em Gestão Pública na modalidade EAD da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA Canoas). É professor titular no curso de graduação em Ciência Política e Gestão Pública EAD, e em cursos de especialização na modalidade presencial e em EAD. Orienta monografias de graduação e Pós-graduação. Integra o grupo de pesquisa Cidades: Políticas Públicas, Redes e Sustentabilidade da ULBRA. Pesquisador com experiência na área das Ciências Humanas com ênfase na análise de processos de formação da Criança e do Adolescente e do impacto das NTIC na qualidade das relações humanas e sociais.

    Iara Tatiana Bonin

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7925856179663459

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007); Mestre em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (1999); Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1989). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil. Sua produção vincula-se ao campo dos Estudos Culturais e desenvolve estudos sobre identidades e diferenças na cultura contemporânea, com especial ênfase na temática indígena. Integra o núcleo UFRGS da Ação Saberes Indígenas na Escola, promovida pelo Ministério da Educação. Desenvolve um projeto de pesquisa que focaliza a abordagem da temática indígena em currículos da Educação Básica, com financiamento do CNPq (Universal 2010 e 2012) e da Fapergs (ARD, 2009). É bolsista Produtividade (Pq 2) do CNPq.

    Jacira Pinto da Roza

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8832205498277652

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1990), Especialização em Administração e Planejamento para docentes pela Universidade Luterana do Brasil, Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2004), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Tem experiência comprovada em gestão pedagógica e docência na Educação Básica e em Cursos de Graduação e Pós-graduação em Educação. Participou da equipe de Coordenação do Curso de Pedagogia na modalidade de Educação a Distância da Universidade Luterana do Brasil e, atualmente, atua na Coordenadoria de Capacitação e Formação Continuada e como docente nos Cursos de Pedagogia, Ciências Sociais e Letras.

    Jussara Alves Pinheiro Sommer

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4342692596958448

    Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Gradução em Geografia na UFRGS ( 2013), possui mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil (2003). Atualmente é professora no curso de gradução em Geografia na ULBRA-Canoas, também atua nos cursos de pós graduação especialização em Educação Ambiental: Geografia e Cultura e no curso de Gerenciamento Ambiental.Possui experiência na área de Geociências, ênfase em Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: sensoriamento remoto, diagnostico ambiental, educação ambiental, geoprocessamento, ensino e aprendizagem . Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no curso de Geografia.

    Laino Schneider

    Doutor

    Lisandra Sandri

    Mara Lúcia Salazar Machado

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1749576937271176

    Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1989) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora da Faculdade de Ciências e Letras de Osório e professora da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, síndrome de down, brincar, jogos e intervenção psicomotora.

    Marlise Geller

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4777298613817310

    Possui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática na Educação, principalmente nos seguintes temas: informática na educação, educação a distância, formação de professores e educação especial. Atuação como professora-pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil no projeto de Formação Continuada de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis.

    Orlando Albani de Carvalho

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2691361945948780

    Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e pós-graduação (Mestrado) pela mesma universidade, onde dissertou sobre a implantação de hidrelétricas no rio Uruguai. Tem experiência na área de ensino de Geografia (graduação) nas disciplinas de Geografia Economica e Geografia Humana e Econômica. Desde de 2000 também atua como professor nas redes de ensino público e privado no Rio Grande do Sul. Atualmente atua como professor-adjunto do Curso de Geografia na ULBRA/RS (Universidade Luterana do Brasil).

    Paulo Gerhard Pietzsch

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3040972750517741#sthash.XYNyXmmc.dpuf

    Bacharel em Teologia - Seminário Concórdia (1987); Bacharel em Teologia pela Escola Superior em Teologia (2012), Mestre em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2002) e Doutor em Teologia pela mesma instituição (2008). Tem formação e experiência docente em Liturgia, Culto Cristão; Teologia Sistemática, Sacramentos, Teologia e Prática da Ação Social, Metodologia do Ensino Religioso, Movimento Ecumênico, Psicologia e Aconselhamento Pastoral, Cultura Religiosa, além de formação e experiência em Música e Regência Coral. É líder e coordena o Grupo de Pesquisa "TEOLOGIA E PRAXIS SOCIAL", na Universidade Luterana do Brasil, em Canoas, RS.

    Rafael Lacerda Martins

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7154902396000406

    Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é doutorando do curso de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena e leciona nos cursos de Geografia presencial e EAD da Universidade Luterana do Brasil, campus Canoas. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia regional, geoprocessamento, ensino de geografia, ciências humanas e educação.

    Vinicius Martins Flores

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7217654228341536

    Mestre em Letras Especialidade em Psicolinguística (UFRGS). Pedagogo em Educação Infantil, Séries Iniciais e Gestão Escolar (ULBRA). Graduado em Letras Libras Bacharelado (UFSC). Possui certificação em Proficiência da Língua de Sinais para tradução e ensino de Língua de Sinais Brasileira (Libras). Especialista em Aquisição de Linguagem e Alfabetização (FEEVALE). Áreas de interesse: Psicolinguística e sua interface com a formação de professores bilíngues bimodais; formação docente para atendimento educacional especializado bilíngue Libras/Português Brasileiro e o bilinguismo bimodal. No ensino superior ministra a disciplina de Libras aplicada a Medicina (no curso de Medicina ULBRA). No ensino à distância (ULBRA) exerce a regência da disciplina de Libras. Na UERGS (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul) é docente da disciplina de Libras em cursos de Licenciaturas e atua na extensão universitária em cursos de AEE (Atendimento Educacional Especializado). Realiza assessoria linguística e educacional em processos de ensino bilíngues para inclusão de alunos surdos. Atua com assessoria linguística / traduções / interpretações de diferentes áreas do conhecimento e nível de ensino.

    Viviana Benetti

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2873082428937238

    Doutoranda em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Possui graduação em Pedagogia Séries Iniciais pela Universidade Luterana do Brasil (2009), graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e Mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002).

ULBRA Gravataí - Avenida Itacolomi, nº 3.600 Bairro São Vicente · CEP 94.155-052 · Gravataí/RS
Telefone: (51) 3431.7677 · E-mail:
tempo: 0.5210
Memoria: 7.4MB