Página Inicial » Extensão » Projetos Comunitários » Serviço de Psicologia Social, Institucional e Comunitária

Serviço de Psicologia Social, Institucional e Comunitária

Através do Serviço de Psicologia Social, Institucional e Comunitária, alunos do curso de Psicologia realizam estágios curriculares e colocam em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula ao mesmo tempo em que desenvolvem um importante trabalho de assessoramento técnico junto às Unidades Básicas de Saúde do município de Guaíba, em ONGs e projetos sociais mantidos por empresas privadas, como o Projeto Pescar.

As atividades abrangem a triagem de pacientes em UBS, a realização de grupos, horta comunitária, visitas domiciliares, capacitação de adolescentes para o mercado de trabalho, dinâmicas de grupo, etc. Os atendimentos são realizados de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, podendo ocorrer também ações específicas aos sábados, em eventos especiais promovidos em parceria com estas instituições.

No último ano, foram realizados atendimentos a mais de 50 famílias e 300 usuários. Houve êxito, também, na continuidade da atuação da psicologia junto à atenção básica, nas UBS, o que não existia ainda no município. Expandiu-se, ainda, a prestação de serviço para municípios vizinhos como Cerro Grande e Sertão Santana. Outro avanço no projeto foi a realização de pesquisa que visa a identificação do perfil do usuário de saúde mental em algumas UBS desses municípios.

As sessões de consultoria, intervenções psicossociais, institucionais e comunitárias são realizadas na Clínica-Escola de Psicologia do campus, mediante agendamento, e visam promover a prevenção e manutenção da saúde mental dos inscritos no projeto. 

ULBRA Guaíba - BR 116, nº 5724 · Bairro Moradas da Colina · CEP 92.500-000 · Guaíba/RS
Telefone: (51) 3491.2706 - (51) 3480.1618 e (51) 3480.0427 · E-mail: