Página Inicial » Graduação » Serviço Social (EAD) » Coordenação e Corpo Docente

Coordenação e Corpo Docente

  • Coordenação do Curso

    Ana Patrícia Barbosa

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8736130018046678

    Bacharelado em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (2007). Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade FEEVALE. Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade FEEVALE (2013). Especialista em Intervenção Familiar e Comunitária no Âmbito das Políticas Sociais pela Universidade Luterana do Brasil (2009) e Especialista em Terapias Individual, Familiar e de Casal - abordagem sistêmico-integrativa. Como pesquisadora desenvolve projetos relacionados a temática da infância e juventude.

  • Coordenação Adjunta

    Michelle Bertóglio Clos

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3383297371512060

    Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (2005) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é professora no Centro Universitário Metodista e professora adjunta na Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: gerontologia social, serviço social, políticas públicas e educação a distância.

  • Núcleo Docente Estruturante

    Arno Vorpagel Scheunemann

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0626500090053983

    Bacharel em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (1994), graduado em Teologia - Seminário Concórdia (1988), integralizado nas Faculdades EST em 2012, doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2000). Atualmente é professor de graduação e pós-graduação na Universidade Luterana do Brasil, onde coordena o curso de Serviço Social EAD. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase na Docência de Pesquisa em SS, Processo de Trabalho no SS, Fundamentos Históricos e Teórico-metodológicos do SS, Estratégias Metodológicas em SS, Recursos Tecnológicos em SS, Redes, Filosofia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: redes, fortalecimento, complexidade, violência, família, aconselhamento libertador, promoção da saúde e educação à distância.

    Caroline Fernanda Santos da Silva

    Mestre em Serviço Social pela PUC - Rio (2009). Possui graduação em Serviço Social pela
    Universidade Luterana do Brasil (2004). Atua na área de Serviço Social, com ênfase em Políticas
    Públicas e Relações Étnico/Raciais e de Gênero. Desenvolve projetos de Extensão Universitária voltados à prevenção e combate à violência contra a mulher e promoção dos direitos humanos junto ao público escolar da cidade de Canoas/RS. Atua como professora adjunta do curso de Serviço Social na Universidade Luterana do Brasil, Campus Canoas/RS, nas modalidades EAD e Presencial.

    Ivone Rheinheimer

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6085359414828889

    Assistente Social Graduada pela Universidade Luterana do Brasil, Mestre em Serviço Social pela Pontificia Universidade Católica do RGS, na temática da Responsabilidade Social Empresarial. Coordenadora e Professora de Graduação e Especialização do Curso de Serviço Social da Universidade Luterana do Brasil em Canoas. Coordenadora do Curso de Serviço Social da Universidade Luterana do Brasil em Gravataí. Professora Convidada da FGV Menagement - MBA em Marketing - Especialização em Gestão de Marcas e Responsabilidade Social. Assistente Social, possui formação em Dinâmica dos Grupos pela SBDG - Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos, Consultora em Gestão Social atua na Temática de Aspectos legais das Organizações da Sociedade Civil, Elaboração de Projetos Sociais, Captação de Recursos, Sensibilização para Voluntariado, Treinamento e Desenvolvimento Humano no Primeiro Segundo e Terceiro Setor.

    Ruthe Corrêa da Costa

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2498013103204720

    Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994). Especialização em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) e Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor titular da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social do Trabalho e Gerontologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento humano, direitos, cotidiano, família, criança e assistência social. Graduanda do Curso de Direito na Universidade Luterana do Brasil Campus Canoas RS, previsão de formatura 2014/1.

  • Conselho do Curso

    Arno Vorpagel Scheunemann

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0626500090053983

    Bacharel em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (1994), graduado em Teologia - Seminário Concórdia (1988), integralizado nas Faculdades EST em 2012, doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2000). Atualmente é professor de graduação e pós-graduação na Universidade Luterana do Brasil, onde coordena o curso de Serviço Social EAD. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase na Docência de Pesquisa em SS, Processo de Trabalho no SS, Fundamentos Históricos e Teórico-metodológicos do SS, Estratégias Metodológicas em SS, Recursos Tecnológicos em SS, Redes, Filosofia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: redes, fortalecimento, complexidade, violência, família, aconselhamento libertador, promoção da saúde e educação à distância.

    Iarani Augusta Galucio Lauxen

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6233451410025073

    Assistente Social, graduada pela Universidade da Amazônia-UNAMA (2007). Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional pela Faculdade Internacional de Curitiba-FACINTER (2010), Mestre em Teologia, linha de pesquisa: Educação Comunitária com Infância e Juventude pela Escola Superior de Teologia- EST do Rio Grande do Sul. Doutoranda bolsista PROEX/CAPES em Teologia na Faculdades EST. Docente do Curso de Serviço Social EAD/ULBRA Canoas-RS. Assistente Social na Superintendência do Sistema Penitenciário do Rio Grande do Sul (SUSEPE-RS).Possui experiência acadêmica na área sócio jurídica para a infância e juventude e empresa privada, e profissional nas áreas sócio-jurídica, segurança pública, saúde pública, saúde mental, controle social e ensino em Serviço Social presencial e Ead.

    Lúcia Cristina Delgado Capitão

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4660482772807355

    Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985) e mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é assistente social na Fundação de Atendimento Sócio Educativo (Fase) e professora do Curso de Serviço Social EAD da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

    Rúbia Geane Goetz

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3508803773377779

    Possui graduação em serviço social pela Universidade Luterana do Brasil (2003). Atualmente é perita - assistente social - Tribunal de Justiça- RS, professor de serviço social da Universidade Luterana do Brasil, assistente social - coordenadora de projetos da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo e diretora de gestão social - Social e Estratégias em Desenvolvimento Social. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas sociais e controle social.

  • Docentes

    Acir Raymann

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5823222538951144

    Doutor em Teologia pelo Concordia Seminary, St. Louis, Missouri, USA. Mestrado em Teologia pelo Concordia Seminary, St. Louis, Missouri, USA. Graduação em Pedagogia pela Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras. Bacharelado em Teologia pelo Seminario Concórdia. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil e professor titular em Antigo Testamento no Seminário Concórdia. Leciona Teologia do Antigo Testamento, atuando principalmente em: Hebraico Bíblico, Introdução ao Antigo Testamento, Exegese do Antigo Testamento e Arqueologia Bíblica. Leciona também Pedagogia, atuando principalmente em: Fundamentos Teóricos e Metodológicos dos Anos Iniciais, História da Educação e Filosofia da Educação.

    Alceu Streher Escobar

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9446952155668806

    Possui graduação em Ciências Sociais Licenciatura pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985) e graduação em Ciências Sociais Bacharelado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1984). Atualmente é professor assistente da Universidade Luterana do Brasil e Professor no Instituto Brasileiro de Gestão Pública, atuando principalmente nos seguintes disciplinas como professor nos cursos de Ciências Sociais, Pedagogia Gestão Pública, Direito e Serviço Social.

    Alexandre Moroni

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9804587825524832

    Técnico em Informática pela Escola Alcides Maya (2005), Bacharel em Matemática Aplicada à Informática pela ULBRA (2007), Especialista em Educação a Distância pelo SENAC/RS (2008), Mestre em Memória Social e Bens Culturais pelo Centro Universitário La Salle - Unilasalle (2015), atualmente cursa Licenciatura em Matemática - ingresso 2015/2. É Professor Adjunto com Mestrado da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA atuando no curso de Pós-Graduação em Gestão de Banco de Dados e nos cursos de Graduação de Gestão Púbica, Sistemas para a Internet, Pedagogia e Engenharia da Produção, ministra também da Disciplina de Instrumentalização Científica - disciplina que integra o Eixo de Formação Geral que reúne alunos praticamente de todos os cursos de graduação da Instituição. Trabalha nas modalidades de educação Presencial, totalmente a Distância e 20% a Distância. Possui publicações nas áreas da Matemática, Informática, Tecnologias Educacionais, Educação a Distância e integra o grupo de pesquisa cadastrado no CNPQ intitulado: Educação a Distância: mitos e desafios.

    Ana Maria Acker

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3312435607730648

    Professora do curso de Jornalismo da Universidade Luterana do Brasil - Ulbra. Doutoranda em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Conceito CAPES 5) e mestre pela mesma instituição. É bacharel em Comunicação Social - Jornalismo e especialista em Cinema pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Participa do grupo de pesquisa em Processos Audiovisuais (PROAV/UFRGS). Áreas de interesse: cinema brasileiro, gêneros cinematográficos, comunicação e esporte, experiência estética, tecnologia, jornalismo esportivo e online.

    Ana Patrícia Barbosa

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8736130018046678

    Bacharelado em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (2007). Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade FEEVALE. Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade FEEVALE (2013). Especialista em Intervenção Familiar e Comunitária no Âmbito das Políticas Sociais pela Universidade Luterana do Brasil (2009) e Especialista em Terapias Individual, Familiar e de Casal - abordagem sistêmico-integrativa. Como pesquisadora desenvolve projetos relacionados a temática da infância e juventude.

    Angela da Rocha Rolla

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3157931496309033

    Graduada em licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1970), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996). Atualmente é professora titular da ULBRA, coordenadora do curso de Letras - campus Guaíba, atuando em graduação e pós-graduação. Foi membro do Comitê Assessor de Letras e Artes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul no biênio 2006/2007. Atuou também como assessora pedagógica da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. É responsável pela criação e desenvolvimento de programas de leitura, em especial o Programa de Leitura Fome de Ler que é desenvolvido há oito anos em 20 municípios do RS em parceria com a Câmara Rio-grandense do Livro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, literatura infanto-juvenil, pesquisa, literatura e literatura brasileira.

    Ângela Maria Pereira da Silva

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6189788879854211

    Graduada em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (2004); Especialista em Gestão do Capital Humano pela Faculdades Porto-Alegrenses e Mestre em Serviço Social pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Tem experiência na área de Serviço Social, atuando na Prefeitura Municipal de São Leopoldo desde o ano de 2006; desde 2008 até 2012 na gestão e planejamento do trabalho no Centro Jacobina - atendimento e apoio à mulher, no enfrentamento à violência doméstica e familiar, campanhas educativas de prevenção à violência e políticas públicas às mulheres e a partir de 2013 na Secretaria Municipal de Saúde. E como Docente no Curso de Serviço Social na Ulbra - Campus Canoas e Gravataí desde 2010 e do período de outubro de 2012 até junho de 2013 como Coordenadora Adjunta do Curso de Serviço Social EaD da Universidade Luterana do Brasil ; Durante o ano de 2011 como Palestrante de Cursos no Grupo Educacional. Docente no período de 2007 até 2009 como Docente na Especialização em Gestão de Pessoas em Saúde numa parceria Fundação Conesul e Fundação Saint Pastous.

    Anselmo Ernesto Graff

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0398261228781825

    Possui graduação em Teologia pelo Seminário Concórdia (Faculdade Livre de Teologia - 1997). Bacharel em Teologia pela ULBRA (2013) e Mestrado em Teologia Sistemática - Concordia Seminary - USA (2008). Diploma reconhecido no Brasil pela PUC-GO (Mestre em Ciências da Religião - 2011). Atualmente é professor auxiliar da Universidade Luterana do Brasil [ULBRA] e professor no Seminário Concórdia. Tem experiência na área de Teologia Bíblica e Missionária. É Coordenador Adjunto do Curso de Teologia da ULBRA e Coordenador do Centro Internacional de Treinamento Missionário, do Seminário Concórdia.

    Arno Vorpagel Scheunemann

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0626500090053983

    Bacharel em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (1994), graduado em Teologia - Seminário Concórdia (1988), integralizado nas Faculdades EST em 2012, doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2000). Atualmente é professor de graduação e pós-graduação na Universidade Luterana do Brasil, onde coordena o curso de Serviço Social EAD. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase na Docência de Pesquisa em SS, Processo de Trabalho no SS, Fundamentos Históricos e Teórico-metodológicos do SS, Estratégias Metodológicas em SS, Recursos Tecnológicos em SS, Redes, Filosofia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: redes, fortalecimento, complexidade, violência, família, aconselhamento libertador, promoção da saúde e educação à distância.

    Caroline Fernanda Santos da Silva

    Mestre em Serviço Social pela PUC - Rio (2009). Possui graduação em Serviço Social pela
    Universidade Luterana do Brasil (2004). Atua na área de Serviço Social, com ênfase em Políticas
    Públicas e Relações Étnico/Raciais e de Gênero. Desenvolve projetos de Extensão Universitária voltados à prevenção e combate à violência contra a mulher e promoção dos direitos humanos junto ao público escolar da cidade de Canoas/RS. Atua como professora adjunta do curso de Serviço Social na Universidade Luterana do Brasil, Campus Canoas/RS, nas modalidades EAD e Presencial.

    Cleuza Maria Roveda Boelter

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1164949415405342

    Possui graduação em Estudos Sociais pela Faculdade Católica de Filosofia Ciências E Letras de Bagé (1974) e graduação em Ciências Sociais pela Faculdade Católica de Filosofia Ciências E Letras de Bagé (1977). Atualmente é professora na Universidade Luterana do Brasil. Possui experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, competências e habilidades, livro, cultura e assessoramento psicopedagógico.

    Cosme Luiz Chinazzo

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7376109829591870

    Possui graduação em FILOSOFIA pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - FAFINC - Viamão/RS. Pós-graduação: ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL, - LATO SENSU (nível: especialização), pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras FAPA. MESTRADO EM EDUCAÇÃO pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil/Canoas/RS, atuando na docência da graduação e Pós-Graduação, na modalidade presencial desde 1990 e na modalidade EaD a partir 2004 (Graduação e Pós-graduação). Tem experiência na área de Filosofia, Filosofia da Educação com ênfase em Ética e Filosofia Moral, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Metodologia da Pesquisa, Pesquisa, Métodos de Estudo e Leitura, Epistemologia.

    Daisy Batista Pail

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4256804820012008

    Possui graduação em Letras-Português e respectivas literaturas (2008), especialização em Consultoria e Assessoria Linguística (2010), mestrado em Linguística e está cursando doutorado em Linguística na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência nessa área, inclusive com ênfase em Linguística Aplicada, atuando com os seguintes temas: Lógica e Linguagem Natural, Cultura Digital, polidez, tabus linguísticos e web semântica, numa abordagem pragmático-inferencialista. Leciona Língua Portuguesa para séries finais no município de Viamão e Língua Portuguesa e Linguística no curso de Letras da ULBRA.

    Débora Teresinha Mutter da Silva Mota

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1837479155193364

    Graduada em letras - bacharelado com ênfase em espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998); mestre em Literatura Comparada (2001) e doutor em Estudos de Literatura Brasileira e Luso-africanas (2008), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande Sul - UFRGS. Tem pesquisa na área de estudos culturais, história contemporânea e suas relações com a literatura e identidade, bem como semiótica, cibercultura e novas tecnologias em suas relações com a literatura. É autora do livro "A poética da perseguição em Clarice Lispector e Julio Cortázar" (2009) e organizadora do livro "Cem anos sem Machado de Assis" (2008); possui artigos e ensaios publicados em revistas especializadas, atuando também como parecerista. Tem experiência na área de Letras no ensino de Língua Espanhola e Portuguesa e suas respectivas literaturas e culturas. Atualmente, é professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e da Universidade Luterana do Brasil. Na Ulbra, além da graduação, atua na Pós-Graduação - Especialização em Língua Literatura e Mídias. Leciona as disciplinas: língua e literaturas portuguesa e espanhola; crítica literária, teoria literária e cultura brasileira e hispano-americana.

    Edgar Roberto Kirchof

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5752128941340564

    Possui graduação em Letras (Portugês/Alemão) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995), graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1998), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), tendo realizado um Pós-Doutorado na área da Biossemiótica na Universidade de Kassel, Alemanha. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando, como docente e pesquisador, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e, como docente, no Curso de Letras. Tem experiência na área de Letras e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria da Literatura, Estudos Culturais, Semiótica e Cibercultura.

    Everton Rodrigo Santos

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3598722578796147

    Everton Rodrigo Santos é Pós-doutor em Ciência Política pela UFRGS (2013), Doutor (2005) e Mestre (1996). É consultor e avaliador da CAPES, professor titular e pesquisador do corpo permanente da Universidade Feevale no PPG Diversidade Cultural e Inclusão Social, orientando teses e dissertações, é também professor adjunto na Universidade Luterana do Brasil. Como pesquisador é vinculado ao Grupo de Pesquisa Capital Social e Desenvolvimento Sustentável na América Latina da UFRGS, ao Grupo Metropolização e Desenvolvimento Regional da Universidade Feevale e ao Grupo Sociedade Informacional, Individualidades, Políticas Sociais da ULBRA.Também integra a Latin American Studies Association (LASA), a International Political Science Association (IPSA). Atua na área da Ciência Política e Interdisciplinar, tendo como suas principais preocupações a temática da democracia, da cultura política, do capital social e das políticas públicas. Publicou 27 artigos nacionais/internacionais, 10 capítulos de livros e 3 livros. Sua última obra publicada em 2013 foi Democracia e Desenvolvimento pela editora da Unijui. Como gestor acadêmico foi coordenador de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (2008/2009) e (2010/2011), membro de Conselho de Pós-Graduação e Pesquisa (CNPPG 2007/2009) e Conselho Universitário (CONSU 2009/2014), além de ter integrado e integrar diversos fóruns de assessoramento ao ensino e a pesquisa.

    Honor de Almeida Neto

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9947014630841150

    Natural de Porto Alegre é Doutor em Serviço Social pela PUCRS de Porto Alegre (2004), Mestre (1999) e Graduado em Ciências Sociais PUCRS (1995). Atualmente é coordenador do curso de Ciência Política presencial e do CST em Gestão Pública na modalidade EAD da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA Canoas). É professor titular no curso de graduação em Ciência Política e Gestão Pública EAD, e em cursos de especialização na modalidade presencial e em EAD. Orienta monografias de graduação e Pós-graduação. Integra o grupo de pesquisa Cidades: Políticas Públicas, Redes e Sustentabilidade da ULBRA. Pesquisador com experiência na área das Ciências Humanas com ênfase na análise de processos de formação da Criança e do Adolescente e do impacto das NTIC na qualidade das relações humanas e sociais.

    Iarani Augusta Galucio Lauxen

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6233451410025073

    Assistente Social, graduada pela Universidade da Amazônia-UNAMA (2007). Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional pela Faculdade Internacional de Curitiba-FACINTER (2010), Mestre em Teologia, linha de pesquisa: Educação Comunitária com Infância e Juventude pela Escola Superior de Teologia- EST do Rio Grande do Sul. Doutoranda bolsista PROEX/CAPES em Teologia na Faculdades EST. Docente do Curso de Serviço Social EAD/ULBRA Canoas-RS. Assistente Social na Superintendência do Sistema Penitenciário do Rio Grande do Sul (SUSEPE-RS).Possui experiência acadêmica na área sócio jurídica para a infância e juventude e empresa privada, e profissional nas áreas sócio-jurídica, segurança pública, saúde pública, saúde mental, controle social e ensino em Serviço Social presencial e Ead.

    Laíno Alberto Schneider

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5765715144536173

    Possui graduação em Licenciatura Plena Em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1987), mestrado em Antropologia Filosófica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Filosofia - Universidad Pontificia de Salamanca (2000), tendo seu título reconhecido pela UFRGS equivalente a DOUTOR EM ANTROPOLOGIA SOCIAL. Foi Coordenador do Programa Permanente de Acessibilidade da Universidade Luterana do Brasil de março de 2011 a fevereiro de 2012. É professor da EAD e pesquisador na área da Acessibilidade: reconhecimento das diferenças e acessibilidade universal. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: homem, pesquisa, cultura, projeto e vida. É líder do Grupo de Pesquisa Educação Social e Transversalidade - ULBRA/ Canoas.

    Lourenço Brito Felin

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0599475625665849

    Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (2004) e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil e Assistente Social da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Serviço Social, pessoas com deficiência e saúde coletiva.

    Lúcia Cristina Delgado Capitão

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4660482772807355

    Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985) e mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é assistente social na Fundação de Atendimento Sócio Educativo (Fase) e professora do Curso de Serviço Social EAD da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

    Maria Alice da Silva Braga

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4904156897174388

    Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), mestrado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura sul-rio-grandense, literatura brasileira, literatura hispano-americana, teoria da literatura, crítica literária, memória e crítica genética. É professora adjunta do Curso de Letras, na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) na área de Literatura, onde também atua no Ensino a Distância (EAD). É organizadora da obra Cem anos sem Machado (2008), publicada especialmente para a comemoração do centenário de falecimento do escritor carioca. Do mesmo modo, escreveu obras como Redação Empresarial (2007), Literatura Brasileira: do realismo ao modernismo (2008), bem como capítulos de livros de Crítica Literária e Teoria da Literatura para cursos a distância. Também escreveu capítulos de obras como Erico Verissimo provinciano e universal (2006); Mário Quintana: cotidiano, lirismo e ironia (2006); A narrativa literária: novos rumos (2007); Novos horizontes para a teoria da literatura e das mídias (2012).

    Michelle Bertóglio Clos

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3383297371512060

    Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (2005) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é professora no Centro Universitário Metodista e professora adjunta na Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: gerontologia social, serviço social, políticas públicas e educação a distância.

    Miguel Augusto Pinto Soares

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7967366193138780

    É Mestre em História, artista visual e professor universitário dos cursos de História, Artes Visuais, Arquitetura e Tecnologia em Design de Moda da Universidade Luterana do Brasil. Com formação acadêmica e experiência em história e artes visuais, com ênfase em imagem, fotografia e memória, publicou trabalhos nas áreas de História e Literatura. Realizou também diversas exposições de arte, tanto individuais quanto coletivas, destacando-se a Exposição Individual Guardiões do Céu no Museu de Arte do Rio Grande do Sul. Foi coordenador do Curso de História da ULBRA Torres, coordenou o Núcleo de Artes Visuais da Casa de Cultura Mario Quintana-RS por quase uma década e foi Sócio-Diretor do Centro Cultural Terravista Literatura & Arte, instituições onde produziu inúmeras exposições de arte, shows musicais e eventos literários. Atua principalmente nas seguintes áreas: história, artes visuais, fotografia e música.

    Patricia Noll de Mattos

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0014434515412271

    Mestrado em Ciência da Computação

    Paulo Gerhard Pietzsch

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3040972750517741#sthash.XYNyXmmc.dpuf

    Bacharel em Teologia - Seminário Concórdia (1987); Bacharel em Teologia pela Escola Superior em Teologia (2012), Mestre em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2002) e Doutor em Teologia pela mesma instituição (2008). Tem formação e experiência docente em Liturgia, Culto Cristão; Teologia Sistemática, Sacramentos, Teologia e Prática da Ação Social, Metodologia do Ensino Religioso, Movimento Ecumênico, Psicologia e Aconselhamento Pastoral, Cultura Religiosa, além de formação e experiência em Música e Regência Coral. É líder e coordena o Grupo de Pesquisa "TEOLOGIA E PRAXIS SOCIAL", na Universidade Luterana do Brasil, em Canoas, RS.

    Paulo Wille Buss

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6883565365975099

    Possui graduação em Teologia - Seminário Concórdia de Porto Alegre (1978), mestrado em Teologia - Concordia Seminary Saint Louis (1981) e doutorado em Teologia - Concordia Seminary Saint Louis (1994). Atualmente é professor - SEMINÁRIO CONCÓRDIA e professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil--ULBRA , atuando principalmente nos seguintes temas: ielb, lutero, história da igreja, igreja e missão, teologia sistemática.

    Romeo Atilano Nedel

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2266126530070721

    Possui graduação em Universidade do Vale do Rio dos Sinos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1988) e mestrado em Direitos Fundamentais pela Universidade Luterana do Brasil - Canoas (2005).

    Rúbia Geane Goetz

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3508803773377779

    Possui graduação em serviço social pela Universidade Luterana do Brasil (2003). Atualmente é perita - assistente social - Tribunal de Justiça- RS, professor de serviço social da Universidade Luterana do Brasil, assistente social - coordenadora de projetos da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo e diretora de gestão social - Social e Estratégias em Desenvolvimento Social. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas sociais e controle social.

    Ruthe Corrêa da Costa

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2498013103204720

    Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994). Especialização em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) e Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor titular da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social do Trabalho e Gerontologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento humano, direitos, cotidiano, família, criança e assistência social. Graduanda do Curso de Direito na Universidade Luterana do Brasil Campus Canoas RS, previsão de formatura 2014/1.

    Sandro Celestino da Rosa Wollenhaupt

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778991D4

    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994) e Mestrado Acadêmico em Administração pela Universidade Fernando Pessoa (Reconhecido pela UNIVALI) (2006). Atualmente é professor na Universidade Luterana do Brasil, Faculdades Equipe, FTEC - Faculdade de Tecnologia. Tem experiência na áreas Economia, Finanças e Planejamento.

    Sonia Beatriz Bagatini

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5747045686094546

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos -São Leopoldo-RS (1990). Especialização em Diagnóstico Psicológico.
    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) Especialização em Violência Doméstica. Universidade de São Paulo, USP (2005)

    Thomas Heimann

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4537136261648181

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (1995), graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia do Seminário Concórdia (1992) e mestrado em Teologia pela Escola Superior de Teologia -EST(2003). Atualmente é professor titular da Universidade Luterana do Brasil na área da Graduação e Pós-Graduação e é o atual coordenador do curso de Teologia da ULBRA, nas modalidades presencial e EAD. Tem experiência na área do aconselhamento pastoral e na Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: aconselhamento pastoral, psicologia pastoral, morte e luto, cuidado a cuidadores e espiritualidade e saúde. É bolsista da CAPES no Programa de Doutorado da Escola Superior de Teologia(EST). Atua como professor convidado do curso de especialização em Aconselhamento e Psicologia Pastoral da EST.

    Vanessa Hauser

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3558134180438292

    Jornalista e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio do Sinos, na linha de pesquisa Linguagens e Práticas Jornalísticas. Formada pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e Mestre em Jornalismo pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina.

    Vinicius Martins Flores

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7217654228341536

    Mestre em Letras Especialidade em Psicolinguística (UFRGS). Pedagogo em Educação Infantil, Séries Iniciais e Gestão Escolar (ULBRA). Graduado em Letras Libras Bacharelado (UFSC). Possui certificação em Proficiência da Língua de Sinais para tradução e ensino de Língua de Sinais Brasileira (Libras). Especialista em Aquisição de Linguagem e Alfabetização (FEEVALE). Áreas de interesse: Psicolinguística e sua interface com a formação de professores bilíngues bimodais; formação docente para atendimento educacional especializado bilíngue Libras/Português Brasileiro e o bilinguismo bimodal. No ensino superior ministra a disciplina de Libras aplicada a Medicina (no curso de Medicina ULBRA). No ensino à distância (ULBRA) exerce a regência da disciplina de Libras. Na UERGS (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul) é docente da disciplina de Libras em cursos de Licenciaturas e atua na extensão universitária em cursos de AEE (Atendimento Educacional Especializado). Realiza assessoria linguística e educacional em processos de ensino bilíngues para inclusão de alunos surdos. Atua com assessoria linguística / traduções / interpretações de diferentes áreas do conhecimento e nível de ensino.

ULBRA Gravataí - Avenida Itacolomi, nº 3.600 Bairro São Vicente · CEP 94.155-052 · Gravataí/RS
Telefone: (51) 3431.7677 · E-mail:
tempo: 0.6040
Memoria: 7.82MB