Página Inicial » Jogos Luteranos

Apresentação

Jogos Internacionais Luteranos 2019

Bodas de Prata

Este ano, nossos Jogos Internacionais Luteranos completam 25 anos. Se fosse um casamento, estaríamos celebrando Bodas de Prata. Bom, de certa maneira, estamos.

Digo "de certa maneira" porque podemos falar que estamos celebrando Bodas de Prata pelo simbolismo que esta festa de aniversário de casamento traz:

1. Casamento é uma relação, e nossos Jogos têm como objetivo principal estabelecer e fortalecer relações com as outras pessoas. Neste processo, vivemos momentos de intensa alegria através das vitórias conquistadas, mas também experimentamos a frustração quando os atletas, companheiros de jornada, não dão o melhor de si, agem com desonestidade ou desrespeitam nosso valor individual. Mas tudo isto pode se tornar aprendizado e crescimento. Cada vivência, se encarada num espírito de amor e perdão, tem o potencial de fortalecer as nossas relações.

2. A palavra boda tem a ver com voto, com compromissoFesta de Bodas é a renovação de um compromisso assumido. Em nossos Jogos temos o compromisso com a fé, o respeito, o amor, o jogo limpo, a amizade, a gentileza, com o outro. Estes votos precisam ser constantemente renovados. É o compromisso com aquilo que é nobre que nos faz ficar firmes nos momentos de dificuldade.

3. A prata é um metal precioso, maleável, que quanto mais polido, mais bonito fica. Suas características falam de valores que precisamos cultivar nos Jogos e na vida. Por exemplo, acreditamos que cada ser humano, criação das mãos do próprio Deus, é precioso em si. Também podemos falar da importância de sermos maleáveis, de nos adaptarmos à diferentes situações, sendo gratos pelas oportunidades e usufruindo tudo aquilo que estas oportunidades nos oferecem. No caso do polimento, valorizamos o cuidado que devemos ter com a gente e com os demais atletas, ajudando-os a alcançarem o máximo de suas potencialidades.

4. Assim como o casamento, com certeza a confraternização almejada em nossos Jogos Luteranos agrada a Deus. Um dos maiores prazeres do Pai está na alegria de seus amados filhos que, convivendo fraternalmente, fazem uso de todos as dádivas, dons, talentos que o Pai concede.

Agradecemos a Deus por todas as bênçãos que ele tem derramado nas vidas de muitas pessoas através de nossos Jogos Luteranos. Pedimos perdão pelas vezes que desrespeitamos a ele e a outros atletas, nossos irmãos. Oramos para que ele continue com a gente, fazendo de momentos como este oportunidades de crescimento mútuo e celebração do dom da vida. E que venham as Bodas de Ouro!

Rev. Maximiliano Wolfgramm Silva
Capelão Geral da Aelbra

Jogos Luteranos - Av. Farroupilha, 8001 Bairro São José · Canoas/RS · Cep 92.425-900 -
Telefone: (51) 3477.4000 ramais 2055/2051 · E-mail: