Escola de Pais

O Projeto Escola de Pais tem o objetivo de envolver e responsabilizar os pais pela educação dos filhos que estudam em escolas públicas e privadas na região da Costa Doce, além de estimular que acompanhem o desenvolvimento das crianças e adolescentes, mostrando a importância da presença frequente à escola para apoiar os professores na educação formal.

A metodologia do projeto segue as seguintes etapas:

  • Após a abertura do edital, são selecionados os acadêmicos dos mais diversos cursos da Ulbra (presenciais e EAD) e inicia-se a capacitação;
  • No mês de março, a coordenação do projeto entra em contato com as Secretarias de Educação dos Municípios e Escolas da Costa Doce;
  • Após levantamento de temáticas, os acadêmicos, sob orientação, preparam-se e elaboram materiais para palestras e oficinas nas escolas;
  • Organiza-se um cronograma de atendimentos nas escolas.

O público-alvo são pais, alunos e professores das escolas, que participarão de atividades propostas pela equipe do Projeto Escola de Pais.

Muitas foram as demandas e temáticas como Responsabilidade da Família na Educação dos Filhos, Limites, Bullying, Alimentação saudável, Como brincar com os filhos, Mercado de Trabalho para os Jovens, Como comportar-se em entrevistas de emprego, Prevenção ao uso de drogas foram, dentre outros, discutidos sob a forma de mesa-redonda, seminário, oficina, grupo de estudo, nas instituições, de acordo com as datas e turnos agendados (normalmente à noite).

No ano de 2018, o atendimento ultrapassou os limites de abrangência do Projeto. Além da Costa Doce, a EMEF Marcos Moog, de Novo Hamburgo, Região Metropolitana de Porto Alegre, foi uma das atendidas pelo projeto.
Durante todo o processo, a avaliação é contínua, através da observação do desempenho individual e do grupo de acadêmicos nas atividades realizadas. Durante os encontros, são utilizados instrumentos diversificados de avaliação de acordo com o desenvolvimento da atividade (formulários para avaliação, preenchidos pela equipe diretiva da escola atendida, pais e envolvidos).

Durante o ano de 2019, o grupo de acadêmicos e professores desenvolverão suas atividades de planejamento, capacitação e contatos nas quartas-feiras, das 15h às 18h, no campus da Ulbra, e os atendimentos serão realizados de acordo com a demanda das escolas.

ULBRA Guaíba - BR 116, nº 5724 · Bairro Moradas da Colina · CEP 92.500-000 · Guaíba/RS
Telefone: (51) 3491.2706 - (51) 3480.1618 e (51) 3480.0427 · E-mail: