Página Inicial » Graduação » Serviço Social (EAD) » Coordenação e Corpo Docente

Coordenação e Corpo Docente

  • Coordenação do Curso

    Ana Patrícia Barbosa

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8736130018046678

    Bacharelado em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (2007). Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade FEEVALE. Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade FEEVALE (2013). Especialista em Intervenção Familiar e Comunitária no Âmbito das Políticas Sociais pela Universidade Luterana do Brasil (2009) e Especialista em Terapias Individual, Familiar e de Casal - abordagem sistêmico-integrativa. Como pesquisadora desenvolve projetos relacionados a temática da infância e juventude.

  • Coordenação Adjunta

    Michelle Bertóglio Clos

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3383297371512060

    Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (2005) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é professora no Centro Universitário Metodista e professora adjunta na Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: gerontologia social, serviço social, políticas públicas e educação a distância.

  • Núcleo Docente Estruturante

    Ana Patrícia Barbosa

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8736130018046678

    Bacharelado em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (2007). Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade FEEVALE. Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade FEEVALE (2013). Especialista em Intervenção Familiar e Comunitária no Âmbito das Políticas Sociais pela Universidade Luterana do Brasil (2009) e Especialista em Terapias Individual, Familiar e de Casal - abordagem sistêmico-integrativa. Como pesquisadora desenvolve projetos relacionados a temática da infância e juventude.

    Arno Vorpagel Scheunemann

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0626500090053983

    Bacharel em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (1994), graduado em Teologia - Seminário Concórdia (1988), integralizado nas Faculdades EST em 2012, doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2000). Atualmente é professor de graduação e pós-graduação na Universidade Luterana do Brasil, onde coordena o curso de Serviço Social EAD. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase na Docência de Pesquisa em SS, Processo de Trabalho no SS, Fundamentos Históricos e Teórico-metodológicos do SS, Estratégias Metodológicas em SS, Recursos Tecnológicos em SS, Redes, Filosofia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: redes, fortalecimento, complexidade, violência, família, aconselhamento libertador, promoção da saúde e educação à distância.

    Ivone Rheinheimer

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6085359414828889

    Assistente Social Graduada pela Universidade Luterana do Brasil, Mestre em Serviço Social pela Pontificia Universidade Católica do RGS, na temática da Responsabilidade Social Empresarial. Coordenadora e Professora de Graduação e Especialização do Curso de Serviço Social da Universidade Luterana do Brasil em Canoas. Coordenadora do Curso de Serviço Social da Universidade Luterana do Brasil em Gravataí. Professora Convidada da FGV Menagement - MBA em Marketing - Especialização em Gestão de Marcas e Responsabilidade Social. Assistente Social, possui formação em Dinâmica dos Grupos pela SBDG - Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos, Consultora em Gestão Social atua na Temática de Aspectos legais das Organizações da Sociedade Civil, Elaboração de Projetos Sociais, Captação de Recursos, Sensibilização para Voluntariado, Treinamento e Desenvolvimento Humano no Primeiro Segundo e Terceiro Setor.

    Maria Suzete Müller Lopes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0376282024013659

    Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1980), especialização em Metodologia do Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1985) e mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2006). Atualmente é ASSISTENTE SOCIAL do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, 1ª Secretária do CRESS 10ª Região do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e professor titular da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Fundamentos do Serviço Social.

    Michelle Bertóglio Clos

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3383297371512060

    Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (2005) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é professora no Centro Universitário Metodista e professora adjunta na Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: gerontologia social, serviço social, políticas públicas e educação a distância.

    Ruthe Corrêa da Costa

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2498013103204720

    Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994). Especialização em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) e Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor titular da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social do Trabalho e Gerontologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento humano, direitos, cotidiano, família, criança e assistência social. Graduanda do Curso de Direito na Universidade Luterana do Brasil Campus Canoas RS, previsão de formatura 2014/1.

  • Conselho do Curso

    Ana Patrícia Barbosa

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8736130018046678

    Bacharelado em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (2007). Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade FEEVALE. Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade FEEVALE (2013). Especialista em Intervenção Familiar e Comunitária no Âmbito das Políticas Sociais pela Universidade Luterana do Brasil (2009) e Especialista em Terapias Individual, Familiar e de Casal - abordagem sistêmico-integrativa. Como pesquisadora desenvolve projetos relacionados a temática da infância e juventude.

    Caroline Fernanda Santos da Silva

    Mestre em Serviço Social pela PUC - Rio (2009). Possui graduação em Serviço Social pela
    Universidade Luterana do Brasil (2004). Atua na área de Serviço Social, com ênfase em Políticas
    Públicas e Relações Étnico/Raciais e de Gênero. Desenvolve projetos de Extensão Universitária voltados à prevenção e combate à violência contra a mulher e promoção dos direitos humanos junto ao público escolar da cidade de Canoas/RS. Atua como professora adjunta do curso de Serviço Social na Universidade Luterana do Brasil, Campus Canoas/RS, nas modalidades EAD e Presencial.

    Cláudia Deitos Giongo

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1464171485341399

    Professora da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) em Canoas (RS), sócio-proprietário, professora e supervisora do Domus Centro de Terapia de Casal e Família e responsável técnico do Programa Domus SUAS. Presta serviços de assessoria a prefeituras nas áreas de Gestão do SUAS, Modelo Assistencial e Gestão do Trabalho. Tem experiência em ensino, pesquisa, extensão universitária e consultoria nas áreas de política de assistência social, família e redes sociais. Possui graduação e mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984 - 2000).

    Lourenço Brito Felin

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0599475625665849

    Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (2004) e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil e Assistente Social da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Serviço Social, pessoas com deficiência e saúde coletiva.

    Michelle Bertóglio Clos

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3383297371512060

    Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (2005) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é professora no Centro Universitário Metodista e professora adjunta na Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: gerontologia social, serviço social, políticas públicas e educação a distância.

  • Docentes

    Acir Raymann

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5823222538951144

    Doutor em Teologia pelo Concordia Seminary, St. Louis, Missouri, USA. Mestrado em Teologia pelo Concordia Seminary, St. Louis, Missouri, USA. Graduação em Pedagogia pela Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras. Bacharelado em Teologia pelo Seminario Concórdia. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil e professor titular em Antigo Testamento no Seminário Concórdia. Leciona Teologia do Antigo Testamento, atuando principalmente em: Hebraico Bíblico, Introdução ao Antigo Testamento, Exegese do Antigo Testamento e Arqueologia Bíblica. Leciona também Pedagogia, atuando principalmente em: Fundamentos Teóricos e Metodológicos dos Anos Iniciais, História da Educação e Filosofia da Educação.

    Alceu Streher Escobar

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9446952155668806

    Possui graduação em Ciências Sociais Licenciatura pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985) e graduação em Ciências Sociais Bacharelado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1984). Atualmente é professor assistente da Universidade Luterana do Brasil e Professor no Instituto Brasileiro de Gestão Pública, atuando principalmente nos seguintes disciplinas como professor nos cursos de Ciências Sociais, Pedagogia Gestão Pública, Direito e Serviço Social.

    Alexandre Cruz Berg

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2454793246711823

    Bacharel em Informática. PUCRS.1991 - Especialista em Ciência da Computação. UFRGS. 1996. - Doutor em Informática. UIB. 2006.

    Almir Mentz

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3847400521745246

    Possui graduação em Letras - Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul (1985) e mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993). Atualmente é professor titular da Universidade Luterana do Brasil e professor titular - Magistério Público do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Gramática e Produção Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística, semântica, teoria da literatura, literatura e sociedade e integração.

    Ana Maria Acker

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3312435607730648

    Professora do curso de Jornalismo da Universidade Luterana do Brasil - Ulbra. Doutoranda em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Conceito CAPES 5) e mestre pela mesma instituição. É bacharel em Comunicação Social - Jornalismo e especialista em Cinema pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Participa do grupo de pesquisa em Processos Audiovisuais (PROAV/UFRGS). Áreas de interesse: cinema brasileiro, gêneros cinematográficos, comunicação e esporte, experiência estética, tecnologia, jornalismo esportivo e online.

    Ana Patrícia Barbosa

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8736130018046678

    Bacharelado em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (2007). Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade FEEVALE. Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade FEEVALE (2013). Especialista em Intervenção Familiar e Comunitária no Âmbito das Políticas Sociais pela Universidade Luterana do Brasil (2009) e Especialista em Terapias Individual, Familiar e de Casal - abordagem sistêmico-integrativa. Como pesquisadora desenvolve projetos relacionados a temática da infância e juventude.

    Anselmo Ernesto Graff

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0398261228781825

    Possui graduação em Teologia pelo Seminário Concórdia (Faculdade Livre de Teologia - 1997). Bacharel em Teologia pela ULBRA (2013) e Mestrado em Teologia Sistemática - Concordia Seminary - USA (2008). Diploma reconhecido no Brasil pela PUC-GO (Mestre em Ciências da Religião - 2011). Atualmente é professor auxiliar da Universidade Luterana do Brasil [ULBRA] e professor no Seminário Concórdia. Tem experiência na área de Teologia Bíblica e Missionária. É Coordenador Adjunto do Curso de Teologia da ULBRA e Coordenador do Centro Internacional de Treinamento Missionário, do Seminário Concórdia.

    Arno Vorpagel Scheunemann

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0626500090053983

    Bacharel em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (1994), graduado em Teologia - Seminário Concórdia (1988), integralizado nas Faculdades EST em 2012, doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2000). Atualmente é professor de graduação e pós-graduação na Universidade Luterana do Brasil, onde coordena o curso de Serviço Social EAD. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase na Docência de Pesquisa em SS, Processo de Trabalho no SS, Fundamentos Históricos e Teórico-metodológicos do SS, Estratégias Metodológicas em SS, Recursos Tecnológicos em SS, Redes, Filosofia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: redes, fortalecimento, complexidade, violência, família, aconselhamento libertador, promoção da saúde e educação à distância.

    Bruno Ronaldo Muller

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4641996481217855

    Possui graduação em Teologia - Seminário Concórdia (1977) e mestrado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2002). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Prática.

    Carin Klein

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7168696937800022

    É pedagoga pelo Centro Universitário La Salle (1990), Especialista em Orientação Educacional (1993), Mestre (2003) e Doutora em Educação (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou de 2014 a 2016 como professora no Curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e na coordenação do subprojeto Pedagogia, PIBID/Unisinos. Atua no Grupo Técnico Municipal da Política Primeira Infância Melhor e na Política de Saúde Integral a População LGBT, na Prefeitura Municipal de Canoas/RS. Integra o projeto de pesquisa ?Transversalidade de Gênero: ênfases, tensões e desafios atuais, sob coordenação da professora Dagmar Elisabeth Estermann Meyer. É pesquisadora integrante do Grupo de Estudos de Educação, Sexualidade e Relações de Gênero (GEERGE-UFRGS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Suas publicações relacionam-se com as discussões sobre Infância, Currículo, Relações de Gênero e Sexualidade, Maternidade, Políticas Públicas de Educação e(m) Saúde.

    Carlos Gilbert Conte Filho

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6040967059163332

    Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é professor da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e da Anhanguera (RS). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos, atuando principalmente nos seguintes temas: economia brasileira, economia gaúcha, investimento, economia industrial e desemprego no Rio Grande do Sul.

    Caroline Fernanda Santos da Silva

    Mestre em Serviço Social pela PUC - Rio (2009). Possui graduação em Serviço Social pela
    Universidade Luterana do Brasil (2004). Atua na área de Serviço Social, com ênfase em Políticas
    Públicas e Relações Étnico/Raciais e de Gênero. Desenvolve projetos de Extensão Universitária voltados à prevenção e combate à violência contra a mulher e promoção dos direitos humanos junto ao público escolar da cidade de Canoas/RS. Atua como professora adjunta do curso de Serviço Social na Universidade Luterana do Brasil, Campus Canoas/RS, nas modalidades EAD e Presencial.

    Cláudia Deitos Giongo

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1464171485341399

    Professora da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) em Canoas (RS), sócio-proprietário, professora e supervisora do Domus Centro de Terapia de Casal e Família e responsável técnico do Programa Domus SUAS. Presta serviços de assessoria a prefeituras nas áreas de Gestão do SUAS, Modelo Assistencial e Gestão do Trabalho. Tem experiência em ensino, pesquisa, extensão universitária e consultoria nas áreas de política de assistência social, família e redes sociais. Possui graduação e mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984 - 2000).

    Clóvis Jair Prunzel

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6794328786591616

    Possui graduação em Teologia pelo Seminário Concórdia (1991), com integralização pela ULBRA (2013), graduação em Letras pela Faculdade Porto-Alegrense (1991), Especialização em Tecnologias e Educação a Distância pela Barão de Mauá (2013), mestrado em Teologia pelo Seminário Concórdia (1997) e doutorado em Teologia pelo Concordia Theological Seminary de Fort Wayne, Indiana, EUA. Atualmente, é professor de tempo integral do Seminário Concórdia, professor da Universidade Luterana do Brasil e colaborador da Igreja Evangélica Luterana do Brasil . Concentra sua atuação na Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática e Bíblica. Temas da teologia luterana com ênfase na pesquisa são: antropologia, confessionalidade, catecismos, eclesiologia, cristologia, apologética, retórica, trindade, sacramentos, missiologia, vida cristã, ética e responsabilidade pública.

    Cosme Luiz Chinazzo

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7376109829591870

    Possui graduação em FILOSOFIA pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - FAFINC - Viamão/RS. Pós-graduação: ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL, - LATO SENSU (nível: especialização), pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras FAPA. MESTRADO EM EDUCAÇÃO pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil/Canoas/RS, atuando na docência da graduação e Pós-Graduação, na modalidade presencial desde 1990 e na modalidade EaD a partir 2004 (Graduação e Pós-graduação). Tem experiência na área de Filosofia, Filosofia da Educação com ênfase em Ética e Filosofia Moral, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Metodologia da Pesquisa, Pesquisa, Métodos de Estudo e Leitura, Epistemologia.

    Daisy Batista Pail

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4256804820012008

    Possui graduação em Letras-Português e respectivas literaturas (2008), especialização em Consultoria e Assessoria Linguística (2010), mestrado em Linguística e está cursando doutorado em Linguística na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência nessa área, inclusive com ênfase em Linguística Aplicada, atuando com os seguintes temas: Lógica e Linguagem Natural, Cultura Digital, polidez, tabus linguísticos e web semântica, numa abordagem pragmático-inferencialista. Leciona Língua Portuguesa para séries finais no município de Viamão e Língua Portuguesa e Linguística no curso de Letras da ULBRA.

    Daniela Duarte Ilhesca

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4912186771463344

    Possui graduação em Letras Licenciatura Plena Em Português pela Universidade Luterana do Brasil (1992) e Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Atualmente exerce a função de Coordenadora Adjunta do Curso de Letras EAD e atua como professora da EAD e do presencial da Universidade Luterana do Brasil com a disciplina de Comunicação e Expressão e, também, na rede municipal de Canoas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

    Débora Teresinha Mutter da Silva Mota

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1837479155193364

    Graduada em letras - bacharelado com ênfase em espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998); mestre em Literatura Comparada (2001) e doutor em Estudos de Literatura Brasileira e Luso-africanas (2008), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande Sul - UFRGS. Tem pesquisa na área de estudos culturais, história contemporânea e suas relações com a literatura e identidade, bem como semiótica, cibercultura e novas tecnologias em suas relações com a literatura. É autora do livro "A poética da perseguição em Clarice Lispector e Julio Cortázar" (2009) e organizadora do livro "Cem anos sem Machado de Assis" (2008); possui artigos e ensaios publicados em revistas especializadas, atuando também como parecerista. Tem experiência na área de Letras no ensino de Língua Espanhola e Portuguesa e suas respectivas literaturas e culturas. Atualmente, é professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e da Universidade Luterana do Brasil. Na Ulbra, além da graduação, atua na Pós-Graduação - Especialização em Língua Literatura e Mídias. Leciona as disciplinas: língua e literaturas portuguesa e espanhola; crítica literária, teoria literária e cultura brasileira e hispano-americana.

    Dóris Cristina Gedrat

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1209616662302329

    Possui graduação em Letras Português - Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente, professora e pesquisadora do curso de Letras e do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde da Universidade Luterana do Brasil. Atua nas áreas de investigação: linguística aplicada ao ensino de língua portuguesa; cognição e linguagem; linguagem e interação; narrativa de histórias de vida e promoção da saúde.

    Edgar Roberto Kirchof

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5752128941340564

    Possui graduação em Letras (Portugês/Alemão) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995), graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1998), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), tendo realizado um Pós-Doutorado na área da Biossemiótica na Universidade de Kassel, Alemanha. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando, como docente e pesquisador, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e, como docente, no Curso de Letras. Tem experiência na área de Letras e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria da Literatura, Estudos Culturais, Semiótica e Cibercultura.

    Ellen da Costa Plümer

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0251319170313325

    Possui graduação em Licenciatura Plena e bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1987). Possui título de especialista em Sociologia, pela UFRGS. Tem experiência na área da Pedagogia, Ciências Sociais e Administração, com ênfase em Sociologia da Educação e do Trabalho. Nos cursos da área da saúde, atuou principalmente nos temas: aprendizagem, sociologia da saúde, metodologia da problematização e prática pedagógica. É professora/adjunta na ULBRA/Canoas-RS desde 1990 e atua no ensino à distância como professora e conteúdista desde 2002.

    Elza Maria Katrz Pauletto

    Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa, Metodologia de Ensino da Literatura, Teorias do Texto, Comunicação e Expressão.

    Everton Rodrigo Santos

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3598722578796147

    Everton Rodrigo Santos é Pós-doutor em Ciência Política pela UFRGS (2013), Doutor (2005) e Mestre (1996). É consultor e avaliador da CAPES, professor titular e pesquisador do corpo permanente da Universidade Feevale no PPG Diversidade Cultural e Inclusão Social, orientando teses e dissertações, é também professor adjunto na Universidade Luterana do Brasil. Como pesquisador é vinculado ao Grupo de Pesquisa Capital Social e Desenvolvimento Sustentável na América Latina da UFRGS, ao Grupo Metropolização e Desenvolvimento Regional da Universidade Feevale e ao Grupo Sociedade Informacional, Individualidades, Políticas Sociais da ULBRA.Também integra a Latin American Studies Association (LASA), a International Political Science Association (IPSA). Atua na área da Ciência Política e Interdisciplinar, tendo como suas principais preocupações a temática da democracia, da cultura política, do capital social e das políticas públicas. Publicou 27 artigos nacionais/internacionais, 10 capítulos de livros e 3 livros. Sua última obra publicada em 2013 foi Democracia e Desenvolvimento pela editora da Unijui. Como gestor acadêmico foi coordenador de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (2008/2009) e (2010/2011), membro de Conselho de Pós-Graduação e Pesquisa (CNPPG 2007/2009) e Conselho Universitário (CONSU 2009/2014), além de ter integrado e integrar diversos fóruns de assessoramento ao ensino e a pesquisa.

    Honor de Almeida Neto

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9947014630841150

    Natural de Porto Alegre é Doutor em Serviço Social pela PUCRS de Porto Alegre (2004), Mestre (1999) e Graduado em Ciências Sociais PUCRS (1995). Atualmente é coordenador do curso de Ciência Política presencial e do CST em Gestão Pública na modalidade EAD da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA Canoas). É professor titular no curso de graduação em Ciência Política e Gestão Pública EAD, e em cursos de especialização na modalidade presencial e em EAD. Orienta monografias de graduação e Pós-graduação. Integra o grupo de pesquisa Cidades: Políticas Públicas, Redes e Sustentabilidade da ULBRA. Pesquisador com experiência na área das Ciências Humanas com ênfase na análise de processos de formação da Criança e do Adolescente e do impacto das NTIC na qualidade das relações humanas e sociais.

    Ivone Rheinheimer

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6085359414828889

    Assistente Social Graduada pela Universidade Luterana do Brasil, Mestre em Serviço Social pela Pontificia Universidade Católica do RGS, na temática da Responsabilidade Social Empresarial. Coordenadora e Professora de Graduação e Especialização do Curso de Serviço Social da Universidade Luterana do Brasil em Canoas. Coordenadora do Curso de Serviço Social da Universidade Luterana do Brasil em Gravataí. Professora Convidada da FGV Menagement - MBA em Marketing - Especialização em Gestão de Marcas e Responsabilidade Social. Assistente Social, possui formação em Dinâmica dos Grupos pela SBDG - Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos, Consultora em Gestão Social atua na Temática de Aspectos legais das Organizações da Sociedade Civil, Elaboração de Projetos Sociais, Captação de Recursos, Sensibilização para Voluntariado, Treinamento e Desenvolvimento Humano no Primeiro Segundo e Terceiro Setor.

    Jane Sirlei Kuck Konrad

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9518870810697953

    Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (1999). Atualmente é professora da Universidade Luterana do Brasil Campus Gravataí e Canoas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística e produção textual.

    Laino Schneider

    Doutor

    Lourenço Brito Felin

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0599475625665849

    Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (2004) e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil e Assistente Social da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Serviço Social, pessoas com deficiência e saúde coletiva.

    Lúcia Cristina Delgado Capitão

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4660482772807355

    Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985) e mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é assistente social na Fundação de Atendimento Sócio Educativo (Fase) e professora do Curso de Serviço Social EAD da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

    Márcia Castiglio da Silveira

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7336315416354519

    Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Possui Especialização em Educação a Distância pelo Senac/RS (2008). Atualmente é professora da Universidade Luterana do Brasil, em Canoas/RS e da Rede Municipal de Porto Alegre/RS. Tem experiência no ensino de Matemática e de Metodologia da Matemática tendo atuado em Cursos de Graduação em Matemática e Pedagogia. Trabalha com Educação a Distância em cursos superiores e integra o setor Laboratório de Aprendizagem Virtual da ULBRA. Tem experiência na produção escrita de material didático e gravação de videoaulas para a educação a distância.

    Maria Alice da Silva Braga

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4904156897174388

    Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), mestrado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura sul-rio-grandense, literatura brasileira, literatura hispano-americana, teoria da literatura, crítica literária, memória e crítica genética. É professora adjunta do Curso de Letras, na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) na área de Literatura, onde também atua no Ensino a Distância (EAD). É organizadora da obra Cem anos sem Machado (2008), publicada especialmente para a comemoração do centenário de falecimento do escritor carioca. Do mesmo modo, escreveu obras como Redação Empresarial (2007), Literatura Brasileira: do realismo ao modernismo (2008), bem como capítulos de livros de Crítica Literária e Teoria da Literatura para cursos a distância. Também escreveu capítulos de obras como Erico Verissimo provinciano e universal (2006); Mário Quintana: cotidiano, lirismo e ironia (2006); A narrativa literária: novos rumos (2007); Novos horizontes para a teoria da literatura e das mídias (2012).

    Maria Lizete da Silva Schneider

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1702872199288341

    Graduada em Letras pelo Centro Educacional La Salle de Ensino Superior (1980), especialização em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1981), especialização em Língua Portuguesa - Redação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982) e especialização em Linguística do Texto pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994). Atualmente é professora do curso de Letras da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Textual.

    Maria Suzete Müller Lopes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0376282024013659

    Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1980), especialização em Metodologia do Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1985) e mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2006). Atualmente é ASSISTENTE SOCIAL do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, 1ª Secretária do CRESS 10ª Região do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e professor titular da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Fundamentos do Serviço Social.

    Michelle Bertóglio Clos

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3383297371512060

    Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (2005) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é professora no Centro Universitário Metodista e professora adjunta na Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: gerontologia social, serviço social, políticas públicas e educação a distância.

    Mozara Rosseto da Silva

    Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e é doutoranda em Filologia Moderna Espanhola e Latina pela Universidad de Las Islas Baleares- Espanha . Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil, atuando nos cursos de Letras, Comunicação Social e Secretariado Executivo e no Ensino a Distância ( EAD ) como professora nos cursos de Letras, Pedagogia, Gestão Financeira, Negócios Imobiliários e Ciências Sociais . Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, metodologia, narrador, interlocutor, paráfrase, retextualização, coesão e coerência textuais e produção textual.

    Patricia Noll de Mattos

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0014434515412271

    Mestrado em Ciência da Computação

    Paulo Gerhard Pietzsch

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3040972750517741#sthash.XYNyXmmc.dpuf

    Bacharel em Teologia - Seminário Concórdia (1987); Bacharel em Teologia pela Escola Superior em Teologia (2012), Mestre em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2002) e Doutor em Teologia pela mesma instituição (2008). Tem formação e experiência docente em Liturgia, Culto Cristão; Teologia Sistemática, Sacramentos, Teologia e Prática da Ação Social, Metodologia do Ensino Religioso, Movimento Ecumênico, Psicologia e Aconselhamento Pastoral, Cultura Religiosa, além de formação e experiência em Música e Regência Coral. É líder e coordena o Grupo de Pesquisa "TEOLOGIA E PRAXIS SOCIAL", na Universidade Luterana do Brasil, em Canoas, RS.

    Romeo Atilano Nedel

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2266126530070721

    Possui graduação em Universidade do Vale do Rio dos Sinos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1988) e mestrado em Direitos Fundamentais pela Universidade Luterana do Brasil - Canoas (2005).

    Rúbia Geane Goetz

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3508803773377779

    Possui graduação em serviço social pela Universidade Luterana do Brasil (2003). Atualmente é perita - assistente social - Tribunal de Justiça- RS, professor de serviço social da Universidade Luterana do Brasil, assistente social - coordenadora de projetos da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo e diretora de gestão social - Social e Estratégias em Desenvolvimento Social. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas sociais e controle social.

    Ruthe Corrêa da Costa

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2498013103204720

    Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994). Especialização em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) e Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor titular da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social do Trabalho e Gerontologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento humano, direitos, cotidiano, família, criança e assistência social. Graduanda do Curso de Direito na Universidade Luterana do Brasil Campus Canoas RS, previsão de formatura 2014/1.

    Sandro Celestino da Rosa Wollenhaupt

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778991D4

    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994) e Mestrado Acadêmico em Administração pela Universidade Fernando Pessoa (Reconhecido pela UNIVALI) (2006). Atualmente é professor na Universidade Luterana do Brasil, Faculdades Equipe, FTEC - Faculdade de Tecnologia. Tem experiência na áreas Economia, Finanças e Planejamento.

    Sonia Beatriz Bagatini

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5747045686094546

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos -São Leopoldo-RS (1990). Especialização em Diagnóstico Psicológico.
    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) Especialização em Violência Doméstica. Universidade de São Paulo, USP (2005)

    Thomas Heimann

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4537136261648181

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (1995), graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia do Seminário Concórdia (1992) e mestrado em Teologia pela Escola Superior de Teologia -EST(2003). Atualmente é professor titular da Universidade Luterana do Brasil na área da Graduação e Pós-Graduação e é o atual coordenador do curso de Teologia da ULBRA, nas modalidades presencial e EAD. Tem experiência na área do aconselhamento pastoral e na Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: aconselhamento pastoral, psicologia pastoral, morte e luto, cuidado a cuidadores e espiritualidade e saúde. É bolsista da CAPES no Programa de Doutorado da Escola Superior de Teologia(EST). Atua como professor convidado do curso de especialização em Aconselhamento e Psicologia Pastoral da EST.

    Vanessa Hauser

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3558134180438292

    Jornalista e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio do Sinos, na linha de pesquisa Linguagens e Práticas Jornalísticas. Formada pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e Mestre em Jornalismo pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina.

ULBRA Gravataí - Avenida Itacolomi, nº 3.600 Bairro São Vicente · CEP 94.155-052 · Gravataí/RS
Telefone: (51) 3431.7677 · E-mail:
tempo: 0.8063
Memoria: 8.75MB