Você está em: ULBRA » Serviços ao Aluno » Perguntas mais Frequentes

Perguntas mais Frequentes


Vestibular

01) Como é o vestibular da ULBRA?

02) O que são os Cursos Superiores de Tecnologia e como funciona o processo seletivo para estes cursos?

03) Como funciona a seleção através do ENEM?

04) Qual é o programa das provas do Processo Seletivo?

05) Onde posso conferir o gabarito e o listão dos aprovados?

Ingresso Extravestibular

06) Sou graduado e gostaria de cursar outra graduação. Preciso fazer vestibular novamente?

07) Sou aluno de outra instituição de ensino superior e gostaria de pedir transferência para a ULBRA. O que devo fazer?

08) Posso me matricular em um segundo curso de graduação se já sou acadêmico da ULBRA?

09) Tranquei minha matrícula na ULBRA e agora quero voltar a estudar. Como devo proceder?

10) Tenho débito, posso pedir reingresso?

11) Sou aluno da graduação e gostaria de trocar de curso. Como devo proceder?

12) Sou aluno da ULBRA, possuo bolsa do Prouni e gostaria de trocar de curso. Como devo proceder?

Comprovantes e Documentos

13) Preciso de um comprovante de matrícula do semestre corrente. É possível adquiri-lo via site?

14) Onde posso solicitar meu histórico de cadeiras cursadas? Posso encontrá-lo no site?

15) Onde posso imprimir um comprovante de valores pagos?

Aproveitamento de Estudos

16) Sou aluno novo, posso aproveitar disciplinas realizadas em outras instituições ou curso para substituir atividades do currículo do meu curso atual?

17) Já solicitei dispensa de disciplinas, mas quero solicitar uma revisão, como posso fazer?

18) Sou aluno da ULBRA, mas troquei de curso, como faço para aproveitar as disciplinas?

19) É possível deixar de realizar disciplinas do meu curso de graduação por já ter os conhecimentos abordados nelas?

Cancelamentos e Trancamentos

20) Sou aluno novo e gostaria de cancelar a matrícula, como devo proceder?

21) Gostaria de cancelar uma disciplina ou mais. Como devo proceder?

22) Gostaria de trancar minha matrícula. Como devo proceder?

23) Qual o prazo máximo para ficar com a matrícula trancada?

Formatura

24) Neste ano concluo meu curso de Graduação. O que devo fazer para encaminhar minha formatura?

25) Estou me formando e não tenho interesse em participar da solenidade. Posso solicitar formatura em gabinete? Como funciona?

26) Outra pessoa pode retirar meu diploma?

27) Se eu não puder comparecer na Formatura em Gabinete, outra pessoa pode ir ao meu lugar?

28) Meu curso tem o Enade como componente curricular obrigatório. O que ocorre se eu for selecionado e não participar do exame?

Questões Financeiras

29) Posso efetuar um pagamento com o valor inferior ao especificado no boleto de pagamento?

30) Como faço para efetuar o pagamento de um débito que tenho com a ULBRA referente a anos anteriores?

31) Tenho um cheque que foi devolvido. Com quem devo falar?

32) Sou funcionário da ULBRA e gostaria de solicitar desconto na mensalidade. O que fazer?

33) Efetuei o pagamento, mas não consta no sistema, o que fazer?

34) Não recebi os boletos bancários para pagamento. Onde posso retirá-los?

35) Como solicito o desconto de ingresso diplomado?

36) Com quem a empresa onde trabalho deve falar para efetuar um convênio com a ULBRA?

37) Efetuei o pagamento da parcela errada, o que fazer?

38) Tenho um crédito de semestres anteriores, como solicito a devolução?

39) Aditei meu FIES, o que faço com o contrato?

40) Quais os programas de incentivo que a ULBRA oferece?

Questões Acadêmicas Gerais

41) Esqueci minha senha para acessar o autoatendimento. O que posso fazer?

42) O que são Intensivos?

43) Quais são as condições para aprovação e reprovação?

44) Como funciona a substituição de grau?

45) Quantas faltas eu posso ter?

46) O que é a legenda de horários?

47) Qual o CNPJ e a Razão Social da ULBRA?

1) Como é o vestibular da ULBRA?

Cursos da área da saúde no Campus Canoas: Processo seletivo com prova de 65 questões objetivas sobre conhecimentos de Português, incluindo a redação sobre tema atual, Física, Matemática, Biologia, História, Geografia, Literatura, Língua Estrangeira e Química.

Para os demais cursos: Processo seletivo com prova de 20 questões objetivas sobre conhecimentos de Português, incluindo a redação sobre tema atual.

Para todos os cursos dos campi de Cachoeira do Sul, Carazinho, Gravataí, Guaíba, Santa Maria, São Jerônimo e Torres.
Processo Seletivo com prova de 20 questões objetivas sobre conhecimentos de Português, incluindo a redação sobre tema atual.

Clique aqui para ter acesso à oferta do Vestibular mais recente.

 

2) O que são os Cursos Superiores de Tecnologia e como funciona o processo seletivo para estes cursos?

São cursos de graduação com duração de 2 a 3 anos, voltados para o mercado de trabalho e que permitem acesso à pós-graduação. O processo seletivo consistem em prova de 20 questões objetivas sobre conhecimentos de Língua Portuguesa, incluindo uma redação sobre tema atual.

Clique aqui para ter acesso à oferta do Vestibular mais recente.

 

3) Como funciona a seleção através do ENEM?

A Universidade reserva uma cota de 15% das vagas do processo seletivo para os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Em Canoas, a cota de vagas está disponível para todos os cursos, exceto para o de Medicina. Nas unidades do interior do Rio Grande do Sul, a cota incide em cada um dos cursos oferecidos.

O candidato que desejar concorrer no Vestibular com sua nota do ENEM, efetua sua inscrição diretamente nos campi da ULBRA com o documento original (ou cópia autenticada) do resultado ENEM, efetua o pagamento da taxa de inscrição e aguarda o resultado do Listão dos Aprovados. Neste caso, o candidato não presta a prova no dia do Vestibular, pois sua nota do ENEM substitui a nota da prova.

 

4) Qual é o programa das provas do Processo Seletivo?

O processo seletivo abrange conhecimentos comuns às disciplinas do ensino médio para avaliar a formação recebida pelos candidatos e a sua aptidão intelectual para estudos superiores. O programa das provas estará disponível no Manual do Candidato, no site www.ulbra.br/vestibular.

 

5) Onde posso conferir o gabarito e o listão dos aprovados?

Ambos são divulgados no site do Vestibular. Confira a data e o horário no site www.ulbra.br/vestibular.

 

6) Sou graduado e gostaria de cursar outra graduação. Preciso fazer vestibular novamente?

Os candidatos graduados podem cursar outra graduação sem prestar vestibular através do Ingresso de Diplomado.

Clique aqui para mais informações.

 

7) Sou aluno de outra instituição de ensino superior e gostaria de pedir transferência para a ULBRA. O que devo fazer?

O candidato deverá possuir vínculo na Instituição de Ensino Superior de origem e levar a documentação necessária na Central de Atendimento do campus da ULBRA para ser avaliação. O ingresso por transferência não é válido para o curso de Medicina.

Clique aqui para ter acesso à documentação necessária e mais informações.

 

8) Posso me matricular em um segundo curso de graduação se já sou acadêmico da ULBRA?

Sim. Porém, o aluno precisa prestar o vestibular para o 2° curso desejado.

 

9) Tranquei minha matrícula na ULBRA e agora quero voltar a estudar. Como devo proceder?

O acadêmico que não estudou por um ou mais semestres pode solicitar o seu reingresso na ULBRA para análise da Secretaria Geral. A solicitação deve ser protocolada na Central de Atendimento ao Aluno, apresentando a carteirinha de estudante ou Carteira de Identidade. A resposta da Universidade é disponibilizada em até oito dias úteis.

Clique aqui para mais informações sobre reingresso.

 

10) Tenho débito, posso pedir reingresso?

Para o acadêmico realizar o reingresso é necessário estar em dia com as mensalidades. Poderá ser efetuado um acordo e, após o pagamento da primeira parcela deste acordo, será concedido o reingresso.

Clique aqui para mais informações sobre reingresso.

 

11) Sou aluno da graduação e gostaria de trocar de curso. Como devo proceder?

O acadêmico poderá solicitar, via protocolo, a Reopção de Curso. No Campus Canoas, a solicitação é feita pessoalmente na Central de Atendimento ao Aluno do Prédio 6, mediante apresentação da carteira de aluno e/ou RG. Havendo vaga disponível no curso, poderá ser efetuada a troca e a rematrícula seguinte no novo curso. A troca de curso não é válida para Medicina.

Obs.: Se o aluno tiver bolsa PROUNI, antes de efetuar o protocolo deve comparecer à sala 120 do prédio 06, para verificar a situação da sua bolsa.

 

12) Sou aluno da ULBRA, possuo bolsa do Prouni e gostaria de trocar de curso. Como devo proceder?

O acadêmico bolsista do Prouni que desejar trocar de curso deve dirigir-se a sala 120 do prédio 6, setor de Bolsas e Créditos Educativos com o boletim de desempenho no ENEM para avaliação. A solicitação deverá ser feita no mês de maio para o segundo semestre, e em outubro para o primeiro semestre do ano seguinte. Obs.: A ULBRA não aceita transferência de Universidades mantendo a bolsa do Prouni.

 

13) Preciso de um comprovante de matrícula do semestre corrente. É possível adquiri-lo via site?

Sim, o acadêmico deverá ter em mãos o número do seu CGU e sua senha para verificar no Autoatendimento no site da ULBRA.

Clique aqui para acessar o Autoatendimento.

 

14) Onde posso solicitar meu histórico de disciplinas cursadas? Posso encontrá-lo no site?

Sim, o acadêmico deverá ter em mãos o número do seu CGU e sua senha para verificar no Autoatendimento no site da ULBRA.

Clique aqui para acessar o Autoatendimento.

 

14) Onde posso imprimir um comprovante de valores pagos?

O comprovante de valores pagos para o imposto de renda pode ser impresso a partir do Autoatendimento. O acadêmico deverá ter em mãos o número do seu CGU e sua senha para acessá-lo.

Clique aqui para acessar o Autoatendimento.

 

16) Sou aluno novo, posso aproveitar disciplinas realizadas em outras instituições ou curso para substituir atividades do currículo do meu curso atual?

Sim. O acadêmico que estiver matriculado poderá dirigir-se à Central de Atendimento ao Aluno do campus (em Canoas, na Central do prédio 6) e solicitar dispensa de disciplina. Deverá ter em mãos os conteúdos programáticos e o histórico original para ser anexado junto ao protocolo, que será encaminhado para análise da coordenação do curso. Sendo aprovado, o aluno não precisará cursar a disciplina, independente de ser disciplina de outras instituições ou cursos.

Este serviço de protocolo possui taxa de R$ 20,00 (vinte reais).

 

17) Já solicitei dispensa de disciplinas, mas quero solicitar uma revisão, como posso fazer?

O acadêmico que estiver matriculado poderá dirigir-se à Central de Atendimento ao Aluno no campus (em Canoas, na Central do prédio 6) e solicitar revisão de dispensa de disciplina. Deverá ter em mãos os conteúdos programáticos e o histórico original para ser anexado junto ao protocolo, que será encaminhado para análise da coordenação do curso. Sendo aprovado, o aluno não precisará cursar a disciplina, independente de ser disciplina de outras instituições ou cursos.

Este serviço de protocolo não possui taxa.

 

18) Sou aluno da ULBRA, mas troquei de curso, como faço para aproveitar as disciplinas?

O acadêmico poderá dirigir-se à Central de Atendimento ao Aluno, no prédio 6, e solicitar equivalência de disciplinas. Será encaminhado para análise da coordenação do curso. Sendo aprovado, o aluno não precisará cursar a disciplina.

Este serviço de protocolo não possui taxa.

 

19) É possível deixar de realizar disciplinas do meu curso de graduação por já ter os conhecimentos abordados nelas?

Sim. O acadêmico poderá fazer o aproveitamento destes conhecimentos através da solicitação da prova de proficiência na Central de Atendimento ao Aluno. Caso o aluno atinja a nota mínima 6.0, não precisará cursar a disciplina e ficará isento do pagamento das parcelas subsequentes. Caso contrário, irá cursar a disciplina normalmente efetuando o pagamento das parcelas até o final do semestre.

 

20) Sou aluno novo e gostaria de cancelar a matrícula, como devo proceder?

O cancelamento total consiste no desligamento do acadêmico com a Universidade, ou seja, renúncia da vaga pelo vestibulando.

Clique aqui para mais informações.

 

21) Gostaria de cancelar uma disciplina ou mais. Como devo proceder?

O cancelamento de disciplina é a suspensão acadêmica da inscrição na(s) disciplina(s) matriculada(s). Neste caso, o acadêmico deverá dirigir-se à Central de Atendimento ao Aluno no campus (em Canoas, na Central do prédio 6) para protocolar a solicitação, observando os prazos para cancelamento com isenção financeira das parcelas subsequentes a data de cancelamento.

Para disciplinas de Intensivos e Projeto:
Em solicitações de cancelamento de disciplinas protocoladas em até um dia antes do início das aulas, o aluno terá isenção do pagamento da semestralidade. Após o início das aulas, o efeito será apenas acadêmico não isentando as parcelas da semestralidade.

Clique aqui para mais informações.

 

22) Gostaria de trancar minha matrícula. Como devo proceder?

O trancamento de matrícula consiste na suspensão temporária de seus estudos, com reserva de vaga. Este trancamento vale por até quatro semestres. O acadêmico deverá dirigir-se à Central de Atendimento ao Aluno no campus (em Canoas, na Central do prédio 6) para protocolar a solicitação, observando os prazos de trancamento com isenção das parcelas subsequentes a data de trancamento.

Clique aqui para mais informações.

 

23) Qual o prazo máximo para ficar com a matrícula trancada?

O acadêmico poderá ficar com sua matrícula inativa por até dois anos. Neste caso, para retomar seus estudos será necessário solicitar reingresso. Após este prazo, deverá ser solicitado o reingresso para avaliação, sujeito a reprovação devido ao tempo de afastamento do curso.

 

24) Neste ano concluo meu curso de Graduação. O que devo fazer para encaminhar minha formatura?

O acadêmico deve dirigir-se à Central de Atendimento ao Aluno com a cópia do RG e solicitar estudo de currículo. É a última revisão do histórico de disciplinas cursadas antes da formatura. A solicitação deverá ser feita 1 ano antes da formatura, no mês de março ou agosto.

 

25) Estou me formando e não tenho interesse em participar da solenidade. Posso solicitar formatura em gabinete? Como funciona?

O acadêmico que optar pela formatura em gabinete deve formalizar sua solicitação junto à Central de Atendimento ao Aluno. Demais orientações sobre o assunto serão repassadas pelo atendente.

 

26) Outra pessoa pode retirar meu diploma?

Sim. Desde que esta pessoa tenha em mãos um documento original e uma procuração registrada em cartório autorizando a retirada.

 

27) Se eu não puder comparecer na formatura em gabinete, outra pessoa pode ir ao meu lugar?

Sim. Desde que esta pessoa tenha em mãos um documento original e uma procuração registrada em cartório autorizando a retirada.

 

28) Meu curso tem o Enade como componente curricular obrigatório. O que ocorre se eu for selecionado e não participar do exame?

Se o acadêmico é formando e é chamado para a prova do Enade, deverá obrigatoriamente prestar o exame. Caso contrário, não receberá o diploma.
Para mais informações, acesse o site www.inep.gov.br.

 

29) Posso efetuar um pagamento com o valor inferior ao especificado no boleto de pagamento?

Não. Somente o valor especificado no boleto.

 

30) Como faço para efetuar o pagamento de um débito que tenho com a ULBRA referente a anos anteriores?

O acadêmico deverá entrar em contato com a Central de Informações Acadêmicas e Financeiras através dos telefones (51) 3477.9100/9199 ou e-mail ulbra_faleconosco@ulbra.br, para ser informado sobre a situação do débito e formas de pagamento.

 

31) Tenho um cheque que foi devolvido. Com quem devo falar?

Quando o cheque é devolvido apenas 1 (uma) vez, será reapresentado automaticamente em 48 horas. Caso o cheque já tenha sido devolvido pela 2º vez, o acadêmico deverá entrar em contato com a Central de Informações nos telefones (51) 3477.9100/9199 tendo em mãos o código acadêmico ou CGU, número do cheque e valor.

 

32) Sou funcionário da ULBRA e gostaria de solicitar desconto na mensalidade. O que fazer?

O funcionário deve dirigir-se ao Atendimento Acadêmico Financeiro do campus (em Canoas é no prédio 8) com o número da matricula para a solicitação do desconto.

 

33) Efetuei o pagamento, mas não consta no sistema, o que fazer?

A rede bancária leva até 48 horas para repassar o retorno bancário para o sistema da ULBRA. Caso o pagamento ainda não conste no sistema após este prazo, o acadêmico poderá enviar o comprovante via fax (3477.9194), ou levar pessoalmente no Atendimento Acadêmico Financeiro do campus.

 

34) Não recebi os boletos bancários para pagamento. Onde posso retirá-los?

O acadêmico poderá retirar 2º via do boleto no Autoatendimento no site ULBRA Através de seu CGU e senha, ou solicitar via e-mail para ulbra_faleconosco@ulbra.br.

 

35) Como solicito o desconto de ingresso diplomado?

O acadêmico poderá solicitar o desconto no Atendimento Acadêmico Financeiro do campus (em Canoas é no prédio 8).

 

36) Com quem a empresa onde trabalho deve falar para efetuar um convênio com a ULBRA?

A empresa deverá entrar em contato diretamente com Ana Paula Vidal no fone (51) 3477.9166 ou e-mail, convênios.ulbra@ulbra.br para que seja efetuado um convênio entre as partes definindo o porcentual que a empresa irá pagar para o funcionário.

 

37) Efetuei o pagamento da parcela errada, o que fazer?

Após conferir a confirmação do pagamento no sistema (o que pode ocorrer em até 48h), o acadêmico deverá entrar em contato pelo telefone (51) 3477.9100/9199 ou encaminhar um e-mail para ulbra_faleconosco@ulbra.br solicitando o repasse do pagamento para parcela correta.

 

38) Tenho um crédito de semestres anteriores, como solicito a devolução?

O acadêmico deverá encaminhar um e-mail para ulbra_faleconosco@ulbra.br, para que seja lançado na próxima parcela.

 

39) Aditei meu FIES, o que faço com o contrato?

O acadêmico deverá entregar, pessoalmente, a cópia do documento de aditamento no Atendimento Acadêmico Financeiro ou enviar via fax para o número (51) 3477.9194.

 

40) Quais os programas de incentivo que a ULBRA oferece?

A ULBRA oferece aos alunos devidamente matriculados e em dia com as mensalidades alguns programas de concessão de benefícios e descontos. Clique nos links abaixo para conhecer os detalhes de cada um deles.

- Programa de Incentivo à Família
- Programa de Iniciação Científica - Pesquisa
- Programa de Monitorias
- Programa Melhor Idade
- Programa Quanto mais Estudo, mais Ganho
- Programa para Egressos e Diplomados
- Programa de Disciplinas da Graduação Presencial via Ensino a Distância
- Programa de Desconto por Antecipação de Pagamento

 

41) Esqueci minha senha para acessar o autoatendimento. O que posso fazer?

Sempre que o aluno precisar poderá gerar uma nova no link "esqueceu sua senha?", localizado no autoatendimento. Deve informar CGU, CPF e data de nascimento. A nova senha é encaminhada diretamente para o e-mail do aluno que está cadastrado no sistema da ULBRA.

 

42) O que são Intensivos?

São disciplinas oferecidas pelas coordenações de cursos durante os períodos de férias letivas, em janeiro e julho. O aluno conclui uma disciplina em apenas 1 mês.

 

43) Quais são as condições para aprovação e reprovação?

As notas dos acadêmicos da ULBRA representam a medição numérica da sua aprendizagem, com duas avaliações bimestrais.

Clique aqui para mais informações.

 

44) Como funciona a substituição de grau?

O aluno opta por substituir a nota de um dos graus parciais, realizando uma nova avaliação.

 

45) Quantas faltas eu posso ter?

Todo aluno matriculado deverá ter frequência obrigatória em no mínimo 75% das aulas de cada eixo, exceto os casos amparados pelo Decreto Lei 1.044/69 e pela Lei 6.202/752.6.

 

46) Qual é a legenda de horários praticada na ULBRA?

Clique aqui para ter acesso ao horário vigente.

47) Qual o CNPJ e a Razão Social da ULBRA?

CNPJ: 88.332.580/0006-70.
Razão Social: Comunidade Evangélica Luterana São Paulo

.::voltar::.