Página Inicial » Extensão » Projetos Comunitários » Oficinas de Parentalidade

Oficinas de Parentalidade

O objetivo do projeto é promover a mediação/conciliação nos casos de disputa judicial pela guarda dos filhos, diminuindo o número de casos sem consenso que se delongam e acabam por expor crianças e adolescentes a vulnerabilidades.

O público-alvo na comunidade são pais que estejam em processo de disputa judicial pela guarda dos filhos na Vara da Família (Fórum da Comarca de Itumbiara). Serão realizados encontros grupais, por meio de oficinas ministradas pelos alunos do curso de Psicologia do ILES/Ulbra.

Os encontros serão mensais e ocorrerão em dia e horário estabelecidos pela equipe multidisciplinar do Fórum, com duração de uma hora e meia cada: um encontro com os pais e um com as mães.

Os temas abordados serão:

  • A experiência da separação para os adultos;
  • A experiência da separação para os filhos;
  • Os papéis parentais pós-separação;
  • Alienação parental e aspectos legais do processo.

A partir do desenvolvimento do projeto, espera-se, como resultados qualitativos, amenizar os conflitos decorrentes de disputas judiciais pela guarda dos filhos, prevenindo as manifestações de alienação parental, o que constitui sua relevância social.

Academicamente, os alunos do curso de Psicologia envolvidos no projeto terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades e competências no contato com a comunidade, podendo analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos, bem como a atuação em processos psicossociais e de promoção da qualidade de vida.

Poderão também atuar em campo multiprofissional, desenvolvendo habilidades de articulação em equipe interdisciplinar.

ILES/ULBRA Itumbiara - Av. Beira Rio, 1001 Bairro Nova Aurora · CEP 75.522-330 · Itumbiara/GO
Telefone: (64) 3433.6500 · Fax: (64) 3433.6515 · E-mail: