Página Inicial » Graduação » Serviço Social (EAD) » Coordenação e Corpo Docente

Coordenação e Corpo Docente

  • Coordenação do Curso

    Ana Patrícia Barbosa

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8736130018046678

    Bacharelado em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (2007). Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade FEEVALE. Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade FEEVALE (2013). Especialista em Intervenção Familiar e Comunitária no Âmbito das Políticas Sociais pela Universidade Luterana do Brasil (2009) e Especialista em Terapias Individual, Familiar e de Casal - abordagem sistêmico-integrativa. Como pesquisadora desenvolve projetos relacionados a temática da infância e juventude.

  • Coordenação Adjunta

    Maria Suzete Müller Lopes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0376282024013659

    Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1980), especialização em Metodologia do Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1985) e mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2006). Atualmente é ASSISTENTE SOCIAL do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, 1ª Secretária do CRESS 10ª Região do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e professor titular da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Fundamentos do Serviço Social.

  • Núcleo Docente Estruturante

    Ana Patrícia Barbosa

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8736130018046678

    Bacharelado em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (2007). Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade FEEVALE. Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade FEEVALE (2013). Especialista em Intervenção Familiar e Comunitária no Âmbito das Políticas Sociais pela Universidade Luterana do Brasil (2009) e Especialista em Terapias Individual, Familiar e de Casal - abordagem sistêmico-integrativa. Como pesquisadora desenvolve projetos relacionados a temática da infância e juventude.

    Maria Suzete Müller Lopes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0376282024013659

    Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1980), especialização em Metodologia do Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1985) e mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2006). Atualmente é ASSISTENTE SOCIAL do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, 1ª Secretária do CRESS 10ª Região do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e professor titular da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Fundamentos do Serviço Social.

    Ruthe Corrêa da Costa

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2498013103204720

    Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994). Especialização em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) e Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor titular da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social do Trabalho e Gerontologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento humano, direitos, cotidiano, família, criança e assistência social. Graduanda do Curso de Direito na Universidade Luterana do Brasil Campus Canoas RS, previsão de formatura 2014/1.

  • Conselho do Curso

    Ana Patrícia Barbosa

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8736130018046678

    Bacharelado em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (2007). Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade FEEVALE. Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade FEEVALE (2013). Especialista em Intervenção Familiar e Comunitária no Âmbito das Políticas Sociais pela Universidade Luterana do Brasil (2009) e Especialista em Terapias Individual, Familiar e de Casal - abordagem sistêmico-integrativa. Como pesquisadora desenvolve projetos relacionados a temática da infância e juventude.

    Caroline Fernanda Santos da Silva

    Mestre em Serviço Social pela PUC - Rio (2009). Possui graduação em Serviço Social pela
    Universidade Luterana do Brasil (2004). Atua na área de Serviço Social, com ênfase em Políticas
    Públicas e Relações Étnico/Raciais e de Gênero. Desenvolve projetos de Extensão Universitária voltados à prevenção e combate à violência contra a mulher e promoção dos direitos humanos junto ao público escolar da cidade de Canoas/RS. Atua como professora adjunta do curso de Serviço Social na Universidade Luterana do Brasil, Campus Canoas/RS, nas modalidades EAD e Presencial.

  • Docentes

    Acir Raymann

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5823222538951144

    Doutor em Teologia pelo Concordia Seminary, St. Louis, Missouri, USA. Mestrado em Teologia pelo Concordia Seminary, St. Louis, Missouri, USA. Graduação em Pedagogia pela Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras. Bacharelado em Teologia pelo Seminario Concórdia. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil e professor titular em Antigo Testamento no Seminário Concórdia. Leciona Teologia do Antigo Testamento, atuando principalmente em: Hebraico Bíblico, Introdução ao Antigo Testamento, Exegese do Antigo Testamento e Arqueologia Bíblica. Leciona também Pedagogia, atuando principalmente em: Fundamentos Teóricos e Metodológicos dos Anos Iniciais, História da Educação e Filosofia da Educação.

    Ana Maria Acker

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3312435607730648

    Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Conceito CAPES 5) e mestre pela mesma instituição. Professora dos cursos de Jornalismo e Gestão Pública (EAD) da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. É bacharel em Comunicação Social - Jornalismo e especialista em Cinema pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Na ULBRA, participa do projeto de extensão Cine Diversidade, onde realiza oficinas e exibições de filmes brasileiros e debates sobre Direitos Humanos e diversidade em escolas de ensino fundamental de Canoas, RS. Como jornalista, atuou em rádio, assessoria de comunicação, web e televisão. Possui interesse nas seguintes áreas: gêneros cinematográficos (sobretudo horror), cinema brasileiro, cinema e educação, comunicação e esporte, experiência estética, tecnologia, jornalismo esportivo e digital. É autora do livro "Experiências estéticas do futebol no cinema brasileiro", lançado em 2018 pela Editora Appris.

    Ana Patrícia Barbosa

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8736130018046678

    Bacharelado em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (2007). Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade FEEVALE. Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade FEEVALE (2013). Especialista em Intervenção Familiar e Comunitária no Âmbito das Políticas Sociais pela Universidade Luterana do Brasil (2009) e Especialista em Terapias Individual, Familiar e de Casal - abordagem sistêmico-integrativa. Como pesquisadora desenvolve projetos relacionados a temática da infância e juventude.

    Anselmo Ernesto Graff

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0398261228781825

    Possui graduação em Teologia pelo Seminário Concórdia (Faculdade Livre de Teologia - 1997). Bacharel em Teologia pela ULBRA (2013) e Mestrado em Teologia Sistemática - Concordia Seminary - USA (2008). Diploma reconhecido no Brasil pela PUC-GO (Mestre em Ciências da Religião - 2011). Atualmente é professor auxiliar da Universidade Luterana do Brasil [ULBRA] e professor no Seminário Concórdia. Tem experiência na área de Teologia Bíblica e Missionária. É Coordenador Adjunto do Curso de Teologia da ULBRA e Coordenador do Centro Internacional de Treinamento Missionário, do Seminário Concórdia.

    Carin Klein

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7168696937800022

    É pedagoga pelo Centro Universitário La Salle (1990), Especialista em Orientação Educacional (1993), Mestre (2003) e Doutora em Educação (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou de 2014 a 2016 como professora no Curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e na coordenação do subprojeto Pedagogia, PIBID/Unisinos. Atua no Grupo Técnico Municipal da Política Primeira Infância Melhor e na Política de Saúde Integral a População LGBT, na Prefeitura Municipal de Canoas/RS. Integra o projeto de pesquisa ?Transversalidade de Gênero: ênfases, tensões e desafios atuais, sob coordenação da professora Dagmar Elisabeth Estermann Meyer. É pesquisadora integrante do Grupo de Estudos de Educação, Sexualidade e Relações de Gênero (GEERGE-UFRGS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Suas publicações relacionam-se com as discussões sobre Infância, Currículo, Relações de Gênero e Sexualidade, Maternidade, Políticas Públicas de Educação e(m) Saúde.

    Caroline Fernanda Santos da Silva

    Mestre em Serviço Social pela PUC - Rio (2009). Possui graduação em Serviço Social pela
    Universidade Luterana do Brasil (2004). Atua na área de Serviço Social, com ênfase em Políticas
    Públicas e Relações Étnico/Raciais e de Gênero. Desenvolve projetos de Extensão Universitária voltados à prevenção e combate à violência contra a mulher e promoção dos direitos humanos junto ao público escolar da cidade de Canoas/RS. Atua como professora adjunta do curso de Serviço Social na Universidade Luterana do Brasil, Campus Canoas/RS, nas modalidades EAD e Presencial.

    Clóvis Jair Prunzel

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6794328786591616

    Possui graduação em Teologia pelo Seminário Concórdia (1991), com integralização pela ULBRA (2013), graduação em Letras pela Faculdade Porto-Alegrense (1991), Especialização em Tecnologias e Educação a Distância pela Barão de Mauá (2013), mestrado em Teologia pelo Seminário Concórdia (1997) e doutorado em Teologia pelo Concordia Theological Seminary de Fort Wayne, Indiana, EUA. Atualmente, é professor de tempo integral do Seminário Concórdia, professor da Universidade Luterana do Brasil e colaborador da Igreja Evangélica Luterana do Brasil . Concentra sua atuação na Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática e Bíblica. Temas da teologia luterana com ênfase na pesquisa são: antropologia, confessionalidade, catecismos, eclesiologia, cristologia, apologética, retórica, trindade, sacramentos, missiologia, vida cristã, ética e responsabilidade pública.

    Cosme Luiz Chinazzo

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7376109829591870

    Possui graduação em FILOSOFIA pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - FAFINC - Viamão/RS. Pós-graduação: ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL, - LATO SENSU (nível: especialização), pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras FAPA. MESTRADO EM EDUCAÇÃO pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil/Canoas/RS, atuando na docência da graduação e Pós-Graduação, na modalidade presencial desde 1990 e na modalidade EaD a partir 2004 (Graduação e Pós-graduação). Tem experiência na área de Filosofia, Filosofia da Educação com ênfase em Ética e Filosofia Moral, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Metodologia da Pesquisa, Pesquisa, Métodos de Estudo e Leitura, Epistemologia.

    Dóris Cristina Gedrat

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1209616662302329

    Possui graduação em Letras Português Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente, professora e pesquisadora do curso de Letras e do Curso de Mestrado em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade, da Universidade Luterana do Brasil. Está inserida nas áreas de pesquisa em promoção da saúde e desenvolvimento humano, desenvolvendo projetos sobre linguagem e interação; autobiografias e identidade de grupos vulneráveis e felicidade. E editora da revista Aletheia, do curso de Psicologia e do Curso de Mestrado em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade, da Universidade Luterana do Brasil.

    Edgar Roberto Kirchof

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5752128941340564

    Possui graduação em Letras (Portugês/Alemão) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995), graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1998), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), tendo realizado um Pós-Doutorado na área da Biossemiótica na Universidade de Kassel, Alemanha. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando, como docente e pesquisador, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e, como docente, no Curso de Letras. Tem experiência na área de Letras e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria da Literatura, Estudos Culturais, Semiótica e Cibercultura.

    Honor de Almeida Neto

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9947014630841150

    Natural de Porto Alegre é Doutor em Serviço Social pela PUCRS de Porto Alegre (2004), Mestre (1999) e Graduado em Ciências Sociais PUCRS (1995). Atualmente é coordenador do curso de Ciência Política presencial e do CST em Gestão Pública na modalidade EAD da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA Canoas). É professor titular no curso de graduação em Ciência Política e Gestão Pública EAD, e em cursos de especialização na modalidade presencial e em EAD. Orienta monografias de graduação e Pós-graduação. Integra o grupo de pesquisa Cidades: Políticas Públicas, Redes e Sustentabilidade da ULBRA. Pesquisador com experiência na área das Ciências Humanas com ênfase na análise de processos de formação da Criança e do Adolescente e do impacto das NTIC na qualidade das relações humanas e sociais.

    Jane Sirlei Kuck Konrad

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9518870810697953

    Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (1999). Atualmente é professora da Universidade Luterana do Brasil Campus Gravataí e Canoas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística e produção textual.

    Maria Lizete da Silva Schneider

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1702872199288341

    Graduada em Letras pelo Centro Educacional La Salle de Ensino Superior (1980), especialização em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1981), especialização em Língua Portuguesa - Redação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982) e especialização em Linguística do Texto pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994). Atualmente é professora do curso de Letras da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Textual.

    Maria Suzete Müller Lopes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0376282024013659

    Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1980), especialização em Metodologia do Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1985) e mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2006). Atualmente é ASSISTENTE SOCIAL do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, 1ª Secretária do CRESS 10ª Região do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e professor titular da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Fundamentos do Serviço Social.

    Mozara Rosseto da Silva

    Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e é doutoranda em Filologia Moderna Espanhola e Latina pela Universidad de Las Islas Baleares- Espanha . Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil, atuando nos cursos de Letras, Comunicação Social e Secretariado Executivo e no Ensino a Distância ( EAD ) como professora nos cursos de Letras, Pedagogia, Gestão Financeira, Negócios Imobiliários e Ciências Sociais . Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, metodologia, narrador, interlocutor, paráfrase, retextualização, coesão e coerência textuais e produção textual.

    Patricia Noll de Mattos

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0014434515412271

    Mestrado em Ciência da Computação

    Rúbia Geane Goetz

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3508803773377779

    Possui graduação em serviço social pela Universidade Luterana do Brasil (2003). Atualmente é perita - assistente social - Tribunal de Justiça- RS, professor de serviço social da Universidade Luterana do Brasil, assistente social - coordenadora de projetos da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo e diretora de gestão social - Social e Estratégias em Desenvolvimento Social. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas sociais e controle social.

    Ruthe Corrêa da Costa

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2498013103204720

    Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994). Especialização em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) e Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor titular da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social do Trabalho e Gerontologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento humano, direitos, cotidiano, família, criança e assistência social. Graduanda do Curso de Direito na Universidade Luterana do Brasil Campus Canoas RS, previsão de formatura 2014/1.

    Sandro Celestino da Rosa Wollenhaupt

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778991D4

    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994) e Mestrado Acadêmico em Administração pela Universidade Fernando Pessoa (Reconhecido pela UNIVALI) (2006). Atualmente é professor na Universidade Luterana do Brasil, Faculdades Equipe, FTEC - Faculdade de Tecnologia. Tem experiência na áreas Economia, Finanças e Planejamento.

    Thomas Heimann

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4537136261648181

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (1995), graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia do Seminário Concórdia (1992) e mestrado em Teologia pela Escola Superior de Teologia -EST(2003). Atualmente é professor titular da Universidade Luterana do Brasil na área da Graduação e Pós-Graduação e é o atual coordenador do curso de Teologia da ULBRA, nas modalidades presencial e EAD. Tem experiência na área do aconselhamento pastoral e na Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: aconselhamento pastoral, psicologia pastoral, morte e luto, cuidado a cuidadores e espiritualidade e saúde. É bolsista da CAPES no Programa de Doutorado da Escola Superior de Teologia(EST). Atua como professor convidado do curso de especialização em Aconselhamento e Psicologia Pastoral da EST.

ULBRA Gravataí - Avenida Itacolomi, nº 3.600 Bairro São Vicente · CEP 94.155-052 · Gravataí/RS
Telefone: (51) 3431-7900 · E-mail: