Facebook Twitter
Home Acadêmicos Turmas de Licenciaturas de Educação Física e Biologia concluem o curso deixando saudades
formats

Turmas de Licenciaturas de Educação Física e Biologia concluem o curso deixando saudades

“Saudades. Como diz o dicionário Aurélio, saudade significa: Lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las; nostalgia.” Além de profunda emoção, vitória, orgulho e felicidade. Sentimentos estes que foram expressados pelos pais, familiares, amigos, professores e os formandos da última turma dos cursos de Licenciatura em Educação Física e Biologia do Centro Universitário Luterano de Manaus – CEULM ULBRA, na última quinta-feira, 30. Uma colação bem diferente, onde duas turmas de cursos distintos concluíram suas histórias no Centro Universitário e que já ficaram marcadas.

Muitos dos que estavam ali se emocionaram já sentindo a saudade das boas lembranças, como disse a professora Karina Gomes Cerquinho, coordenadora do Curso de Educação Física aos dirigir as palavras para os formandos e novos colegas. “A nossa história foi linda e maravilhosa durante todos esses anos que tivemos juntos. Tudo foi necessário para nos tornarmos melhores, pessoas e profissionais: as aulas teóricas e práticas, as brincadeiras, as reuniões, as discussões, as reivindicações, a tristeza de uma nota baixa, a alegria da aprovação. Vivemos e isso foi o mais importante”, disse cheia de emoção a professora.

Foi diante do Diretor Geral e professor Marcos Paulo Cereto do CEULM, do Capelão Pastor Gerson Dieter Prates, que o professor do Curso de Educação Física e paraninfo da turma, Rômulo Melo, recitou um poema do grego Tirteu, dizendo: “Guerreiros, eu não lembraria de vocês pela excelência na corrida ou na luta, nem que tivesse dos Ciclopes a estatura e a força ou se fossem mais ricos do que Mídias, ou que possuísse toda a glória, se lhe faltassem a coragem valorosa. É esta a excelência que buscamos. Encarem seus desafios com a bravura e levem consigo o seguinte lema: Amazonas e bravos que doam. Aos que lutam mais vida e riqueza.”

O orador da turma, Levi da Silva Queiroz, também empolgou os seus colegas com o seu discurso emocionado, onde complementou: “Somos vitoriosos, somos guerreiros, por isso estamos aqui, porque vencemos e conquistamos essa batalha. Parabéns meus amigos, Sucesso pra todos nós.” Disse.

Outro que também emocionou seus colegas foi o orador da turma de Licenciatura em Biologia, Carlos Henrique Abreu dos Santos, que disse: “Hoje então nos formamos oficialmente biólogos. Quando penso sobre todo esse tempo em que nos esforçamos para chegar a este momento, chego à conclusão de que não nos formamos apenas Biólogos, somos um pouco mais de nós mesmo, um pouco mais professores, um pouco mais cidadãos e um pouco mais vivos”, concluiu o formando.

A coordenadora do Curso de Licenciatura em Biologia, professora Jane Maria Catunda de Souza, agradeceu pela felicidade da experiência vivida ao lado dos formandos do curso de Biologia e todos os seus colegas do CEULM ULBRA. “Foram momentos memoráveis que vivemos juntos aqui no Centro Universitário. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa equipe de biólogos da Ulbra. Sinto-me muito honrada em ter sido professora de vocês. Desejo muito sucesso e parabéns.”

Com o momento contagiado de emoção por todos que estavam presentes o paraninfo do curso de Biologia, professor Wagner Alan dos Santos Moreira, agradeceu aos seus afilhados (formandos de Biologia) e também a Instituição: “Gostaria também de manifestar meu contentamento e orgulho por ter sido indicado mais uma vez nesta instituição como paraninfo de uma turma do curso de Biologia e principalmente por ser a última turma desta instituição.”

Ao lado do Secretário Geral do CEULM ULBRA, Madson Denes Romário Lima, estava como convidado da Universidade o representante do Conselho Regional de Educação Física, (CREF-AM) Alexandre Romano e ex-professor do CEULM ULBRA que se emocionou e emocionou ao contar sua relação com a instituição. “Confesso que fiquei pensando no que eu ia dizer hoje aqui pra vocês, mas eu vou quebrar o protocolo e vou dizer: Essa casa me deu muitas oportunidades. Desde que me formei aqui na Ulbra, depois como professor de Educação Física Infantil e hoje que já estou na Pós-Graduação como Doutorando e professor de alguns colegas de vocês.”

E continuou dizendo: “Não acabou nada meus irmãos, isso é só um legado. O legado do Curso de Educação Física e de Biologia da Ulbra. E eles estão aí que são vocês. Somos uma família de verdade.” Concluiu empolgadamente o professor Alexandre.

Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Coordenadora: Jane Maria Catunda

CARLOS HENRIQUE ABREU DOS SANTOS

EFIGENIA LOPES DA SILVA

GLAUCY ELIZANDRA BALBI DE LIMA

VANUZA PONTES DA SILVA

Curso de Licenciatura em Educação Física

Coordenadora: Karina Cerquinho

CARLOS ALBERTO RIBEIRO

GRACINETE DA COSTA CHAVES

IGLIS FERREIRA SALGADO

JOÃO BOSCO DE PAULA MACEDO JUNIOR

LEVI DA SILVA QUEIROZ

MARCELO DA SILVA ALMEIDA

MARCICLEA DA SILVA LEITÃO

WILLIAMS CASTRO DE OLIVEIRA

© ULBRA