Página Inicial » Graduação » Geografia (EAD) » Coordenação e Corpo Docente

Coordenação e Corpo Docente

  • Coordenação do Curso

    Juliane Maria Puhl Gomes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1550949708816025

    Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1998) e mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil, atua nos Cursos de História e Pedagogia, professora do Pós-Graduação em História, Canoas. Atua na área de consultoria arqueológica, sendo sócia da empresa QUADRAT, consultoria em arqueologia e ambiente. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: arqueologia, pré-história do RGS, populações indígenas litorâneas, práticas de ensino de História, educação patrimonial e história.

  • Coordenação Adjunta

    Juliane Maria Puhl Gomes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1550949708816025

    Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1998) e mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil, atua nos Cursos de História e Pedagogia, professora do Pós-Graduação em História, Canoas. Atua na área de consultoria arqueológica, sendo sócia da empresa QUADRAT, consultoria em arqueologia e ambiente. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: arqueologia, pré-história do RGS, populações indígenas litorâneas, práticas de ensino de História, educação patrimonial e história.

  • Núcleo Docente Estruturante

    Heloisa Gaudie Ley Lindau

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5285221106348139

    Licenciada e bacharel em Geografia pela UFRGS. Doutora em Geografia/UFRGS. - See more at: http://www.ulbra.br/geografia/corpo-docente/#sthash.Ltx3e75w.dpuf

    Jane Sirlei Kuck Konrad

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9518870810697953

    Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (1999). Atualmente é professora da Universidade Luterana do Brasil Campus Gravataí e Canoas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística e produção textual.

    Karla Schuck Saraiva

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5820304582515435

    Doutora em Educação (2006) pela UFRGS. Graduada (1983) e mestre (1987) em Engenharia Civil, pela mesma Instituição. Atualmente, é professora e pesquisadora da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), atuando no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, afiliada à linha de pesquisa Currículo, ciências e tecnologia. Participa dos grupos de pesquisa Educação e Cultura e Estudos do Currículo na Contemporaneidade. É editora da Revista Textura e avaliadora do Programa PIBIC/PROBIC da ULBRA. Seus interesses de pesquisa estão focados na articulação entre educação e sociedade contemporânea, com destaque para temas ligados a currículo e cibercultura. Desenvolve suas investigações em uma perspectiva pós-estruturalista.

    Lisiane Gazolla Santos

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0581837435325848

    Possui graduação em Pedagogia Séries Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), graduação em Magistério Matérias Pedagógicas II Grau pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), Especialização em Educação Ambiental pelo Centro Universitário La Salle (2001) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006).

  • Conselho do Curso

    Heloisa Gaudie Ley Lindau

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5285221106348139

    Licenciada e bacharel em Geografia pela UFRGS. Doutora em Geografia/UFRGS. - See more at: http://www.ulbra.br/geografia/corpo-docente/#sthash.Ltx3e75w.dpuf

    Jéssica Rother de Freitas

    Karla Schuck Saraiva

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5820304582515435

    Doutora em Educação (2006) pela UFRGS. Graduada (1983) e mestre (1987) em Engenharia Civil, pela mesma Instituição. Atualmente, é professora e pesquisadora da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), atuando no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, afiliada à linha de pesquisa Currículo, ciências e tecnologia. Participa dos grupos de pesquisa Educação e Cultura e Estudos do Currículo na Contemporaneidade. É editora da Revista Textura e avaliadora do Programa PIBIC/PROBIC da ULBRA. Seus interesses de pesquisa estão focados na articulação entre educação e sociedade contemporânea, com destaque para temas ligados a currículo e cibercultura. Desenvolve suas investigações em uma perspectiva pós-estruturalista.

    Lisiane Gazolla Santos

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0581837435325848

    Possui graduação em Pedagogia Séries Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), graduação em Magistério Matérias Pedagógicas II Grau pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), Especialização em Educação Ambiental pelo Centro Universitário La Salle (2001) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006).

    Orlando Albani de Carvalho

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2691361945948780

    Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e pós-graduação (Mestrado) pela mesma universidade, onde dissertou sobre a implantação de hidrelétricas no rio Uruguai. Tem experiência na área de ensino de Geografia (graduação) nas disciplinas de Geografia Economica e Geografia Humana e Econômica. Desde de 2000 também atua como professor nas redes de ensino público e privado no Rio Grande do Sul. Atualmente atua como professor-adjunto do Curso de Geografia na ULBRA/RS (Universidade Luterana do Brasil).

  • Docentes

    Edgar Roberto Kirchof

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5752128941340564

    Possui graduação em Letras (Portugês/Alemão) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995), graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1998), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), tendo realizado um Pós-Doutorado em Estética e Biossemiótica na Universidade de Kassel, Alemanha (2005). É bolsista produtividade pelo CNPq, membro do CA de Ciências Humanas e Sociais da FAPERGS e editor da Revista Textura. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando, como docente e pesquisador, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e como docente no Curso de Letras. Seus principais temas de pesquisa são as relações entre a Literatura, a Cultura Digital e a questão das Diferenças, com foco na Literatura infanto-juvenil. Atua nas seguintes áreas: Teoria da Literatura, Semiótica, Estudos Culturais e Educação.

    Heloisa Gaudie Ley Lindau

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5285221106348139

    Licenciada e bacharel em Geografia pela UFRGS. Doutora em Geografia/UFRGS. - See more at: http://www.ulbra.br/geografia/corpo-docente/#sthash.Ltx3e75w.dpuf

    Honor de Almeida Neto

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9947014630841150

    Natural de Porto Alegre é Doutor em Serviço Social pela PUCRS de Porto Alegre (2004), Mestre (1999) e Graduado em Ciências Sociais (licenciatura e bacharelado) PUCRS (1995). Pós doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social FEEVALE. Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade, ULBRA/Canoas e professor do PPG ODONTO/ULBRA. É também professor de cursos de graduação (presencial e EAD). Foi coordenador dos cursos de Ciência Política e Gestão Pública (ULBRA), tem experiência na docência, na confecção, estruturação e gestão de disciplinas e cursos EAD e de extensão. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP ULBRA). Orienta monografias, dissertações e teses. Integra a Linha de Pesquisa "Desenvolvimento Humano e Sociedade". Pesquisador com experiência na área das Ciências Humanas e Sociais com ênfase no impacto das tecnologias de informação e comunicação nas relações humanas e sociais. Pesquisa temáticas associadas à promoção da saúde, desenvolvimento humano, felicidade, Políticas Públicas, democracia e Direitos Humanos.

    Lisandra Sandri

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9082569671990579

    Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena Habilitação em Ed. Especial pela Universidade de Passo Fundo (1997), Especialista em Ed. Especial (1999) URI/RS, Metodologia do Ensino Superior (1999) UPF/RS, Tecnologia da Informação Aplicada em Educação (2002) UPF/ RS e Especialista em Tecnologias Digitais aplicada a Ed. (2022) ULBRA/RS, Especialista em Libras ( (2023) pela Faculdade Metropolitana/ SP, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2024) pela Faculdade Metropolitana/ SP, Especialista em Neuropsicologia (2024) pela Faculdade Metropolitana/ SP e Mestre em Ed. pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) PUC/ RS. Atuação como docente na APAE de Carazinho APAE de 1994 a 1999 com turmas de alunos deficientes auditivos e surdos, Coordenação da Ed. Inclusiva na Secretaria Municipal de Ed. e Cultura - SMEC de Carazinho/ RS de jul/1999 a 2008, Professora da Rede Municipal de Ed. de Carazinho de atuação em sala de atendimento educacional especializado AEE (sala multifuncional) com ênfase nas seguintes deficiências: deficiência intelectual, deficiência auditiva/ surdez, TDAH/ autismo, deficiência física, deficiência visual, deficiência múltipla, docente contratada da Rede Estadual do Rio Grande do Sul no período de mar a jul/95 e na docência do atendimento educacional especializado em 2020 até o momento. Atuou como professora substituta no ano de 2020 e 2021 no IFRS Campus Sertão. Na prática social presidiu a Associação de e para Pessoas com Deficiência - APD, fundou, coordenou e presidiu a Associação do Grupo dos Surdos de Carazinho - AGS, atuou como presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Carazinho CMASC, Coord. técnica do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Carazinho - CMPD. Atuou como membro suplente do CONADE - Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com deficiência, foi membro do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência - COEPEDE. Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ou Superdotação/ Altas Habilidades de Carazinho/ RS e no Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência exerce a função de Secretária Executiva na gestão de 2017/2019. Ensino Superior teve início em 2002, como docente no Curso de Pedagogia da Universidade Luterana do Brasil, em 2009 passou a atuar como professora do EAD da ULBRA Canoas, do Curso de Pedagogia, nas disciplinas de: História da Educação, Estágios Curriculares na Educação Infantil e no Anos Iniciais, Formação de Professores e Educação Profissional em Ambientes Escolares e Não Escolares, Estágio em Gestão de Ambientes Escolares e Não escolares, Projetos Interdisciplinares, Psicologia do Desenvolvimento e Psicodinâmica da Aprendizagem, LIBRAS, Ed. para a Diversidade, Inclusão e Acessibilidade, Ed. em Ciências Naturais, Escola e Currículo, Fundamentos da Pedagogia, Gestão da Ed. Básica. 2013 a 2018 desenvolveu a função de coordenadora no setor de Coordenação Pedagógica dos Polos do EAD ULBRA Brasil, além de participar do Programa Permanente de Acessibilidade EAD ULBRA. Professora concursada da rede Municipal de Carazinho, como professora da sala de recursos. Ensino Superior como professora da ULBRA no Curso Pedagogia - EAD, com experiência na área de Ed., com ênfase em Ed. Especial, Inclusão, Acessibilidade, Estágios Curriculares no EAD, Gestão Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: Ed., aprendizagem, LIBRAS, inclusão, formação pedagógica, gestão escolar em ambientes não escolares, acessibilidade e inclusão, ed. para a diversidade, psicologia do desenvolvimento, gestão da ed. básica, vulnerabilidade social e projetos sociais, assessoria pedagógica, formação continuada e no Curso de Pós-Graduação como docente da disciplina: Os fenômenos do Desenvolvimento Humano: Desafios da Docência, Prática da Ação Pedagógica compartilhada e Afeto na Constituição do Desenvolvimento Humano e orientação de TCCs, Docência, Prática.

    Mara Lúcia Salazar Machado

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1749576937271176

    Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1989) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora da Faculdade de Ciências e Letras de Osório e professora da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, síndrome de down, brincar, jogos e intervenção psicomotora.

    Marlise Geller

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4777298613817310

    Possui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática na Educação, principalmente nos seguintes temas: informática na educação, educação a distância, formação de professores e educação especial. Atuação como professora-pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil no projeto de Formação Continuada de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis. Coordenadora do LEI - Laboratório de Estudos de Inclusão do PPGECIM. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq: Ensino de Ciências e Matemática na perspectiva da Educação Inclusiva.

    Orlando Albani de Carvalho

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2691361945948780

    Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e pós-graduação (Mestrado) pela mesma universidade, onde dissertou sobre a implantação de hidrelétricas no rio Uruguai. Tem experiência na área de ensino de Geografia (graduação) nas disciplinas de Geografia Economica e Geografia Humana e Econômica. Desde de 2000 também atua como professor nas redes de ensino público e privado no Rio Grande do Sul. Atualmente atua como professor-adjunto do Curso de Geografia na ULBRA/RS (Universidade Luterana do Brasil).

Ulbra Manaus - Avenida Carlos Drummond de Andrade, 1460 - Conjunto Atílio Andreazza - Japiim - CEP 69077-730 - Manaus/AM Telefone: (92) 3616.9800 · E-mail: