Dúvidas frequentes

Posso estudar em qualquer universidade estrangeira?

O aluno somente pode estudar nas universidades conveniadas à Ulbra.

E como fica a minha matrícula no complexo educacional da Ulbra?

Durante o intercâmbio, o aluno continua pagando as mensalidades referentes ao seu curso no complexo educacional da Ulbra, ficando isento de pagamento junto à universidade estrangeira.

Ressaltamos que os custos relativos à passagem aérea, alimentação, lazer, material didático, moradia, seguro-saúde e gastos gerais são por conta do aluno.

Em caso de desistência, como devo proceder?

Caso o acadêmico desista da participação no Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional, é imprescindível que comunique essa desistência urgentemente por escrito à Assessoria de Relações Internacionais do complexo educacional da Ulbra e anule qualquer gestão iniciada. O atraso na comunicação oficial da desistência pode causar responsabilidades econômicas e também prejuízos a possíveis suplentes. Se a matrícula no complexo educacional da Ulbra já tiver sido efetuada, o aluno deve acertar sua situação acadêmica com a coordenação de seu curso.

Posso trabalhar durante o período de estudos no exterior?

Depende. Existem programas específicos que conciliam cursos com estágios ou trabalho. Para informações corretas, verifique junto ao Consulado ou Embaixada do país onde pretende estudar a possibilidade de estagiar ou trabalhar. Você estará ingressando no país de destino com um visto de estudo. Portanto, se for vedada a possibilidade de estágio ou trabalho no nele, respeite a lei local, evitando riscos à sua estadia no país.

A Ulbra oferece bolsas de estudo para o exterior?

Não. Os convênios celebrados trazem o benefício da isenção no pagamento de mensalidades na universidade estrangeira e a aceitação facilitada lá, mas não incluem nenhuma modalidade de bolsas de estudo.

Chegando à universidade de destino, o que devo fazer?

Compareça ao setor de relações internacionais e apresente os seguintes documentos:

  • Passaporte (original e cópia).
  • Seguro-saúde, de acidentes e de responsabilidade civil -- todos com cobertura internacional.
  • É importante seguir as normas da universidade de destino para a matrícula oficial nas disciplinas a serem cursadas.
  • Caso haja necessidade de alterar o plano de estudos, entre em contato rapidamente com o coordenador de seu curso no complexo educacional da Ulbra para proceder às devidas modificações e rever o Form 02. As disciplinas cursadas no destino que não estejam prévia e formalmente autorizadas pelo coordenador de curso não serão reconhecidas no complexo educacional da Ulbra.
  • Solicitação de Autorização de Permanência -- Procure a Polícia Aduaneira do local de destino para confirmar a Autorização de Permanência e obter a Carteira de Identidade de Estrangeiro.

Certificação

A comprovação da realização do intercâmbio é o Histórico Escolar do aluno com registro das notas nas disciplinas.

Programa Ciência sem Fronteiras

O último edital para graduação do Programa Ciência Sem Fronteiras foi lançado em 2014, mas o encerramento oficial do programa para estudantes universitários foi anunciado em 23 de julho de 2016 pelo Ministro da Educação Mendonça Filho.

De concreto, o PROJETO DE LEI DO SENADO nº 798, de 2015 continua tramitando no Senado Federal, e atualmente, encontra-se com a Senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS), para emitir Relatório.

Acompanhe no link: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/124533

Atualmente, estão mantidas apenas as bolsas concedidas até 2014. Outras informações sobre as modalidades do CsF estão disponíveis em: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf

Você também pode acessar o site da Rede CsF, uma ONG constituída pelos bolsistas do Programa, com o intuito de reunir os participantes e desenvolver Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação: http://www.redecsf.org/

ULBRA Gravataí - Avenida Itacolomi, nº 3.600 Bairro São Vicente · CEP 94.155-052 · Gravataí/RS
Telefone: (51) 3431.7677 · E-mail:
tempo: 0.0890
Memoria: 5.08MB