Página Inicial » Pastoral  » Desapegue e Doe

Desapegue e Doe

Pastoral CEULP Ulbra Palmas/TO

O intuito deste projeto é fortalecer a cultura do voluntariado, propiciando reflexão e ação no resgate dos valores humanos esquecidos no dia a dia das pessoas que vivem na chamada sociedade moderna. Sabe-se que o ser humano, desde o seu nascimento, inicia a formação do seu caráter de acordo as referências (valores e crenças) construídas no convívio familiar, escolar e na participação da sociedade.

Mas, diante da realidade desta sociedade moderna, cabe questionar:

  • Que ser humano estamos formando?
  • Como o espírito competitivo do homem moderno se mostra nas relações firmadas na sociedade e na esfera educacional?
  • Como o ser humano tem vivido e está agindo na coletividade?

Desta forma, o Projeto Desapegue e Doe visa proporcionar reflexões sobre os valores que se acredita necessários para a convivência humana: amor ao próximo, perdão, empatia, altruísmo, apoio, dentre outros; e, agir pautado nesses valores.

Sabe-se que a academia não se restringe apenas a formar profissionais técnicos limitados a atuarem numa área específica, mas, sim, formar cidadãos com responsabilidade social e ética. O perfil do profissional que se busca vai além da qualificação na área de sua formação. Conceitos como resgate dos valores humanos, a ética, o comprometimento para com a profissão e sociedade, a integridade e outros valores devem ser constantemente reforçados em salas de aula e fora delas.

Neste sentido, este projeto busca contribuir para esta formação integral dos acadêmicos do CEULP/Ulbra, tendo como objetivo o envolvimento de alunos de diferentes cursos na organização prévia das atividades, incentivando a atuação em comunidades tradicionais (indígenas), grupos de idosos (asilo), crianças (creches, casas de acolhida e escolas), instituições públicas e privadas (hospitais, creches, hemocentro), dentre outros.

Para tanto, os acadêmicos dos diferentes cursos de graduação do CEULP/Ulbra serão convidados e incentivados a participarem voluntariamente do Projeto Desapegue e Doe, auxiliando a coordenação do Projeto na identificação de possibilidades de atuação, promovendo a organização de campanhas de arrecadação e auxiliando na organização de possíveis doações, visitas ou eventos, tanto aqueles previstos no Cronograma de Atividades do Projeto, como eventualidades específicas que possibilitem o voluntariado.

O Projeto Desapegue e Doe, coordenado pela Pastoral Universitária, possui recepção contínua de doações (alimentos, roupas, óleo de cozinha, calçados, brinquedos, fraldas adultas e geriátricas), além de contínuas possibilidades de atuação voluntária. Informações e inscrições para participar do Projeto Desapegue e Doe: Pastoral Universitária (Capela do CEULP/Ulbra).

Pastoral - Campus Canoas. Av. Farroupilha, 8001 Bairro São José · Canoas/RS · Cep 92425-900 -
Telefone: (51) 3477.9282 · Fax: (51) 3477.1313· E-mail: