Histórico

Há mais de quatro décadas, a Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) zela pelo ensino de qualidade nos níveis fundamental, médio, profissionalizante e superior no país. O início foi na educação de base, quando a primeira escola foi fundada, em Canoas (RS), no ano de 1911. Já com o ensino superior, a Instituição iniciou suas atividades com as Faculdades Canoenses, criadas em 1972. Efetivamente, como universidade, está desde 1988, quando foi decretada sua criação, tendo seu reconhecimento pelo Conselho Federal de Educação ocorrido um ano depois, em 1989. 

A partir dos anos 80, a Ulbra expandiu sua ação educacional para fora dos limites do Rio Grande do Sul, instalando desde então unidades em seis municípios do Norte e Centro-oeste do Brasil, o que a caracterizou como multicampi. 

A partir de 2003, inova no ensino superior e se torna uma das pioneiras na educação a distância, ofertando cursos de graduação em ambiente virtual de aprendizagem próprio. Esse processo surge como uma consequência de seu movimento pela educação de qualidade e formação de um profissional empreendedor. 

Atualmente, a Ulbra atua com a estrutura de educação superior presencial e a distância, com a rede de escolas de educação básica e com as emissoras de rádio e televisão, as quais dão suporte ao ensino. Em 2014, a mantenedora da Ulbra passou a ser a Associação Educacional Luterana do Brasil (AELBRA), a qual impulsiona a missão da Instituição em desenvolver, difundir e preservar o conhecimento e a cultura pelo Ensino, a Pesquisa e a Extensão. 

A Ulbra em Gravataí

A presença da Ulbra em Gravataí teve seu início da década de 80, quando a comunidade se mobilizou para trazer ao município uma instituição de ensino superior. A Universidade instalou-se, de fato, em março de 1991, com 60 alunos do curso de Administração, seis professores e dois funcionários. De lá pra cá foram mais de 4.500 profissionais formados pela Ulbra Gravataí, dentre eles advogados, administradores, enfermeiros, professores, psicólogos e profissionais em informática.

A visão da Ulbra Gravataí é se tornar referência estadual e nacional na obtenção de resultados através da informação, pesquisa e tecnologia. Com isso, a missão da Universidade é ajudar no desenvolvimento do Vale do Gravataí, sempre voltada para o crescimento da cidadania, solidariedade cristã e bem-estar. Na busca desse objetivo a Ulbra conquistou diversos prêmios ao longo dos anos, dentre os quais destacam-se: Top Cidadania, Top Ser Humano e Certificação da Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

ULBRA Gravataí - Avenida Itacolomi, nº 3.600 Bairro São Vicente · CEP 94.155-052 · Gravataí/RS
Telefone: (51) 3431.7677 · E-mail:
tempo: 0.0939
Memoria: 4.99MB