Página Inicial » Graduação » Psicologia » Coordenação e Corpo Docente

Coordenação e Corpo Docente

  • Coordenação do Curso

    Ingrid D'Avila Francke

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1881663364594253

    Psicóloga, Doutora em Saúde Coletiva, Mestre em Cognição Humana, especialista em Tecnologias Digitais aplicadas à Educação e formação em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e em Terapia do Esquema. Atua nas áreas Clínica (TCC e Avaliação Neuropsicológica) e Consultoria em Recursos Humanos e Gestão de Pessoas (Perceptio). Docente titular do Curso Superior de Psicologia da ULBRA (Universidade Luterana do Brasil) e professora convidada nos cursos de formação e especialização em Psicologia Cognitivo-Comportamental (NEAPC), Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva (IPTC) e (Capacitar-NH). Atuou como psicóloga e coordenadora de CAPS AD III de Porto Alegre/RS com vivência nos setores privado e SUS. Preceptoria PET Saúde Mental (IPA/SMSPA), Preceptoria em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde (Unisinos), Preceptoria em Residência em Psiquiatria (HMD) e Preceptoria em Saúde Mental (ESP-RS). Mantém constante foco no estudo dos processos psicológicos, principalmente avaliação de psicopatologias e fatores de vulnerabilidade/potencialidades do comportamento. Além disso, presta consultoria organizacional para inclusão de PcDs, especialmente com pessoas surdas, com as quais faz atendimento clínico e comunica-se fluentemente em LIBRAS.

  • Docentes

    André Guirland Vieira

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7573080820175560

    André Guirland Vieira é Psicólogo com Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Brasil e Pós-Doutorado pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) - Portugal. Em sua trajetória como investigador vem pesquisando sobre a Construção Narrativa da Identidade em crianças, adolescentes e adultos. Estes estudos estão contextualizados no campo da Psicologia Narrativa e da Psicologia do Desenvolvimento. Como Especialista em Psicologia Clínica, fez Análise Didática com analista certificada pela International Association for Analytical Psychology - IAAP. Dentro do campo da Psicologia Clínica, desenvolve estudos sobre Psicoterapias Narrativas e Psicologia Analítica. Trabalha como Professor Adjunto na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), no Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade, bem como no Curso de Graduação em Psicologia, em ensino presencial e EaD. Integra o Grupo Gestor da Rede Brasileira de Universidades Promotoras da Saúde ReBraUPS como Coordenador Regional. Áreas de investigação: Desenvolvimento Humano e Educação, Saúde Mental, Tolerância, Espiritualidade, com enfoque em Narrativas de Vida de pessoas em situação de vulnerabilidade e Identidades. Campos de atuação: Psicologia Narrativa, Psicologia Cultural, Psicologia da Educação e Psicologia Analítica.

    Arlete Beatriz Becker Ritt

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0507623976463891

    Possui graduação em Ciências - Licenciatura Plena em Quimica pela
    Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998),
    mestrado (2001) e doutorado (2005) em Biologia Celular e Molecular pela
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizou pós-doutorado
    empresarial (CNPq) na Empresa BioPlus Desenvolvimento Biotecnológico Ltda
    (2005 - 2006) e pós-doutorado (CAPES) na University of Missouri, USA (2006 -
    2007). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Proteínas,
    atuando principalmente nos seguintes temas: soja, urease, expressão
    heteróloga, toxicidade, fatores antinutricionais, fungos fitopatogênicos e
    proteína. Atuou como pesquisadora associada e desenvolveu atividades no
    Laboratório de Proteínas Tóxicas, Centro de Biotecnologia, UFRGS.
    Atualmente é professora adjunta na ULBRA-Canoas atuando nos Programas
    de Pós Graduação em Genética e Toxicologia Aplicada e em Biologia Celular e
    Molecular Aplicada à Saúde.

    Cristiana Rezende Gonçalves Caneda

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1757455983668514

    Graduação em Psicologia pela Universidade da Região da Campanha e Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

    Fernanda Maciel de Quadros

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4790414609143008

    Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2021), graduação em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2010), especialização em Terapia Sistêmica Individual, Familiar e Conjugal pelo centro de estudos da família e do Indivíduo(2023) e especialização em MBA Gestão da Qualidade pelo Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios(2013).

    Fernanda Pasquoto de Souza

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2902764513453977

    Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade Luterana do Brasil (2005).Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestrado em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pela WP. Formação em Terapia do Esquema, credenciado Internacionalmente junto à International Society of Schema Therapy (ISST) e ao New Jersey/ New York Institute of Schema Therapy - USA. Professora do Programa de Pós Graduação em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade e Professora do Curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Editora Associada da Revista Interdisciplinar de Psicologia e Promoção da Saúde (ALETHEIA). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Terapia Cognitivo Comportamental, Entrevista Motivacional, Psicologia Hospitalar.

    Gabriela Santana Guzinski

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6552973865990208

    Psicóloga (CRP 07/30132), Especialista em Neuropsicologia no Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG). Em 2019, cursou o aperfeiçoamento prático em avaliação neuropsicológica no Instituto de Neuropsicologia do RS. Co-autora do livro "Por que preciso de uma avaliação neuropsicológica?" (Sinopsys, 2020). Professora e supervisora no curso de pós-graduação em Neuropsicologia do InTCC. Possui consultório particular realizando avaliações neuropsicológicas e atendimentos psicoterápicos de adultos em abordagem cognitivo-comportamental e terapia do esquema.

    João Victor Laureano

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3718693864350737

    Possui graduação em Farmácia, Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorando em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor titular de Farmacologia, Psicofarmacologia, Farmácia Clínica e Hospitalar, e Bases Biológicas do Comportamento Humano na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), e também Tenente Farmacêutico no Hospital Militar de Área de Porto Alegre, atuando como Chefe da Farmácia, Núcleo de Segurança do Paciente e membro do Controle de Infecção Hospitalar. Foi integrante da comissão de industria do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul no período de 2014 a 2018. e também Presidente da Associação dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul (AFARGS) no período de 2016 a 2018.

    Kátia Gonçalves dos Santos

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6891930557384789

    Bacharel em Ciências Biológicas, Ênfase: Genética (1999), com mestrado (2001) e doutorado (2005) em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). De 2006 a 2007 atuou como bióloga no Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação (GPPG) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), desenvolvendo atividades de pesquisa e consultoria aos pesquisadores do HCPA. Desde 2007 é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), campus Canoas/RS, em regime de tempo integral (40 horas), vinculada ao curso de graduação em Ciências Biológicas e ao Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde). Além das atividades de ensino e orientação na graduação e na pós-graduação, é membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) e da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da ULBRA. Também faz parte do Conselho de Assessores Científicos Externos ao Mackenzie do Fundo Mackenzie de Pesquisa (MackPesquisa), do Instituto Presbiteriano Mackenzie. De 2008 a 2020 foi professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares da UFRGS, desenvolvendo atividades de pesquisa junto ao Grupo de Insuficiência Cardíaca e Transplante do HCPA. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: complicações crônicas do diabetes mellitus, insuficiência cardíaca, microRNAs e polimorfismos genéticos. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq - Nível 2 (desde 2015).

    Lisandra Sandri

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9082569671990579

    Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena Habilitação em Ed. Especial pela Universidade de Passo Fundo (1997), Especialista em Ed. Especial (1999) URI/RS, Metodologia do Ensino Superior (1999) UPF/RS, Tecnologia da Informação Aplicada em Educação (2002) UPF/ RS e Especialista em Tecnologias Digitais aplicada a Ed. (2022) ULBRA/RS, Especialista em Libras ( (2023) pela Faculdade Metropolitana/ SP, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2024) pela Faculdade Metropolitana/ SP, Especialista em Neuropsicologia (2024) pela Faculdade Metropolitana/ SP e Mestre em Ed. pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) PUC/ RS. Atuação como docente na APAE de Carazinho APAE de 1994 a 1999 com turmas de alunos deficientes auditivos e surdos, Coordenação da Ed. Inclusiva na Secretaria Municipal de Ed. e Cultura - SMEC de Carazinho/ RS de jul/1999 a 2008, Professora da Rede Municipal de Ed. de Carazinho de atuação em sala de atendimento educacional especializado AEE (sala multifuncional) com ênfase nas seguintes deficiências: deficiência intelectual, deficiência auditiva/ surdez, TDAH/ autismo, deficiência física, deficiência visual, deficiência múltipla, docente contratada da Rede Estadual do Rio Grande do Sul no período de mar a jul/95 e na docência do atendimento educacional especializado em 2020 até o momento. Atuou como professora substituta no ano de 2020 e 2021 no IFRS Campus Sertão. Na prática social presidiu a Associação de e para Pessoas com Deficiência - APD, fundou, coordenou e presidiu a Associação do Grupo dos Surdos de Carazinho - AGS, atuou como presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Carazinho CMASC, Coord. técnica do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Carazinho - CMPD. Atuou como membro suplente do CONADE - Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com deficiência, foi membro do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência - COEPEDE. Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ou Superdotação/ Altas Habilidades de Carazinho/ RS e no Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência exerce a função de Secretária Executiva na gestão de 2017/2019. Ensino Superior teve início em 2002, como docente no Curso de Pedagogia da Universidade Luterana do Brasil, em 2009 passou a atuar como professora do EAD da ULBRA Canoas, do Curso de Pedagogia, nas disciplinas de: História da Educação, Estágios Curriculares na Educação Infantil e no Anos Iniciais, Formação de Professores e Educação Profissional em Ambientes Escolares e Não Escolares, Estágio em Gestão de Ambientes Escolares e Não escolares, Projetos Interdisciplinares, Psicologia do Desenvolvimento e Psicodinâmica da Aprendizagem, LIBRAS, Ed. para a Diversidade, Inclusão e Acessibilidade, Ed. em Ciências Naturais, Escola e Currículo, Fundamentos da Pedagogia, Gestão da Ed. Básica. 2013 a 2018 desenvolveu a função de coordenadora no setor de Coordenação Pedagógica dos Polos do EAD ULBRA Brasil, além de participar do Programa Permanente de Acessibilidade EAD ULBRA. Professora concursada da rede Municipal de Carazinho, como professora da sala de recursos. Ensino Superior como professora da ULBRA no Curso Pedagogia - EAD, com experiência na área de Ed., com ênfase em Ed. Especial, Inclusão, Acessibilidade, Estágios Curriculares no EAD, Gestão Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: Ed., aprendizagem, LIBRAS, inclusão, formação pedagógica, gestão escolar em ambientes não escolares, acessibilidade e inclusão, ed. para a diversidade, psicologia do desenvolvimento, gestão da ed. básica, vulnerabilidade social e projetos sociais, assessoria pedagógica, formação continuada e no Curso de Pós-Graduação como docente da disciplina: Os fenômenos do Desenvolvimento Humano: Desafios da Docência, Prática da Ação Pedagógica compartilhada e Afeto na Constituição do Desenvolvimento Humano e orientação de TCCs, Docência, Prática.

    Mayara Squeff Janovik

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1486106510063962

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). É especialista em Saúde Mental Coletiva - modalidade residência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui formação na área da Psicanálise pela Associação Psicanalítica de Porto Alegre. Tem experiência nas áreas de Psicologia, Acompanhamento Terapêutico, Atendimento Individual, Saúde Mental Coletiva e atendimento à População em Situação de Rua.

    Orlando Mário Konrad

    Possui graduação em Ciências da Administração pela Universidade Fernando Pessoa (2001), graduação em Letras pela Universidade Luterana do Brasil campus Gravataí (2009), graduação em Teologia Bacharelado pela Universidade Luterana do Brasil (2004), graduação em Teologia - Seminário Concórdia (1992), Master of Management(2001) pela Universidade Fernando Pessoa, Especialização em Gestão - Ciências Empresariais (2001) Universidade Fernando Pessoa, Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação(2019), pela Universidade Luterana do Brasil e mestrado em Ciências Empresariais pela Universidade Fernando Pessoa (2003). Atualmente é professor na ULBRA (Universidade Luterana do Brasil). Tem experiência na área de Filosofia, Educação, Gestão, Teologia, Linguística, Letras, Ciências da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: ética,inclusão, cidadania, Direitos Humanos, educação, trabalho, multiculturalismo, tecnologias digitais, TIC's,Cultura Religiosa, Ciências da religião, Sociologia da Educação, sentido da vida, gestão de Pessoas e Linguística.

    Roberta Zanini da Rocha

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4589832832156835

    Psicóloga pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Mestrado e Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. É integrante do Laboratório de Psicologia Experimental, Neurociências e Comportamento (LPNec - UFRGS) e do Projeto Pega Leve ? Saúde Mental (UFRGS). Possui atuação clínica, em consultório particular. Docente do curso de psicologia da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

    Sandra Yvonne Spiendler Rodriguez

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4269007T2

    Graduada em Administração de Empresas e Psicologia, MBA em Gestão Estratégica. Mestre em Psicologia Clínica e Doutora em Psicologia Social. Professora Adjunta da Escola de Saúde e Bem Estar do Centro Univeritário Fadergs do curso de Psicologia, Administração de Empresas e Tecnólogo de R.H. Foi docente de graduação em Administração de Empresas da Faculdade Decision de Negócios. É Professora convidada dos Programas de Pós-Graduação da Fadergs, UFRGS e Univates. Coordenou o Grupo de Pesquisa de Qualidade de Vida no Trabalho (Faculdade Decision de Negócios). É Professora pesquisadora da Escola de Saúde e Bem Estar da Fadergs e exerce liderança do grupo de pesquisa de Saúde do Trabalhador. É Consultora de R.H. atuando na promoção de Saúde do Trabalhador, Doenças Ocupacionais, Qualidade de Vida no Trabalho, Gestão e Negócios, Gestão de Cultura e Clima Organizacional, Desenvolvimento de Lideranças, Captação e Seleção de Talentos, Avaliação Psicológica, Psicologia dos Grupos.Focos de interesse: docência e pesquisa em temáticas associadas a promoção de qualidade de vida no trabalho.

    Simone Karine Klein

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8781172804841982

    Graduação em Escola Superior de Educação Física - licenciatura plena pela Faculdade de Ciências da Saúde - IPA ( 1999/2), especialização em Natação e Atividades Aquáticas pela Universidade Gama Filho (2004) e cursando o Mestrado em Saúde Coletiva na Ulbra. Atualmente é professora na graduação da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em natação, hidroginástica, treinamento em handebol, corporeidade e áreas da saúde. Coordenadora do Grupo de Dança da Ulbra/ Gravataí.

    Simone Regina Sandri

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6719504113983920

    Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983) e mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Atualmente é psicóloga da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas Para Pessoa Portadoras de Deficiência e professora horista da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Diagnóstico e Tratamento de Transtornos do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: estimulação precoce, e problemas de aprendizagem.

    Simone Soares Echeveste

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9500539054666071#sthash.XYNyXmmc.dpuf

    Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), Mestrado em Administração- ênfase Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e Especialização em Tecnologias Aplicadas à Educação pela ULBRA (2019). Atualmente é professora das instituições de ensino superior ULBRA e UNIFIN, Coordenadora Acadêmica EaD Ulbra. Tem experiência na área de pesquisa mercadológica e assessoria Estatística na área da saúde, sua atual linha de pesquisa e publicações é na área de Educação Estatística e Educação a Distância. (Texto informado pelo autor)

Ulbra Gravataí - Avenida Itacolomi, nº 3.600 Bairro São Vicente · CEP 94.155-052 · Gravataí/RS Telefone: (51) 3431-7677 · E-mail: