Página Inicial » Graduação » Educação Física » Coordenação e Corpo Docente

Coordenação e Corpo Docente

  • Docentes

    Anneliese Schonhorst

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6499458024334571

    Doutora em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (2008), Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (1999), Especialista em Medicina e Ciências do Esporte pela UFRGS (1996) e em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação pela ULBRA (2022). Graduada em Educação Física pela UFFRGS (1989). Professora Universitária de Graduação e Pós-Graduação há 24 anos. É coordenadora dos Cursos de Educação Física Licenciatura e Bacharelado na Universidade Luterana do Brasil, nas modalidades presencial e EAD. Integrante do Núcleo de Apoio Docente e Discente (NAD/NADi). Integrante do NDE do Curso de Medicina Ulbra. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa e Diretora Acadêmica interina da Faculdade Sogipa até 2015. Coordenadora de Apoio da Área da Saúde e Revisora Ténica produção para EaD (Plataforma A). Diretora da AS5 Consultoria em Educação e Saúde. Graduação em Administração.

    Edgar Roberto Kirchof

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5752128941340564

    Possui graduação em Letras (Portugês/Alemão) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995), graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1998), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), tendo realizado um Pós-Doutorado em Estética e Biossemiótica na Universidade de Kassel, Alemanha (2005). É bolsista produtividade pelo CNPq, membro do CA de Ciências Humanas e Sociais da FAPERGS e editor da Revista Textura. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando, como docente e pesquisador, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e como docente no Curso de Letras. Seus principais temas de pesquisa são as relações entre a Literatura, a Cultura Digital e a questão das Diferenças, com foco na Literatura infanto-juvenil. Atua nas seguintes áreas: Teoria da Literatura, Semiótica, Estudos Culturais e Educação.

    Flávio Py Mariante Neto

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4278239673849594

    Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em ciências do movimento humano (UFRGS). Doutorado em ciências do Movimento humano (UFRGS). Participou do grupo de Estudos socioculturais em Educação Física (GESEF-UFRGS) entre 2007 e 2016. Professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) desde 2016. Leciona disciplinas nas áreas das Lutas, Biomecânica, Teoria do treinamento, Psicologia do esporte, entre outras. Realiza orientações de estágio e TCC em várias áreas do conhecimento. Estuda, preponderantemente, aspectos psicossociais na área de lutas, artes marciais e esportes de combate. É coordenador do grupo de pesquisa em sociologia do esporte (GESOE), desde 2019.

    Honor de Almeida Neto

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9947014630841150

    Natural de Porto Alegre é Doutor em Serviço Social pela PUCRS de Porto Alegre (2004), Mestre (1999) e Graduado em Ciências Sociais (licenciatura e bacharelado) PUCRS (1995). Pós doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social FEEVALE. Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade, ULBRA/Canoas e professor do PPG ODONTO/ULBRA. É também professor de cursos de graduação (presencial e EAD). Foi coordenador dos cursos de Ciência Política e Gestão Pública (ULBRA), tem experiência na docência, na confecção, estruturação e gestão de disciplinas e cursos EAD e de extensão. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP ULBRA). Orienta monografias, dissertações e teses. Integra a Linha de Pesquisa "Desenvolvimento Humano e Sociedade". Pesquisador com experiência na área das Ciências Humanas e Sociais com ênfase no impacto das tecnologias de informação e comunicação nas relações humanas e sociais. Pesquisa temáticas associadas à promoção da saúde, desenvolvimento humano, felicidade, Políticas Públicas, democracia e Direitos Humanos.

    Iara Tatiana Bonin

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7925856179663459

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007); Mestre em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (1999); Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1989). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil desde 2007. Desenvolve estudos e orienta teses e dissertações que tratam das pedagogias e políticas da diferença, com foco na temática indígena e na literatura infantil. É autora, com outros colegas, de "A diferença na literatura infantil: narrativas e leituras", editora Moderna, 2012, selecionado pelo PNBE-professor-2013. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (PQ 2), desenvolvendo atualmente o projeto Pedagogias e políticas da diferença em contextos interculturais, que conta também com financiamento do CNPq (Bolsa). Integra o Grupo de pesquisa Cultura e Educação, do PPGEDU ULBRA e o Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO) da UFRGS .

    Ítalo Nunes Ogliari

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7315242220651831

    Ítalo Ogliari é Doutor em Teoria da Literatura (2010), pela PUCRS, possui graduação em Letras (2004), foi aluno da Oficina de Criação Literária do programa de pós-graduação em letras da PUCRS (2002) e tem Mestrado também em Teoria da Literatura pela mesma instituição (2007). É professor titular do Curo de Letras da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Gravataí, e do Curso de Pedagogia (Educação a Distância EAD). Seus estudos possuem ênfase em teoria literária, crítica literária, literatura brasileira, literatura contemporânea, criação literária e estudos culturais (experiência também na área de filosofia, de sociologia e estudos da linguagem e discurso). Coordenou, por um ano, em momento de transição, o programa de Extensão e Cultura da instituição. Também é responsável, na mesma universidade, pela disciplina de Filosofia Social, Instrumentalização Científica (com mais de 50 trabalhos orientados e apresentados em Mostras de pesquisa em sala de aula), Sociedade e Contemporaneidade, Comunicação e Expressão e Produção Textual para demais cursos. É autor dos livros de contos "A mulher que comia dedos" (WS - 2004) e "Ana Maria não tinha um braço" (IEL - 2006, premiado), dos romances "Um sete um" (7 Letras - 2007) e "A volta" (7Letras - 2010), entre outros trabalhos no Brasil e no exterior. Em 2011/2 assume, juntamente com a Coordenação de Extensão do campus, a coordenação da Revista ALMPLIAR. Em 2012 publicou, como resultado de sua tese de doutorado, o livro "A poética do conto pós-moderno e a situação do gênero no Brasil", também pela 7Letras.

    Karla Schuck Saraiva

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5820304582515435

    Doutora em Educação (2006) pela UFRGS. Graduada (1983) e mestre (1987) em Engenharia Civil, pela mesma Instituição. Atualmente, é professora e pesquisadora da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), atuando no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, afiliada à linha de pesquisa Currículo, ciências e tecnologia. Participa dos grupos de pesquisa Educação e Cultura e Estudos do Currículo na Contemporaneidade. É editora da Revista Textura e avaliadora do Programa PIBIC/PROBIC da ULBRA. Seus interesses de pesquisa estão focados na articulação entre educação e sociedade contemporânea, com destaque para temas ligados a currículo e cibercultura. Desenvolve suas investigações em uma perspectiva pós-estruturalista.

    Lisandra Sandri

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9082569671990579

    Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena Habilitação em Ed. Especial pela Universidade de Passo Fundo (1997), Especialista em Ed. Especial (1999) URI/RS, Metodologia do Ensino Superior (1999) UPF/RS, Tecnologia da Informação Aplicada em Educação (2002) UPF/ RS e Especialista em Tecnologias Digitais aplicada a Ed. (2022) ULBRA/RS, Especialista em Libras ( (2023) pela Faculdade Metropolitana/ SP, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2024) pela Faculdade Metropolitana/ SP, Especialista em Neuropsicologia (2024) pela Faculdade Metropolitana/ SP e Mestre em Ed. pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) PUC/ RS. Atuação como docente na APAE de Carazinho APAE de 1994 a 1999 com turmas de alunos deficientes auditivos e surdos, Coordenação da Ed. Inclusiva na Secretaria Municipal de Ed. e Cultura - SMEC de Carazinho/ RS de jul/1999 a 2008, Professora da Rede Municipal de Ed. de Carazinho de atuação em sala de atendimento educacional especializado AEE (sala multifuncional) com ênfase nas seguintes deficiências: deficiência intelectual, deficiência auditiva/ surdez, TDAH/ autismo, deficiência física, deficiência visual, deficiência múltipla, docente contratada da Rede Estadual do Rio Grande do Sul no período de mar a jul/95 e na docência do atendimento educacional especializado em 2020 até o momento. Atuou como professora substituta no ano de 2020 e 2021 no IFRS Campus Sertão. Na prática social presidiu a Associação de e para Pessoas com Deficiência - APD, fundou, coordenou e presidiu a Associação do Grupo dos Surdos de Carazinho - AGS, atuou como presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Carazinho CMASC, Coord. técnica do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Carazinho - CMPD. Atuou como membro suplente do CONADE - Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com deficiência, foi membro do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência - COEPEDE. Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ou Superdotação/ Altas Habilidades de Carazinho/ RS e no Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência exerce a função de Secretária Executiva na gestão de 2017/2019. Ensino Superior teve início em 2002, como docente no Curso de Pedagogia da Universidade Luterana do Brasil, em 2009 passou a atuar como professora do EAD da ULBRA Canoas, do Curso de Pedagogia, nas disciplinas de: História da Educação, Estágios Curriculares na Educação Infantil e no Anos Iniciais, Formação de Professores e Educação Profissional em Ambientes Escolares e Não Escolares, Estágio em Gestão de Ambientes Escolares e Não escolares, Projetos Interdisciplinares, Psicologia do Desenvolvimento e Psicodinâmica da Aprendizagem, LIBRAS, Ed. para a Diversidade, Inclusão e Acessibilidade, Ed. em Ciências Naturais, Escola e Currículo, Fundamentos da Pedagogia, Gestão da Ed. Básica. 2013 a 2018 desenvolveu a função de coordenadora no setor de Coordenação Pedagógica dos Polos do EAD ULBRA Brasil, além de participar do Programa Permanente de Acessibilidade EAD ULBRA. Professora concursada da rede Municipal de Carazinho, como professora da sala de recursos. Ensino Superior como professora da ULBRA no Curso Pedagogia - EAD, com experiência na área de Ed., com ênfase em Ed. Especial, Inclusão, Acessibilidade, Estágios Curriculares no EAD, Gestão Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: Ed., aprendizagem, LIBRAS, inclusão, formação pedagógica, gestão escolar em ambientes não escolares, acessibilidade e inclusão, ed. para a diversidade, psicologia do desenvolvimento, gestão da ed. básica, vulnerabilidade social e projetos sociais, assessoria pedagógica, formação continuada e no Curso de Pós-Graduação como docente da disciplina: Os fenômenos do Desenvolvimento Humano: Desafios da Docência, Prática da Ação Pedagógica compartilhada e Afeto na Constituição do Desenvolvimento Humano e orientação de TCCs, Docência, Prática.

    Luciano Leal Loureiro

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8168035806364642

    Professor da Universidade Luterana do Brasil, graduado em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil, no ano de 2003. Especialista em Personal Training pela Universidade Gama Filho no ano de 2004. Especialista em Mídias DIgitais Aplicadas à Educação (2022). Mestrado em Ciência do Movimento Humano na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS 2019). Professor Coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID - Ulbra Guaíba - Subprojeto Educação Física. Professor da ULBRA desde 2007. com atuação na Coordenador do Curso de Educação Física da unidade de Guaíba entre os anos de 2011 e 2019; Coordenador adjunto do cuso entre 2009 e 2011. Ministra as disciplinas de Futebol de Campo, Futsal (2007 até atual), Handebol, basquetebol (2007 até atual), Estudos do Movimento Humano (2007 até atual). Estágio Supervisionado em Educação Física (Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino médio e EJA) e Exercício Físico e Saúde (2007 até atual). Plíticas Públicas e Gestão em Saúde (2019 até atual). Coordenou os projetos de extensão universitária do curso de Educação Física - FUTSAL Universitário, Futebol Para Todos, Ulbra terceira idade entre os anos de 2008 e 2011. Membro do Comitê ULBRA da COPA do Mundo de Futebol 2014. Tecnico esportivo da equipe Universitária da ULBRA/ Guaíba 2008 - 2009. Professor concursado do município de São Leopoldo, atuando nos anos finais do ensino fundamental, professor supervisor das escolinhas esportivas da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (2022 até atual) Sócio-proprietário da Academia Studio Vitality no período de 2010 a 2014. Revisor técnico do Grupo A, SAGAH para graduação e pós graduação EAD (2020 até atual). Atua principalmente nos seguintes temas: Exercício Físico e saúde, cinesiologia, aptidão física e saúde, educação física escolar e pedagogia do esporte.

    Marlise Geller

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4777298613817310

    Possui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática na Educação, principalmente nos seguintes temas: informática na educação, educação a distância, formação de professores e educação especial. Atuação como professora-pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil no projeto de Formação Continuada de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis. Coordenadora do LEI - Laboratório de Estudos de Inclusão do PPGECIM. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq: Ensino de Ciências e Matemática na perspectiva da Educação Inclusiva.

    Marta Maria Medeiros Frescura Duarte

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6277584896102052

    Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela UFSM;
    Mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela UFSM;
    Especialização em Análises Clínicas e Toxicológicas pela UFSM;
    Especialização em Formação de Professores em Disciplinas Especializadas;
    Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação pela ULBRA;
    Graduação em Farmacêutico Bioquímico pela UFSM; Graduação em
    Farmacêutico pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Atualmente é
    Professora Titular da Universidade Luterana do Brasil e professora vinculada
    ao Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFSM. Diretora de
    Produção do Laboratório de Análises Clínicas - LABIMED. Tem experiência nas
    áreas de Anatomofisiologia, Bioquímica, Biossegurança, Farmacologia,
    Fisiologia, Imunologia, Patologia, Programa de Extensão Interdisciplinar (PEI) e
    Ensino à Distância.

    Paulo Tadeu Campos Lopes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6329487678754635

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

    Rafael Sabin Gil

    Vaneska Krick Ratund

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1733215649646863

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2010), Pós Graduação Lato Sensu - Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Luterana do Brasil (2013), Especialização - MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Luterana do Brasil (2018) e Pós Graduação Lato Sensu - Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação (2019). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Educacional.

Ulbra Guaíba - Rua da Balança, 482 - Bairro Altos da Alegria - CEP 92 725-100 Telefone: (51) 3491.2706 - (51) 3480.1618 · E-mail: