Página Inicial » Intercâmbio

Sobre o Intercâmbio

Acadêmicos do complexo educacional da Ulbra e estrangeiros podem fazer intercâmbios internos e internacionais, enriquecendo seu currículo e ampliando perspectivas pessoais e profissionais. Intercâmbio dentro do Brasil, realizado em unidades do complexo diferentes daquela em que o acadêmico está matriculado, é chamado MOBILIDADE INTERNA; fora do Brasil, o intercâmbio é denominado MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL. Esses dois nomes são uma convenção internacional, usada por universidades e organismos de fomento à pesquisa brasileiros e de outros países.

Embora as ações para executar e promover mobilidade interna e internacional venham sendo realizadas no complexo educacional da Ulbra desde a década de 1990, a Política de Internacionalização foi estabelecida oficialmente no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2017-2021.

Orientação, apoio e acompanhamento dos candidatos e alunos em mobilidade interna ou internacional são realizados de maneira permanente pela Assessoria de Relações Internacionais. O setor também é responsável por estimular e administrar a cooperação entre o complexo educacional da Ulbra e outras instituições nacionais e estrangeiras.

Realizado em parceria com o Instituto de Línguas da Ulbra, o Ilulbra, o Café com Idiomas proporciona à comunidade acadêmica espaços de conversação em inglês e espanhol. Mensalmente, sempre na última quinta-feira do mês, na cafeteria De La Vita, no prédio 1, os professores do Ilulbra e equipe da RI se encontram para um café e muito bate-papo sobre cinema, dicas de turismo, esporte e até brincadeiras nos idiomas de domínio dos convidados. A entrada é franca e os participantes pagam apenas o consomem na cafeteria.

Em 2016, foram oito encontros; para este ano, estão previstas 16 edições: 

  •  última quinta-feira do mês : 18h às 22h
  •  primeiro sábado do mês: 11h às 12h

Trata-se do evento anual, em outubro, organizado pela Assessoria de Relações Internacionais, com o intuito de divulgar para a comunidade acadêmica alguns aspectos culturais dos países que sediam universidades conveniadas. Nas sete edições realizadas, foram homenageadas Alemanha, Angola, Polônia, Portugal e Espanha, através de apresentações de dança, varal literário, gastronomia e música.

A seleção do país considera, também, datas comemorativas relevantes, como os 120 anos de imigração polonesa no estado do Rio Grande do Sul, em 2015, e as comemorações do aniversário de morte do romancista, dramaturgo e poeta espanhol Cervantes, em 2016.

Em cada Sarau das Nações, a RI busca parcerias com consulado e associações que congregam a comunidade do país em evidência na edição, além de envolver os intercambistas estrangeiros que estão participando do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional no semestre. Trata-se de um evento já consagrado na Ulbra, com participação de acadêmicos e professores.

Projeto em parceria com a Diretoria de Pós-graduação e Pesquisa e os Programas de Pós-graduação da Universidade, o Webmeeting da Ciência tem por objetivo proporcionar debates e trocas de experiências sobre pesquisas básicas e aplicadas realizadas em universidades conveniadas com o complexo educacional da Ulbra. Assim, além de estreitar o relacionamento com as IES estrangeiras, permitindo a realização de projetos em conjunto, também contribui para a prática do idioma, já que os webmeetings são realizados no idioma do pesquisador convidado.

Em 2016, foram duas edições, em parceria com o PPGECIM e o PPBGIO, trazendo, respectivamente, pesquisadores da Espanha e do Uruguai. Em 2017, serão quatro edições. Saiba dos próximos convidados, acompanhando as notícias veiculadas no portal da Ulbra e na página do Facebook da RI:  https://www.facebook.com/intercambio.ulbra/?fref=ts.

ULBRA Gravataí - Avenida Itacolomi, nº 3.600 Bairro São Vicente · CEP 94.155-052 · Gravataí/RS
Telefone: (51) 3431.7677 · E-mail:
tempo: 0.1862
Memoria: 5.27MB