Coordenação e Corpo Docente

  • Coordenação do Curso

    Ítalo Nunes Ogliari

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7315242220651831

    Ítalo Ogliari é Doutor em Teoria da Literatura (2010), pela PUCRS, possui graduação em Letras (2004), foi aluno da Oficina de Criação Literária do programa de pós-graduação em letras da PUCRS (2002) e tem Mestrado também em Teoria da Literatura pela mesma instituição (2007). É professor titular do Curo de Letras da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Gravataí, e do Curso de Pedagogia (Educação a Distância EAD). Seus estudos possuem ênfase em teoria literária, crítica literária, literatura brasileira, literatura contemporânea, criação literária e estudos culturais (experiência também na área de filosofia, de sociologia e estudos da linguagem e discurso). Coordenou, por um ano, em momento de transição, o programa de Extensão e Cultura da instituição. Também é responsável, na mesma universidade, pela disciplina de Filosofia Social, Instrumentalização Científica (com mais de 50 trabalhos orientados e apresentados em Mostras de pesquisa em sala de aula), Sociedade e Contemporaneidade, Comunicação e Expressão e Produção Textual para demais cursos. É autor dos livros de contos "A mulher que comia dedos" (WS - 2004) e "Ana Maria não tinha um braço" (IEL - 2006, premiado), dos romances "Um sete um" (7 Letras - 2007) e "A volta" (7Letras - 2010), entre outros trabalhos no Brasil e no exterior. Em 2011/2 assume, juntamente com a Coordenação de Extensão do campus, a coordenação da Revista ALMPLIAR. Em 2012 publicou, como resultado de sua tese de doutorado, o livro "A poética do conto pós-moderno e a situação do gênero no Brasil", também pela 7Letras.

  • Coordenação Adjunta

    Jane Sirlei Kuck Konrad

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9518870810697953

    Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (1999). Atualmente é professora da Universidade Luterana do Brasil Campus Gravataí e Canoas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística e produção textual.

  • Núcleo Docente Estruturante

    Débora Teresinha Mutter da Silva Mota

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1837479155193364

    Graduada em letras - bacharelado com ênfase em espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998); mestre em Literatura Comparada (2001) e doutor em Estudos de Literatura Brasileira e Luso-africanas (2008), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande Sul - UFRGS. Tem pesquisa na área de estudos culturais, história contemporânea e suas relações com a literatura e identidade, bem como semiótica, cibercultura e novas tecnologias em suas relações com a literatura. É autora do livro "A poética da perseguição em Clarice Lispector e Julio Cortázar" (2009) e organizadora do livro "Cem anos sem Machado de Assis" (2008); possui artigos e ensaios publicados em revistas especializadas, atuando também como parecerista. Tem experiência na área de Letras no ensino de Língua Espanhola e Portuguesa e suas respectivas literaturas e culturas. Atualmente, é professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e da Universidade Luterana do Brasil. Na Ulbra, além da graduação, atua na Pós-Graduação - Especialização em Língua Literatura e Mídias. Leciona as disciplinas: língua e literaturas portuguesa e espanhola; crítica literária, teoria literária e cultura brasileira e hispano-americana.

    Edgar Roberto Kirchof

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5752128941340564

    Possui graduação em Letras (Portugês/Alemão) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995), graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1998), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), tendo realizado um Pós-Doutorado na área da Biossemiótica na Universidade de Kassel, Alemanha. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando, como docente e pesquisador, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e, como docente, no Curso de Letras. Tem experiência na área de Letras e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria da Literatura, Estudos Culturais, Semiótica e Cibercultura.

    Fabiano da Silva Silveira

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0491812237381917

    Graduado em Letras?Inglês e Literaturas de Língua Inglesa pela ULBRA em 2005, mestre em Educação com Ênfase em Estudos Culturais também pela ULBRA em 2009. Coordenador de atividades do curso de Letras e coordenador do Instituto de Línguas da ULBRA. Atua principalmente no ensino de Língua Inglesa dos cursos de graduação da instituição. Também é professor do curso de Letras EAD.

    Jane Sirlei Kuck Konrad

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9518870810697953

    Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (1999). Atualmente é professora da Universidade Luterana do Brasil Campus Gravataí e Canoas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística e produção textual.

    Maria Alice da Silva Braga

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4904156897174388

    Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), mestrado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura sul-rio-grandense, literatura brasileira, literatura hispano-americana, teoria da literatura, crítica literária, memória e crítica genética. É professora adjunta do Curso de Letras, na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) na área de Literatura, onde também atua no Ensino a Distância (EAD). É organizadora da obra Cem anos sem Machado (2008), publicada especialmente para a comemoração do centenário de falecimento do escritor carioca. Do mesmo modo, escreveu obras como Redação Empresarial (2007), Literatura Brasileira: do realismo ao modernismo (2008), bem como capítulos de livros de Crítica Literária e Teoria da Literatura para cursos a distância. Também escreveu capítulos de obras como Erico Verissimo provinciano e universal (2006); Mário Quintana: cotidiano, lirismo e ironia (2006); A narrativa literária: novos rumos (2007); Novos horizontes para a teoria da literatura e das mídias (2012).

    Ítalo Nunes Ogliari

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7315242220651831

    Ítalo Ogliari é Doutor em Teoria da Literatura (2010), pela PUCRS, possui graduação em Letras (2004), foi aluno da Oficina de Criação Literária do programa de pós-graduação em letras da PUCRS (2002) e tem Mestrado também em Teoria da Literatura pela mesma instituição (2007). É professor titular do Curo de Letras da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Gravataí, e do Curso de Pedagogia (Educação a Distância EAD). Seus estudos possuem ênfase em teoria literária, crítica literária, literatura brasileira, literatura contemporânea, criação literária e estudos culturais (experiência também na área de filosofia, de sociologia e estudos da linguagem e discurso). Coordenou, por um ano, em momento de transição, o programa de Extensão e Cultura da instituição. Também é responsável, na mesma universidade, pela disciplina de Filosofia Social, Instrumentalização Científica (com mais de 50 trabalhos orientados e apresentados em Mostras de pesquisa em sala de aula), Sociedade e Contemporaneidade, Comunicação e Expressão e Produção Textual para demais cursos. É autor dos livros de contos "A mulher que comia dedos" (WS - 2004) e "Ana Maria não tinha um braço" (IEL - 2006, premiado), dos romances "Um sete um" (7 Letras - 2007) e "A volta" (7Letras - 2010), entre outros trabalhos no Brasil e no exterior. Em 2011/2 assume, juntamente com a Coordenação de Extensão do campus, a coordenação da Revista ALMPLIAR. Em 2012 publicou, como resultado de sua tese de doutorado, o livro "A poética do conto pós-moderno e a situação do gênero no Brasil", também pela 7Letras.

  • Conselho do Curso

    Angela da Rocha Rolla

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3157931496309033

    Graduada em licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1970), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996). Atualmente é professora titular da ULBRA, coordenadora do curso de Letras - campus Guaíba, atuando em graduação e pós-graduação. Foi membro do Comitê Assessor de Letras e Artes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul no biênio 2006/2007. Atuou também como assessora pedagógica da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. É responsável pela criação e desenvolvimento de programas de leitura, em especial o Programa de Leitura Fome de Ler que é desenvolvido há oito anos em 20 municípios do RS em parceria com a Câmara Rio-grandense do Livro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, literatura infanto-juvenil, pesquisa, literatura e literatura brasileira.

    Jane Sirlei Kuck Konrad

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9518870810697953

    Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (1999). Atualmente é professora da Universidade Luterana do Brasil Campus Gravataí e Canoas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística e produção textual.

    Maria Lizete da Silva Schneider

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1702872199288341

    Graduada em Letras pelo Centro Educacional La Salle de Ensino Superior (1980), especialização em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1981), especialização em Língua Portuguesa - Redação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982) e especialização em Linguística do Texto pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994). Atualmente é professora do curso de Letras da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Textual.

    Mozara Rosseto da Silva

    Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e é doutoranda em Filologia Moderna Espanhola e Latina pela Universidad de Las Islas Baleares- Espanha . Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil, atuando nos cursos de Letras, Comunicação Social e Secretariado Executivo e no Ensino a Distância ( EAD ) como professora nos cursos de Letras, Pedagogia, Gestão Financeira, Negócios Imobiliários e Ciências Sociais . Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, metodologia, narrador, interlocutor, paráfrase, retextualização, coesão e coerência textuais e produção textual.

    Ítalo Nunes Ogliari

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7315242220651831

    Ítalo Ogliari é Doutor em Teoria da Literatura (2010), pela PUCRS, possui graduação em Letras (2004), foi aluno da Oficina de Criação Literária do programa de pós-graduação em letras da PUCRS (2002) e tem Mestrado também em Teoria da Literatura pela mesma instituição (2007). É professor titular do Curo de Letras da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Gravataí, e do Curso de Pedagogia (Educação a Distância EAD). Seus estudos possuem ênfase em teoria literária, crítica literária, literatura brasileira, literatura contemporânea, criação literária e estudos culturais (experiência também na área de filosofia, de sociologia e estudos da linguagem e discurso). Coordenou, por um ano, em momento de transição, o programa de Extensão e Cultura da instituição. Também é responsável, na mesma universidade, pela disciplina de Filosofia Social, Instrumentalização Científica (com mais de 50 trabalhos orientados e apresentados em Mostras de pesquisa em sala de aula), Sociedade e Contemporaneidade, Comunicação e Expressão e Produção Textual para demais cursos. É autor dos livros de contos "A mulher que comia dedos" (WS - 2004) e "Ana Maria não tinha um braço" (IEL - 2006, premiado), dos romances "Um sete um" (7 Letras - 2007) e "A volta" (7Letras - 2010), entre outros trabalhos no Brasil e no exterior. Em 2011/2 assume, juntamente com a Coordenação de Extensão do campus, a coordenação da Revista ALMPLIAR. Em 2012 publicou, como resultado de sua tese de doutorado, o livro "A poética do conto pós-moderno e a situação do gênero no Brasil", também pela 7Letras.

  • Docentes

    Angela da Rocha Rolla

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3157931496309033

    Graduada em licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1970), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996). Atualmente é professora titular da ULBRA, coordenadora do curso de Letras - campus Guaíba, atuando em graduação e pós-graduação. Foi membro do Comitê Assessor de Letras e Artes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul no biênio 2006/2007. Atuou também como assessora pedagógica da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. É responsável pela criação e desenvolvimento de programas de leitura, em especial o Programa de Leitura Fome de Ler que é desenvolvido há oito anos em 20 municípios do RS em parceria com a Câmara Rio-grandense do Livro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, literatura infanto-juvenil, pesquisa, literatura e literatura brasileira.

    Cosme Luiz Chinazzo

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7376109829591870

    Possui graduação em FILOSOFIA pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - FAFINC - Viamão/RS. Pós-graduação: ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL, - LATO SENSU (nível: especialização), pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras FAPA. MESTRADO EM EDUCAÇÃO pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil/Canoas/RS, atuando na docência da graduação e Pós-Graduação, na modalidade presencial desde 1990 e na modalidade EaD a partir 2004 (Graduação e Pós-graduação). Tem experiência na área de Filosofia, Filosofia da Educação com ênfase em Ética e Filosofia Moral, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Metodologia da Pesquisa, Pesquisa, Métodos de Estudo e Leitura, Epistemologia.

    Daisy Batista Pail

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4256804820012008

    Possui graduação em Letras-Português e respectivas literaturas (2008), especialização em Consultoria e Assessoria Linguística (2010), mestrado em Linguística e está cursando doutorado em Linguística na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência nessa área, inclusive com ênfase em Linguística Aplicada, atuando com os seguintes temas: Lógica e Linguagem Natural, Cultura Digital, polidez, tabus linguísticos e web semântica, numa abordagem pragmático-inferencialista. Leciona Língua Portuguesa para séries finais no município de Viamão e Língua Portuguesa e Linguística no curso de Letras da ULBRA.

    Daniela Duarte Ilhesca

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4912186771463344

    Possui graduação em Letras Licenciatura Plena Em Português pela Universidade Luterana do Brasil (1992) e Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Atualmente exerce a função de Coordenadora Adjunta do Curso de Letras EAD e atua como professora da EAD e do presencial da Universidade Luterana do Brasil com a disciplina de Comunicação e Expressão e, também, na rede municipal de Canoas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

    Débora Teresinha Mutter da Silva Mota

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1837479155193364

    Graduada em letras - bacharelado com ênfase em espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998); mestre em Literatura Comparada (2001) e doutor em Estudos de Literatura Brasileira e Luso-africanas (2008), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande Sul - UFRGS. Tem pesquisa na área de estudos culturais, história contemporânea e suas relações com a literatura e identidade, bem como semiótica, cibercultura e novas tecnologias em suas relações com a literatura. É autora do livro "A poética da perseguição em Clarice Lispector e Julio Cortázar" (2009) e organizadora do livro "Cem anos sem Machado de Assis" (2008); possui artigos e ensaios publicados em revistas especializadas, atuando também como parecerista. Tem experiência na área de Letras no ensino de Língua Espanhola e Portuguesa e suas respectivas literaturas e culturas. Atualmente, é professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e da Universidade Luterana do Brasil. Na Ulbra, além da graduação, atua na Pós-Graduação - Especialização em Língua Literatura e Mídias. Leciona as disciplinas: língua e literaturas portuguesa e espanhola; crítica literária, teoria literária e cultura brasileira e hispano-americana.

    Edgar Roberto Kirchof

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5752128941340564

    Possui graduação em Letras (Portugês/Alemão) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995), graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1998), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), tendo realizado um Pós-Doutorado na área da Biossemiótica na Universidade de Kassel, Alemanha. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando, como docente e pesquisador, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e, como docente, no Curso de Letras. Tem experiência na área de Letras e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria da Literatura, Estudos Culturais, Semiótica e Cibercultura.

    Elza Maria Katrz Pauletto

    Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa, Metodologia de Ensino da Literatura, Teorias do Texto, Comunicação e Expressão.

    Graciela Maria Lima López

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5451384340744530

    Possui Graduação em Ciências Sociais ? Sociologia ? pela Universidade Católica de Pelotas (1981), Especialização em Sociologia Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983), Doutor em Filosofia - Universidad Pontifícia de Salamanca (1997) com revalidação Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), MBA em Gestão Educacional (2007). Atualmente é professor adjunto com doutorado da Universidade Luterana do Brasil. Atuando nas seguintes áreas: Educação, Gestão Educacional, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Pedagogia Social, Educação Social. Integrante do grupo de Pesquisa e Estudos Educação Social e Transversalidade ? ULBRA - Canoas/RS.

    Honor de Almeida Neto

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9947014630841150

    Natural de Porto Alegre é Doutor em Serviço Social pela PUCRS de Porto Alegre (2004), Mestre (1999) e Graduado em Ciências Sociais PUCRS (1995). Atualmente é coordenador do curso de Ciência Política presencial e do CST em Gestão Pública na modalidade EAD da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA Canoas). É professor titular no curso de graduação em Ciência Política e Gestão Pública EAD, e em cursos de especialização na modalidade presencial e em EAD. Orienta monografias de graduação e Pós-graduação. Integra o grupo de pesquisa Cidades: Políticas Públicas, Redes e Sustentabilidade da ULBRA. Pesquisador com experiência na área das Ciências Humanas com ênfase na análise de processos de formação da Criança e do Adolescente e do impacto das NTIC na qualidade das relações humanas e sociais.

    Isabel Regina Lima Mendes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9037154739106629

    Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986). Atualmente é permuta Porto Alegre-Gravataí da Escola Municipal de Ensino Fundamental Incompleto Prefeito José Linck e professor assistente da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, língua espanhola, ensino fundamental, leitura e educação.

    Ítalo Nunes Ogliari

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7315242220651831

    Ítalo Ogliari é Doutor em Teoria da Literatura (2010), pela PUCRS, possui graduação em Letras (2004), foi aluno da Oficina de Criação Literária do programa de pós-graduação em letras da PUCRS (2002) e tem Mestrado também em Teoria da Literatura pela mesma instituição (2007). É professor titular do Curo de Letras da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Gravataí, e do Curso de Pedagogia (Educação a Distância EAD). Seus estudos possuem ênfase em teoria literária, crítica literária, literatura brasileira, literatura contemporânea, criação literária e estudos culturais (experiência também na área de filosofia, de sociologia e estudos da linguagem e discurso). Coordenou, por um ano, em momento de transição, o programa de Extensão e Cultura da instituição. Também é responsável, na mesma universidade, pela disciplina de Filosofia Social, Instrumentalização Científica (com mais de 50 trabalhos orientados e apresentados em Mostras de pesquisa em sala de aula), Sociedade e Contemporaneidade, Comunicação e Expressão e Produção Textual para demais cursos. É autor dos livros de contos "A mulher que comia dedos" (WS - 2004) e "Ana Maria não tinha um braço" (IEL - 2006, premiado), dos romances "Um sete um" (7 Letras - 2007) e "A volta" (7Letras - 2010), entre outros trabalhos no Brasil e no exterior. Em 2011/2 assume, juntamente com a Coordenação de Extensão do campus, a coordenação da Revista ALMPLIAR. Em 2012 publicou, como resultado de sua tese de doutorado, o livro "A poética do conto pós-moderno e a situação do gênero no Brasil", também pela 7Letras.

    Jacira Pinto da Roza

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8832205498277652

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1990), Especialização em Administração e Planejamento para docentes pela Universidade Luterana do Brasil, Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2004), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Tem experiência comprovada em gestão pedagógica e docência na Educação Básica e em Cursos de Graduação e Pós-graduação em Educação. Participou da equipe de Coordenação do Curso de Pedagogia na modalidade de Educação a Distância da Universidade Luterana do Brasil e, atualmente, atua na Coordenadoria de Capacitação e Formação Continuada e como docente nos Cursos de Pedagogia, Ciências Sociais e Letras.

    Jane Sirlei Kuck Konrad

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9518870810697953

    Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (1999). Atualmente é professora da Universidade Luterana do Brasil Campus Gravataí e Canoas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística e produção textual.

    Karla Schuck Saraiva

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5820304582515435

    Graduada (1983) e mestre (1987) em Engenharia Civil, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Educação (2006), pela mesma Instituição. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Luterana do Brasil, atuando em disciplinas de graduação ofertadas para cursos da área de tecnologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Participa do Grupo de Pesquisa Currículo e Pós-modernidade (GCPOS). Seus interesses de pesquisa estão focados na articulação entre educação e sociedade contemporânea, em especial temas ligados à cibercultura e currículo. Desenvolve suas investigações em uma perspectiva pós-estruturalista.

    Laino Schneider

    Doutor

    Lisandra Sandri

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9082569671990579

    Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena Habilitação Em Educação Especial pela Universidade de Passo Fundo (1997), Especialista em Educação Especial, Metodologia do Ensino Superior e Tecnologia da Informação Aplicada em Educação e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Atuou como docente na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Carazinho - APAE, Coordenou a Educação Inclusiva na Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SMEC no decorrer de 11 anos, atuou como docente contratada da Rede Estadual do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor titular da Prefeitura Municipal de Carazinho, concursada como professora titular de sala de atendimento especializado AEE. Em sua prática social atua como presidente da Associação de e para Pessoas com Deficiência - APD e da Associação do Grupo dos Surdos de Carazinho - AGS, além de atuar como presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Carazinho - CMASC e coordenadora técnica do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Carazinho - CMPD. No ensino superior atua como professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil desde agosto de 2002 no Curso Pedagogia - modalidade presencial, em 2009 passou a atuar como professora regente da Educação a Distância a ULBRA Canoas, do Curso de Pedagogia - modalidade EAD, nas disciplinas de: História da Educação, Estágios Curriculares na Educação Infantil e no Anos Iniciais, Formação de Professores e Educação Profissional em Ambientes Escolares e Não Escolares, Estágio em Gestão de Ambientes Escolares e Não escolares, Projetos Interdisciplinares, Psicologia do Desenvolvimento e Psicodinâmica da Aprendizagem. Em 2013 inicia os trabalhos como Coordenadora Pedagógica dos Polos do EAD ULBRA Brasil, função esta que desenvolve até o momento, além de participar do Programa Permanente de Acessibilidade EAD ULBRA. Exerceu a função de membro suplente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - CONADE. Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ou Superdotação / Altas Habilidades de Carazinho/ RS, no Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência exerce a função de Secretária Executiva na gestão de 2017/2019. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Inclusão, Acessibilidade, Estágios Curriculares no Curso de Pedagogia EAD, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, aprendizagem, LIBRAS, inclusão, formação pedagógica, gestão escolar e ambientes não escolares, vulnerabilidade social e projetos sociais.

    Lourdes da Silva Gil

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9986155393739427

    Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971), graduação em Pedagogia Orientação Educacional E Magistério pelo Centro Universitário La Salle (1981), mestrado em Educação Ênfase Em Métodos E Técnicas de Ensino pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca (2000), em processo de revalidação do diploma na UFRJ . Foi vice-presidente da Sociedade Educacional Profa Maria Oliveira de Araújo, sendo membro honorário atualmente. É professora da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: terceira idade, educação, administração escolar, ensino superior, identidade, Educação a Distância e currículo por atividades.

    Maria Alice da Silva Braga

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4904156897174388

    Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), mestrado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura sul-rio-grandense, literatura brasileira, literatura hispano-americana, teoria da literatura, crítica literária, memória e crítica genética. É professora adjunta do Curso de Letras, na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) na área de Literatura, onde também atua no Ensino a Distância (EAD). É organizadora da obra Cem anos sem Machado (2008), publicada especialmente para a comemoração do centenário de falecimento do escritor carioca. Do mesmo modo, escreveu obras como Redação Empresarial (2007), Literatura Brasileira: do realismo ao modernismo (2008), bem como capítulos de livros de Crítica Literária e Teoria da Literatura para cursos a distância. Também escreveu capítulos de obras como Erico Verissimo provinciano e universal (2006); Mário Quintana: cotidiano, lirismo e ironia (2006); A narrativa literária: novos rumos (2007); Novos horizontes para a teoria da literatura e das mídias (2012).

    Maria Lizete da Silva Schneider

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1702872199288341

    Graduada em Letras pelo Centro Educacional La Salle de Ensino Superior (1980), especialização em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1981), especialização em Língua Portuguesa - Redação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982) e especialização em Linguística do Texto pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994). Atualmente é professora do curso de Letras da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Textual.

    Mozara Rosseto da Silva

    Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e é doutoranda em Filologia Moderna Espanhola e Latina pela Universidad de Las Islas Baleares- Espanha . Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil, atuando nos cursos de Letras, Comunicação Social e Secretariado Executivo e no Ensino a Distância ( EAD ) como professora nos cursos de Letras, Pedagogia, Gestão Financeira, Negócios Imobiliários e Ciências Sociais . Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, metodologia, narrador, interlocutor, paráfrase, retextualização, coesão e coerência textuais e produção textual.

    Paulo Gerhard Pietzsch

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3040972750517741#sthash.XYNyXmmc.dpuf

    Bacharel em Teologia - Seminário Concórdia (1987); Bacharel em Teologia pela Escola Superior em Teologia (2012), Mestre em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2002) e Doutor em Teologia pela mesma instituição (2008). Tem formação e experiência docente em Liturgia, Culto Cristão; Teologia Sistemática, Sacramentos, Teologia e Prática da Ação Social, Metodologia do Ensino Religioso, Movimento Ecumênico, Psicologia e Aconselhamento Pastoral, Cultura Religiosa, além de formação e experiência em Música e Regência Coral. É líder e coordena o Grupo de Pesquisa "TEOLOGIA E PRAXIS SOCIAL", na Universidade Luterana do Brasil, em Canoas, RS.

    Vinicius Martins Flores

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7217654228341536

    Mestre em Letras Especialidade em Psicolinguística (UFRGS). Pedagogo em Educação Infantil, Séries Iniciais e Gestão Escolar (ULBRA). Graduado em Letras Libras Bacharelado (UFSC). Possui certificação em Proficiência da Língua de Sinais para tradução e ensino de Língua de Sinais Brasileira (Libras). Especialista em Aquisição de Linguagem e Alfabetização (FEEVALE). Áreas de interesse: Psicolinguística e sua interface com a formação de professores bilíngues bimodais; formação docente para atendimento educacional especializado bilíngue Libras/Português Brasileiro e o bilinguismo bimodal. No ensino superior ministra a disciplina de Libras aplicada a Medicina (no curso de Medicina ULBRA). No ensino à distância (ULBRA) exerce a regência da disciplina de Libras. Na UERGS (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul) é docente da disciplina de Libras em cursos de Licenciaturas e atua na extensão universitária em cursos de AEE (Atendimento Educacional Especializado). Realiza assessoria linguística e educacional em processos de ensino bilíngues para inclusão de alunos surdos. Atua com assessoria linguística / traduções / interpretações de diferentes áreas do conhecimento e nível de ensino.

ULBRA Gravataí - Avenida Itacolomi, nº 3.600 Bairro São Vicente · CEP 94.155-052 · Gravataí/RS
Telefone: (51) 3431.7677 · E-mail: