Página Inicial » Pesquisa

Sobre a Pesquisa

Juntamente com os cursos de graduação e pós-graduação, a pesquisa compõe o alicerce fundamental sob a qual a Ulbra foi erguida e incentiva o espírito investigativo de alunos e professores na geração de novos horizontes para a educação e a qualidade de vida.

São diversos projetos, frutos do trabalho de 487 pesquisadores e mais de 100 grupos de pesquisa no Brasil, além de periódicos científicos com a certificação Qualis Internacional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A pesquisa no CEULJI/ULBRA
Os projetos de pesquisa desenvolvidos no Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná seguem as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI contemplando as demandas da região. A submissão dos projetos de pesquisa é anual, sendo que atualmente são 13 professores pesquisadores com projetos em desenvolvimento na Instituição. A comunidade acadêmica tem à sua disposição semestralmente eventos de iniciação científica que permitem apresentar os resultados de seus trabalhos nos projetos ou nas atividades diretamente relacionadas com as disciplinas sob orientação de seus professores. 

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC/CNPq)

Criado pelo Governo Federal, esta modalidade conta com extensão nacional e possui foco no desenvolvimento de atividades voltadas para a aplicação do conhecimento acadêmico em projetos científicos.

As cotas para projetos da Universidade são concedidas pelo CNPq aos professores registrados no órgão, com doutorado, e que tenham considerável produção científica em periódicos de suas áreas.

Alunos cotistas do PIBIC não podem participar de outros programas de iniciação científica, sendo vetado o acúmulo de bolsas para estudantes. Para saber mais informações, acesse www.cnpq.br ou consulte aqui o edital vigente para inscrições no programa.

Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade Luterana do Brasil (PROICT/Ulbra)

É um programa criado pela Universidade para incentivar acadêmicos a participarem de pesquisas focadas no desenvolvimento científico e tecnológico voltadas para o aperfeiçoamento acadêmico.

As cotas do PROICT são concedidas aos professores que tenham projetos aprovados e regulamentados, conforme as diretrizes de pesquisa da Universidade. Alunos bolsistas dessa modalidade não podem ser beneficiários do FIES, nem cotistas do Prouni, uma vez que o valor da bolsa é descontado diretamente da mensalidade do estudante. 

Se você é aluno de um curso de graduação, possui excelente desempenho acadêmico e está devidamente matriculado, procure um professor pesquisador e saiba como concorrer a uma das Bolsas de Iniciação Científica da Universidade. Com elas, você pode ganhar descontos na mensalidade e até viagens de intercâmbio no exterior, através do Programa Ciência Sem Fronteiras.

Desenvolva junto de seu orientador uma linha de pesquisa e escolha entre atuar no desenvolvimento de novas tecnologias ou na busca pelo aperfeiçoamento científico. Fique atento, converse com seus professores, são eles que indicam e orientam os futuros bolsistas.

CEULJI/ULBRA - Av. Engenheiro Manfredo Barata Almeida da Fonseca, nº 762 · Caixa Postal 61 · CEP 76.907-438 · Ji-Paraná/RO
Telefone: (69) 3416-3100 · E-mail:
tempo: 0.2653
Memoria: 5.2MB