Página Inicial » Graduação » Pedagogia (EAD) » Coordenação e Corpo Docente

Coordenação e Corpo Docente

  • Coordenação do Curso

    Marlene Terezinha Fernandes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9062555340381607

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989), Especialização em Administração e Planejamento para Docentes (1994) e Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil/ULBRA e Coordenadora dos cursos de Pedagogia e Educação nas Organizações, atuando desde o ano de 1998 no curso de Pedagogia e a partir do ano de 2007 no Bacharelado em Educação na Organizações. Coordenadora da sub-área Curso de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID - ULBRA/CAPES. Exerceu na ULBRA a Coordenação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu presencial de 2001 a 2010 e coordenou a implantação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a distância de 2007 a 2009. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, pós-graduação, docência superior, avaliação, aprendizagem organizacional.

  • Coordenação Adjunta

    Lisiane Gazola Santos

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0581837435325848

    Possui graduação em Pedagogia Séries Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), graduação em Magistério Matérias Pedagógicas II Grau pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), Especialização em Educação Ambiental pelo Centro Universitário La Salle (2001) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006).

  • Núcleo Docente Estruturante

    Alexandre Moroni

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9804587825524832

    Técnico em Informática pela Escola Alcides Maya (2005), Bacharel em Matemática Aplicada à Informática pela ULBRA (2007), Especialista em Educação a Distância pelo SENAC/RS (2008), Mestre em Memória Social e Bens Culturais pelo Centro Universitário La Salle - Unilasalle (2015), atualmente cursa Licenciatura em Matemática - ingresso 2015/2. É Professor Adjunto com Mestrado da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA atuando no curso de Pós-Graduação em Gestão de Banco de Dados e nos cursos de Graduação de Gestão Púbica, Sistemas para a Internet, Pedagogia e Engenharia da Produção, ministra também da Disciplina de Instrumentalização Científica - disciplina que integra o Eixo de Formação Geral que reúne alunos praticamente de todos os cursos de graduação da Instituição. Trabalha nas modalidades de educação Presencial, totalmente a Distância e 20% a Distância. Possui publicações nas áreas da Matemática, Informática, Tecnologias Educacionais, Educação a Distância e integra o grupo de pesquisa cadastrado no CNPQ intitulado: Educação a Distância: mitos e desafios.

    Cosme Luiz Chinazzo

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7376109829591870

    Possui graduação em FILOSOFIA pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - FAFINC - Viamão/RS. Pós-graduação: ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL, - LATO SENSU (nível: especialização), pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras FAPA. MESTRADO EM EDUCAÇÃO pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil/Canoas/RS, atuando na docência da graduação e Pós-Graduação, na modalidade presencial desde 1990 e na modalidade EaD a partir 2004 (Graduação e Pós-graduação). Tem experiência na área de Filosofia, Filosofia da Educação com ênfase em Ética e Filosofia Moral, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Metodologia da Pesquisa, Pesquisa, Métodos de Estudo e Leitura, Epistemologia.

    Laino Schneider

    Doutor

    Lauraci Dondé da Silva

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8270608907708918

    Possui graduação em Pedagogia - Magistério e Orientação Educacional pela Universidade de Caxias do Sul (1978), MBA em Gestão de Unidades Educacionais pela ULBRA (2005) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca (1998), validado pela USP em 2001. Tem experiência na área de Educação básica e superior, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, universidade, exame nacional de cursos, avaliação institucional e orientação educacional e profissional.

    Marlene Terezinha Fernandes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9062555340381607

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989), Especialização em Administração e Planejamento para Docentes (1994) e Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil/ULBRA e Coordenadora dos cursos de Pedagogia e Educação nas Organizações, atuando desde o ano de 1998 no curso de Pedagogia e a partir do ano de 2007 no Bacharelado em Educação na Organizações. Coordenadora da sub-área Curso de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID - ULBRA/CAPES. Exerceu na ULBRA a Coordenação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu presencial de 2001 a 2010 e coordenou a implantação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a distância de 2007 a 2009. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, pós-graduação, docência superior, avaliação, aprendizagem organizacional.

    Ítalo Nunes Ogliari

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7315242220651831

    Ítalo Ogliari é Doutor em Teoria da Literatura (2010), pela PUCRS, possui graduação em Letras (2004), foi aluno da Oficina de Criação Literária do programa de pós-graduação em letras da PUCRS (2002) e tem Mestrado também em Teoria da Literatura pela mesma instituição (2007). É professor titular do Curo de Letras da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Gravataí, e do Curso de Pedagogia (Educação a Distância EAD). Seus estudos possuem ênfase em teoria literária, crítica literária, literatura brasileira, literatura contemporânea, criação literária e estudos culturais (experiência também na área de filosofia, de sociologia e estudos da linguagem e discurso). Coordenou, por um ano, em momento de transição, o programa de Extensão e Cultura da instituição. Também é responsável, na mesma universidade, pela disciplina de Filosofia Social, Instrumentalização Científica (com mais de 50 trabalhos orientados e apresentados em Mostras de pesquisa em sala de aula), Sociedade e Contemporaneidade, Comunicação e Expressão e Produção Textual para demais cursos. É autor dos livros de contos "A mulher que comia dedos" (WS - 2004) e "Ana Maria não tinha um braço" (IEL - 2006, premiado), dos romances "Um sete um" (7 Letras - 2007) e "A volta" (7Letras - 2010), entre outros trabalhos no Brasil e no exterior. Em 2011/2 assume, juntamente com a Coordenação de Extensão do campus, a coordenação da Revista ALMPLIAR. Em 2012 publicou, como resultado de sua tese de doutorado, o livro "A poética do conto pós-moderno e a situação do gênero no Brasil", também pela 7Letras.

  • Conselho do Curso

    Cosme Luiz Chinazzo

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7376109829591870

    Possui graduação em FILOSOFIA pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - FAFINC - Viamão/RS. Pós-graduação: ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL, - LATO SENSU (nível: especialização), pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras FAPA. MESTRADO EM EDUCAÇÃO pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil/Canoas/RS, atuando na docência da graduação e Pós-Graduação, na modalidade presencial desde 1990 e na modalidade EaD a partir 2004 (Graduação e Pós-graduação). Tem experiência na área de Filosofia, Filosofia da Educação com ênfase em Ética e Filosofia Moral, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Metodologia da Pesquisa, Pesquisa, Métodos de Estudo e Leitura, Epistemologia.

    Iara Tatiana Bonin

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7925856179663459

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007); Mestre em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (1999); Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1989). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil. Sua produção vincula-se ao campo dos Estudos Culturais e desenvolve estudos sobre identidades e diferenças na cultura contemporânea, com especial ênfase na temática indígena. Integra o núcleo UFRGS da Ação Saberes Indígenas na Escola, promovida pelo Ministério da Educação. Desenvolve um projeto de pesquisa que focaliza a abordagem da temática indígena em currículos da Educação Básica, com financiamento do CNPq (Universal 2010 e 2012) e da Fapergs (ARD, 2009). É bolsista Produtividade (Pq 2) do CNPq.

    Laino Schneider

    Doutor

    Marlene Terezinha Fernandes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9062555340381607

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989), Especialização em Administração e Planejamento para Docentes (1994) e Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil/ULBRA e Coordenadora dos cursos de Pedagogia e Educação nas Organizações, atuando desde o ano de 1998 no curso de Pedagogia e a partir do ano de 2007 no Bacharelado em Educação na Organizações. Coordenadora da sub-área Curso de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID - ULBRA/CAPES. Exerceu na ULBRA a Coordenação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu presencial de 2001 a 2010 e coordenou a implantação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a distância de 2007 a 2009. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, pós-graduação, docência superior, avaliação, aprendizagem organizacional.

    Rodrigo Lemos Simões

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0834036875934880

    Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995), Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Professor Adjunto e Coordenador do Curso de Licenciatura em História da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de História e educação, com ênfase em teoria, pesquisa e ensino de história, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias da História, ensino de história, memória e educação patrimonial, confluências entre a História e a Literatura, formação de professores e identidade docente.

    Ítalo Nunes Ogliari

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7315242220651831

    Ítalo Ogliari é Doutor em Teoria da Literatura (2010), pela PUCRS, possui graduação em Letras (2004), foi aluno da Oficina de Criação Literária do programa de pós-graduação em letras da PUCRS (2002) e tem Mestrado também em Teoria da Literatura pela mesma instituição (2007). É professor titular do Curo de Letras da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Gravataí, e do Curso de Pedagogia (Educação a Distância EAD). Seus estudos possuem ênfase em teoria literária, crítica literária, literatura brasileira, literatura contemporânea, criação literária e estudos culturais (experiência também na área de filosofia, de sociologia e estudos da linguagem e discurso). Coordenou, por um ano, em momento de transição, o programa de Extensão e Cultura da instituição. Também é responsável, na mesma universidade, pela disciplina de Filosofia Social, Instrumentalização Científica (com mais de 50 trabalhos orientados e apresentados em Mostras de pesquisa em sala de aula), Sociedade e Contemporaneidade, Comunicação e Expressão e Produção Textual para demais cursos. É autor dos livros de contos "A mulher que comia dedos" (WS - 2004) e "Ana Maria não tinha um braço" (IEL - 2006, premiado), dos romances "Um sete um" (7 Letras - 2007) e "A volta" (7Letras - 2010), entre outros trabalhos no Brasil e no exterior. Em 2011/2 assume, juntamente com a Coordenação de Extensão do campus, a coordenação da Revista ALMPLIAR. Em 2012 publicou, como resultado de sua tese de doutorado, o livro "A poética do conto pós-moderno e a situação do gênero no Brasil", também pela 7Letras.

  • Docentes

    Acir Raymann

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5823222538951144

    Doutor em Teologia pelo Concordia Seminary, St. Louis, Missouri, USA. Mestrado em Teologia pelo Concordia Seminary, St. Louis, Missouri, USA. Graduação em Pedagogia pela Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras. Bacharelado em Teologia pelo Seminario Concórdia. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil e professor titular em Antigo Testamento no Seminário Concórdia. Leciona Teologia do Antigo Testamento, atuando principalmente em: Hebraico Bíblico, Introdução ao Antigo Testamento, Exegese do Antigo Testamento e Arqueologia Bíblica. Leciona também Pedagogia, atuando principalmente em: Fundamentos Teóricos e Metodológicos dos Anos Iniciais, História da Educação e Filosofia da Educação.

    Alexandre Moroni

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9804587825524832

    Técnico em Informática pela Escola Alcides Maya (2005), Bacharel em Matemática Aplicada à Informática pela ULBRA (2007), Especialista em Educação a Distância pelo SENAC/RS (2008), Mestre em Memória Social e Bens Culturais pelo Centro Universitário La Salle - Unilasalle (2015), atualmente cursa Licenciatura em Matemática - ingresso 2015/2. É Professor Adjunto com Mestrado da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA atuando no curso de Pós-Graduação em Gestão de Banco de Dados e nos cursos de Graduação de Gestão Púbica, Sistemas para a Internet, Pedagogia e Engenharia da Produção, ministra também da Disciplina de Instrumentalização Científica - disciplina que integra o Eixo de Formação Geral que reúne alunos praticamente de todos os cursos de graduação da Instituição. Trabalha nas modalidades de educação Presencial, totalmente a Distância e 20% a Distância. Possui publicações nas áreas da Matemática, Informática, Tecnologias Educacionais, Educação a Distância e integra o grupo de pesquisa cadastrado no CNPQ intitulado: Educação a Distância: mitos e desafios.

    Almir Mentz

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3847400521745246

    Possui graduação em Letras - Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul (1985) e mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993). Atualmente é professor titular da Universidade Luterana do Brasil e professor titular - Magistério Público do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Gramática e Produção Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística, semântica, teoria da literatura, literatura e sociedade e integração.

    Ana Jamila Acosta

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2185222429937222

    Possui graduação em Pedagogia pela Universdidade Católica de Pelotas(1967) e doutorado em Reformas e Processos de Inovação em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela - Espanha(2004)- validação UFRGS /2006. Atualmente é professor da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pedagogia Empresarial, Didática, Docência Universitária, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos trabalhadores, educação de adultos, crianças e adolescentes, educação do trabalhador e propostas pedagógicas, educação corporativa, história da educação. Atualmente atua em cursos presenciais e a distância na Graduação e Pós-Graduação.Compõe a coordenação do Curso de Pedagogia/Modalidade Educação a Distância da Universidade Luterana do Brasil.

    Ana Regina Falkembach Simão

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3711111320997236

    Possui doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com pesquisa na área de Integração Regional (MERCOSUL), Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul com ênfase em Brasil, graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professora adjunta do curso de Relações Internacionais na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SUL) e na Universidade Luterana do Brasil. É pesquisadora do Observatório Internacional de Cidades da Periferia (ULBRA) e é coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Relações Internacionais da ESPM-SUL (NEPRI). Desenvolve pesquisa na área de Política Externa Brasileira e Teoria das Relações Internacionais. É editora da Século XXI: Revista de Relações Internacionais - ESPM/SUL.

    Ana Regina Gregory Brunet

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9569768147392075

    Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1987) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1993). Atualmente é Professor adjunto com mestrado da Universidade Luterana do Brasil e Professor Adjunto da Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria e Topologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Poliedro espaço hiperblico. 

    Bianca Salazar Guizzo

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5359830630792253

    Possui graduação em Pedagogia (2001), Mestrado (2005) e Doutorado em Educação (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2009/2010, realizou Doutorado Sanduíche com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na Universidade de Barcelona (UB) onde atuou como professora e investigadora visitante. Além disso, atuou como professora em diferentes etapas da Educação Básica em distintos municípios da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Atualmente, é pesquisadora e professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (PPGEDU/ULBRA), onde está inserida na linha de pesquisa Infância, Juventude e Espaços Educativos . É integrante do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE), vinculado à UFRGS, desde 2001. Além disso, desenvolve e participa de projetos de pesquisa vinculados à ULBRA e à UFRGS cujas temáticas envolvem políticas públicas e legislação da educação básica, infância, gênero, sexualidade e Estudos Culturais com financiamento do CNPq (Chamada: MCTI/CNPQ/Universall/2014) e da FAPERGS (PROBIC 2013, 2014). Faz parte do Comitê Editorial da Revista Em Aberto (INEP/MEC) e é editora da Revista Textura - ULBRA.

    Caren Bühler

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1183685243471191

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em administração educacional e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, gestão democrática, coordenador, formação de professores, escola básica.

    Carin Klein

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7168696937800022

    É pedagoga pelo Centro Universitário La Salle (1990), Especialista em Orientação Educacional (1993), Mestre (2003) e Doutora em Educação (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou de 2014 a 2016 como professora no Curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e na coordenação do subprojeto Pedagogia, PIBID/Unisinos. Atua no Grupo Técnico Municipal da Política Primeira Infância Melhor e na Política de Saúde Integral a População LGBT, na Prefeitura Municipal de Canoas/RS. Integra o projeto de pesquisa ?Transversalidade de Gênero: ênfases, tensões e desafios atuais, sob coordenação da professora Dagmar Elisabeth Estermann Meyer. É pesquisadora integrante do Grupo de Estudos de Educação, Sexualidade e Relações de Gênero (GEERGE-UFRGS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Suas publicações relacionam-se com as discussões sobre Infância, Currículo, Relações de Gênero e Sexualidade, Maternidade, Políticas Públicas de Educação e(m) Saúde.

    Christiane Martinatti Maia

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7128123166989546

    Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica (FAPA) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, prática docente, educação inclusiva, educação infantil, educação a distância, anos iniciais do ensino fundamental, Ludicidade, Corporeidade e educação de jovens e adultos. Atua no Ensino à Distância, produzindo vídeo-aulas, escrevendo livros didáticos, capacitando docentes e atuando como professora desde 2003.

    Cosme Luiz Chinazzo

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7376109829591870

    Possui graduação em FILOSOFIA pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - FAFINC - Viamão/RS. Pós-graduação: ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL, - LATO SENSU (nível: especialização), pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras FAPA. MESTRADO EM EDUCAÇÃO pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil/Canoas/RS, atuando na docência da graduação e Pós-Graduação, na modalidade presencial desde 1990 e na modalidade EaD a partir 2004 (Graduação e Pós-graduação). Tem experiência na área de Filosofia, Filosofia da Educação com ênfase em Ética e Filosofia Moral, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Metodologia da Pesquisa, Pesquisa, Métodos de Estudo e Leitura, Epistemologia.

    Daniela Ripoll

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0625586274770694

    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), com doutorado sanduíche pela University of Plymouth (2004). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da (PPGEDU) e professora do curso de Biologia da ULBRA. Integra o Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Luterana do Brasil desde março de 2007. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em estudos culturais em educação, atuando principalmente com educação; estudos culturais; educação em ciências e biologia.

    Diva Maria Caramori Peter

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6181289963682775

    Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1972) e mestrado em Psicologia Educacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (1999). Atualmente é Professora Titular da Universidade Luterana do Brasil, com dedicação exclusiva e carga/horária de 40 horas semanais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: plano de ensino-aprendizagem, área: educação, formação de professores, diretrizes curriculares, pedagogia e competências, EJA, EAD. Mestranda no Curso de Mestrado Profissional Memórias Sociais e Bens Culturais (2013/1) no Centro Universitário La Salle - Canoas/RS.

    Elaine de Santa Helena

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9214255616583636

    Graduada em Pedagogia e Orientação Educacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), especialização em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública. Atua principalmente nos seguintes temas: gestor público; políticas públicas; qualificação.

    Graciela Maria Lima López

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5451384340744530

    Possui Graduação em Ciências Sociais ? Sociologia ? pela Universidade Católica de Pelotas (1981), Especialização em Sociologia Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983), Doutor em Filosofia - Universidad Pontifícia de Salamanca (1997) com revalidação Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), MBA em Gestão Educacional (2007). Atualmente é professor adjunto com doutorado da Universidade Luterana do Brasil. Atuando nas seguintes áreas: Educação, Gestão Educacional, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Pedagogia Social, Educação Social. Integrante do grupo de Pesquisa e Estudos Educação Social e Transversalidade ? ULBRA - Canoas/RS.

    Hellen Callegari Cardia Lorenzoni

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0280917939137537

    Possui graduação em Pedagogia Magistério das Matérias Pedagógicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), graduação em Pedagogia Orientação Educacional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e especialização em Psicopedagogia Clínica e Escolar pelo Centro de Pesquisa e Orientação Psicopedagógica (1992). Atualmente é professor titular da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação.

    Iara Tatiana Bonin

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7925856179663459

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007); Mestre em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (1999); Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1989). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil. Sua produção vincula-se ao campo dos Estudos Culturais e desenvolve estudos sobre identidades e diferenças na cultura contemporânea, com especial ênfase na temática indígena. Integra o núcleo UFRGS da Ação Saberes Indígenas na Escola, promovida pelo Ministério da Educação. Desenvolve um projeto de pesquisa que focaliza a abordagem da temática indígena em currículos da Educação Básica, com financiamento do CNPq (Universal 2010 e 2012) e da Fapergs (ARD, 2009). É bolsista Produtividade (Pq 2) do CNPq.

    Ítalo Nunes Ogliari

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7315242220651831

    Ítalo Ogliari é Doutor em Teoria da Literatura (2010), pela PUCRS, possui graduação em Letras (2004), foi aluno da Oficina de Criação Literária do programa de pós-graduação em letras da PUCRS (2002) e tem Mestrado também em Teoria da Literatura pela mesma instituição (2007). É professor titular do Curo de Letras da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Gravataí, e do Curso de Pedagogia (Educação a Distância EAD). Seus estudos possuem ênfase em teoria literária, crítica literária, literatura brasileira, literatura contemporânea, criação literária e estudos culturais (experiência também na área de filosofia, de sociologia e estudos da linguagem e discurso). Coordenou, por um ano, em momento de transição, o programa de Extensão e Cultura da instituição. Também é responsável, na mesma universidade, pela disciplina de Filosofia Social, Instrumentalização Científica (com mais de 50 trabalhos orientados e apresentados em Mostras de pesquisa em sala de aula), Sociedade e Contemporaneidade, Comunicação e Expressão e Produção Textual para demais cursos. É autor dos livros de contos "A mulher que comia dedos" (WS - 2004) e "Ana Maria não tinha um braço" (IEL - 2006, premiado), dos romances "Um sete um" (7 Letras - 2007) e "A volta" (7Letras - 2010), entre outros trabalhos no Brasil e no exterior. Em 2011/2 assume, juntamente com a Coordenação de Extensão do campus, a coordenação da Revista ALMPLIAR. Em 2012 publicou, como resultado de sua tese de doutorado, o livro "A poética do conto pós-moderno e a situação do gênero no Brasil", também pela 7Letras.

    Ivan Antônio Bassegio

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1093915465965801

    Possui graduação em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil (1998) e mestrado em Ciencias Aplicadas a la Actividad Fisica y el Depo - Universidad de Córdoba, UCO, Espanha (2010). Atualmente é Coordenador Pedagógico do Centro de Capacitação, Educação Inclusiva e Acessibilidade CEIA da Prefeitura de Canoas/RS. Coordenador do Centro Interdisciplinar de Estudos em Psicomotricidade Relacional - CIEPRE e do Projeto de Extensão Recreação e o Esporte na Perspectiva da Educação Inclusiva da Universidade Luterana do Brasil. Professor dos Cursos Graduação em Educação Física e Pedagogia - EAD e Coordenador do Curso de Especialização em Psicomotricidade da Universidade Luterana do Brasil/ULBRA. Professor pesquisador do Projeto Gestão do Desenvolvimento Inclusivo na Escola/SECADI/MEC/UFPEL. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade relacional, educação inclusiva, lúdico, psicomotricidade e inclusão.

    Jacira Pinto da Roza

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8832205498277652

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1990), Especialização em Administração e Planejamento para docentes pela Universidade Luterana do Brasil, Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2004), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Tem experiência comprovada em gestão pedagógica e docência na Educação Básica e em Cursos de Graduação e Pós-graduação em Educação. Participou da equipe de Coordenação do Curso de Pedagogia na modalidade de Educação a Distância da Universidade Luterana do Brasil e, atualmente, atua na Coordenadoria de Capacitação e Formação Continuada e como docente nos Cursos de Pedagogia, Ciências Sociais e Letras.

    Jaqueline de Menezes Rosa Poças

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0183201149810600

    Possui Graduação em Pedagogia, Especialização em Psicopedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil. Atualmente é professora do Curso de Pedagogia presencial/EaD e de Educação nas Organizações da Universidade Luterana do Brasil/Canoas (ministrando as disciplinas de Escola e Currículo, Políticas e Normas da Educação Básica, Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil e Estágio Educação Infantil). Tem experiência docente na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Já exerceu atividades psicopedagógicas no Consultório Via Saúde/Viamão e foi vice-diretora escolar.

    Joice da Silva Lobo

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7243448357454886

    Possui graduação em Ciências pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985), graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1988), Especialização em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2004).

    Juliana Ribeiro de Vargas

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2953663127121446

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre e Doutora em Educação pela Linha de Pesquisa Estudos Culturais em Educação (PPGEDU/UFRGS). Pesquisadora e Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (PPGEDU/ULBRA), onde está inserida na linha de pesquisa Infância, Juventude e Espaços Educativos. Tem experiência como docente da Educação Básica, em redes públicas de ensino, na etapa dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência também na formação continuada de professores. Vem pesquisando, apoiada nos Estudos Culturais em Educação e nos Estudos de Gênero em vertente pós-estruturalista, as seguintes temáticas: infâncias, juventudes, feminilidades, artefatos culturais e periferias urbanas.

    Karla Schuck Saraiva

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5820304582515435

    Graduada (1983) e mestre (1987) em Engenharia Civil, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Educação (2006), pela mesma Instituição. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Luterana do Brasil, atuando em disciplinas de graduação ofertadas para cursos da área de tecnologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Participa do Grupo de Pesquisa Currículo e Pós-modernidade (GCPOS). Seus interesses de pesquisa estão focados na articulação entre educação e sociedade contemporânea, em especial temas ligados à cibercultura e currículo. Desenvolve suas investigações em uma perspectiva pós-estruturalista.

    Laino Schneider

    Doutor

    Lauraci Dondé da Silva

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8270608907708918

    Possui graduação em Pedagogia - Magistério e Orientação Educacional pela Universidade de Caxias do Sul (1978), MBA em Gestão de Unidades Educacionais pela ULBRA (2005) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca (1998), validado pela USP em 2001. Tem experiência na área de Educação básica e superior, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, universidade, exame nacional de cursos, avaliação institucional e orientação educacional e profissional.

    Lívia Lucina Ferreira Albanus

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5771988872636922

    Possui graduação em Pedagogia Orientação Educacional, pela Universidade Luterana do Brasil (2001), especialização em Gerenciamento Ambiental, na mesma instituição. Atualmente é professor titular da ULBRA - São Jerônimo no Ensino Presencial, e Professora na ULBRA - Canoas no Ensino à Distância. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nas áreas de : Educação Ambiental e Ecopedagogia, Fundamentos da Educação , Leis Básicas da Educação, Currículos e Gestão , Administração de Setores Específicos. Professora organizadora do material didático e gráfico da Disciplina de Ecopedagogia: Educação e Meio Ambiente, do curso de Pedagogia EAD. Desenvolve atividades sociais na região de abrangência da ULBRA em São Jerônimo, em lugares de vulnerabilidade social e ambiental, através de propostas lúdicas e pedagógicas. As áreas ambientais definem o seu projeto social, direcionado ao enfoque da seguinte temática: "A Formação da Identidade e da Consciência Ambiental de Crianças e Jovens, Filhos de Catadores de Lixo de Porto Alegre/ RS".

    Lourdes da Silva Gil

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9986155393739427

    Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971), graduação em Pedagogia Orientação Educacional E Magistério pelo Centro Universitário La Salle (1981), mestrado em Educação Ênfase Em Métodos E Técnicas de Ensino pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca (2000), em processo de revalidação do diploma na UFRJ . Foi vice-presidente da Sociedade Educacional Profa Maria Oliveira de Araújo, sendo membro honorário atualmente. É professora da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: terceira idade, educação, administração escolar, ensino superior, identidade, Educação a Distância e currículo por atividades.

    Luciana Peixoto Cordeiro

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7535316818538575

    Graduada em Ciências pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1981), Graduada em Pedagogia - Supervisão Escolar pela Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior (1986), Pós Graduada em Formação de Formadores em Educação de Jovens e Adultos pela UNb /Unijuí e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente aposentada pelo Serviço Social da Indústria -SESI/RS atua como professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, tendo experiência em docência de Ensino Fundamental, Médio e Superior. Atua como docente na ULBRA-RS, na Graduação do Curso Educação nas Organizações, presencial e EAD e na Supervisão de Estágios/TCC. Atua, também, como docente em Cursos de Pós Graduação da ULBRA-RS. Coordena Projetos e escreve Livros Digitais.

    Mara Lúcia Salazar Machado

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1749576937271176

    Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1989) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora da Faculdade de Ciências e Letras de Osório e professora da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, síndrome de down, brincar, jogos e intervenção psicomotora.

    Márcia Castiglio da Silveira

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7336315416354519

    Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Possui Especialização em Educação a Distância pelo Senac/RS (2008). Atualmente é professora da Universidade Luterana do Brasil, em Canoas/RS e da Rede Municipal de Porto Alegre/RS. Tem experiência no ensino de Matemática e de Metodologia da Matemática tendo atuado em Cursos de Graduação em Matemática e Pedagogia. Trabalha com Educação a Distância em cursos superiores e integra o setor Laboratório de Aprendizagem Virtual da ULBRA. Tem experiência na produção escrita de material didático e gravação de videoaulas para a educação a distância.

    Maria da Graça Taffarel Krieger

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0032157766870756

    Mestre em Educação, Especialista em Educação Infantil e graduada em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (2007). Na Universidade Luterana do Brasil atua como Coordenadora Adjunta do Curso de Gestão de Recursos Humanos (EAD/Presencial), ministrando as disciplinas de Recrutamento e Seleção. No Curso de Processos Gerenciais atua com a disciplina de Tópicos Comportamentais nas Organizações. Professora do curso de Pedagogia, trabalhando com as disciplinas de Psicodinâmica da Aprendizagem, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem e Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil. No Pós-Graduação, com a disciplina de Gestão de Competências e Talentos e TCC. No curso de Psicologia ministra as disciplinas de Psicologia da Aprendizagem, Psicologia Escolar e História da Psicologia. Psicóloga Clínica na APAE/Esteio, coordena o grupo operativo de pais dessa mesma Instituição. Área de interesses nos seguintes temas: desenvolvimento humano, comportamento humano nas organizações, inclusão; aprendizagem; família; vínculos; acolhimento.

    Maria Inê Borsa

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8104441876513361

    Possui Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985), Graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983), Pós-graduação em Administração e Planejamento para Docentes na Universidade Luterana do Brasil - Canoas-RS (1993) e Mestrado em Gestão Empresarial pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales - UCES - Argentina (1996). É Professora Adjunta-Mestrado na Universidade Luterana do Brasil - Canoas/RS na modalidade a distância no Curso de Gestão Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários, Administração, Letras e Pedagogia.Possui escritório particular de advocacia. Tem experiência na área de Direito Civil, com ênfase em Direito de Família, Direito das Sucessões e Direito Imobiliário, atuando principalmente nos seguintes temas: adoção, alimentos, separação judicial, divórcio, investigação de paternidade, inventários e partilhas, locações, avaliação de custos imobiliários e sistema registral. Atualmente, é Coordenadora do Curso Superior de Graduação Tecnológica em Negócios Imobiliários - EAD da Ulbra/RS.

    Maria Lizete da Silva Schneider

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1702872199288341

    Graduada em Letras pelo Centro Educacional La Salle de Ensino Superior (1980), especialização em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1981), especialização em Língua Portuguesa - Redação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982) e especialização em Linguística do Texto pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994). Atualmente é professora do curso de Letras da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Textual.

    Marinice Langaro Vaisz

    Olgaires Domingues Schneider

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6532164879468784

    Possui graduação em Pedagogia Orientação Educacional pela Universidade do Vale do Itajaí (1988), especialização em Psicopedagogia Clínica pelo Centro Universitário La Salle (1996) e mestrado em Psicologia Educacional pelo Instituto de Psicologia Aplicada (2000). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Atua principalmente nos seguintes temas: psicologia, estágios de formação docente, didática.

    Paulo Cesar Fernandes Brum

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6797220063817136

    Mestre em música pela UFRGS (2013) e Mestrando em teologia (litúrgica e hinologia) pelo Seminário Concórdia de São Leopoldo/RS. Bacharel em Regência (1999) e composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia - Seminário Concórdia (1997). Mestre de Capela da ULBRA (Universidade Luterana do Brasil) atuando como coordenador e orientador dos programas e projetos de música nas linhas educacional, histórica, confessional, erudita e contemporânea. Na atividade docente atua como professor de Órgão na Extensão da UFRGS e ULBRA e professor universitário no curso de Pedagogia da ULBRA.

    Raquel Usevicius Hahn

    Rejane Reckziegel Ledur

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9918984740294482

    Possui Licenciatura em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e Mestrado em Educação ? FACED/UFRGS (2005). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, professora da Rede Municipal de Ensino de Canoas (RS) e professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil, atuando nas disciplinas relacionadas coma arte e o ensino da arte. É integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte ? GEARTE e as suas pesquisas estão relacionadas com os seguintes temas: arte contemporânea, produção de sentido, experiência estética e ensino de arte.

    Rejane Sittoni Schutz

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5445169267910478

    Graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Luterana do Brasil (1992), com Especialização em Gestão e Planejamento Escolar, Mestrado em Educação, pela na Universidade Luterana do Brasil. Professora titular da Universidade Luterana do Brasil, no curso de graduação em pedagogia, nas modalidades presencial e em EAD. Atuo como Supervisora Escolar, concursada na PREFEITURA MUNICIPAL DE ESTEIO. Experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

    Renato Garcia dos Santos

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8859589883349436

    Possui bacharelado em Desenho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e mestrado em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é instrutor de artes da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando nas disciplinas relacionadas a desenho e gravura. Suas pesquisas são nos seguintes temas: desenho, escultura, gravura, linha, objeto, instalações.

    Sandra Marise Machado

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1746702301313125

    Possui graduação em PEDAGOGIA - HABILITAÇÃO ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL (2003) e PEDAGOGIA - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EMPRESARIAL (2010), pela Universidade Luterana do Brasil, especialização em PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL pelo Centro Universitário La Salle (2005). Atualmente coordena o Setor de Processos Acadêmicos EAD da Universidade Luterana do Brasil. Possui experiência em atendimentos psicopedagógico clínico e institucional, docência em sala de aula e orientação profissional.

    Selma França e Silva da Costa

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6571636998569943

    Possui graduação em Pedagogia Supervisão Escolar Admnistração Escolar pela Universidade Católica de Pernambuco(1980), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco(1982), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Católica de Pernambuco(1982), especialização em Aconselhamento Psicopedagógico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1984) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade de Salamanca(2001). Atualmente é PROFESSORA da Universidade Luterana do Brasil.

    Ursula Boeck

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5291420279801071

    Mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA- Canoas/RS. Possui graduação em Pedagogia - Orientação Educacional pelo Centro Universitário La Salle, Especialista em Psicopedagogia Clínica e em Educação Psicomotora: psicomotricidade relacional. pelo Centro Educacional La Salle. Atualmente é professora titular do curso de Pedagogia em EaD e do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia em EaD da Universidade Luterana do Brasil/ULBRA - Canoas/RS e psicopedagoga do Nucleo de Atendimento ao Docente e Discente - NAD/NADi -da ULBRA-Canoas/RS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino a distância, psicopedagogia clínica e institucional e psicomotricidade relacional. Atua, principalmente, nos seguintes temas: educação, educação a distância, educação especial, educação superior, adolescência, aprendizagem, psicomotricidade e psicopedagogia clinica e institucional.

    Ursula Tatiana Timm

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1018131370420368

    Possui licenciatura em Ciências - Habilitação: Matemática (2000) e especialização em Educação Matemática (2012), pela Universidade Luterana do Brasil. Atualmente é professora da Universidade Luterana do Brasil e do Colégio da Imaculada, em Canoas, RS.

ULBRA Gravataí - Avenida Itacolomi, nº 3.600 Bairro São Vicente · CEP 94.155-052 · Gravataí/RS
Telefone: (51) 3431.7677 · E-mail: