Projeto Grupo Permanente de Júri Simulado nas Escolas

A Instituição do Tribunal do Júri é secular e julga os crimes dolosos contra a vida, tentados ou consumados, bem como aqueles a eles conexos. Trata-se de uma garantia prevista constitucionalmente, pois todos aqueles que atentarem contra o maior bem jurídico que o indivíduo possui serão julgados pelos representantes da sociedade.

O julgamento pelo Plenário do Júri constitui-se num dos momentos de intensa argumentação jurídica por parte dos operadores do Direito, uma vez que se encontram em discussão os dois mais importantes bens jurídicos da humanidade: Vida e Liberdade. O espaço concedido à acusação e à defesa é tomado de argumentações, emoções e clamor pela tão esperada Justiça. Os sujeitos processuais atuam, aparentemente, em lados opostos, na busca e demonstração da verdade real do processo, esclarecimento dos fatos, teses que lhes favoreçam; são polos, aparentemente, opostos, mas com o mesmo objetivo final, aproximar-se da verdade e alcançar o resultado pretendido.

O projeto tem por objetivo inserir o acadêmico nas disposições práticas da atuação do profissional da advocacia na atuação em Plenário de Julgamento, visando desenvolver a oratória argumentativa. A metodologia utilizada será de encontros quinzenais para análise teórica e prática de obras e processos reais que envolvam o procedimento do Júri. O público-alvo participante serão alunos cursando as disciplinas de Direito Penal, Processual Penal e Estágio Penal.

As apresentações das simulações serão realizadas nas escolas de ensino médio, visando à participação da comunidade escolar nas atividades acadêmicas propostas pelo curso de Direito de Guaíba, com finalidade de levar a Universidade às escolas. O projeto visa inserir o curso nas escolas de toda a Costa Doce. Os dias e horários de apresentações da atividade simulada, sempre baseada em casos reais, serão durante todo o semestre, de acordo com a disponibilidade de horários informados pelas escolas de ensino médio. Os resultados almejados serão de apresentação em, pelo menos, cinco escolas por semestre, alcançando um resultado quantitativo de, aproximadamente, 300 alunos.

O resultado qualitativo será analisado ao final de cada semestre com análise dos dados coletados nas apresentações realizadas. O projeto tem relevância social, uma vez que visa inserir a Universidade nas Escolas, levando o trabalho acadêmico desenvolvido para conhecimento dos alunos do ensino médio. O projeto possui relevância acadêmica uma vez que desenvolve habilidades teóricas e práticas de argumentação e hermenêutica.

Professora Responsável: Profª Rosângela Dall'Acqua (Org.)

Acompanhe-nos nas redes sociais

Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Blog

Não encontrou o que procura?