Pedagogia




Corpo Docente


Berenice da Silva Franco

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1978) e mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teorias da Aprendizagem atuando principalmente nos seguintes temas: psicopedagogia, ludicidade, psicomotricidade, formação do professor e interdisciplinaridade.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4325504033452224

Caren Buhler

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em administração educacional e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, gestão democrática, coordenador, formação de professores, escola básica.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1183685243471191

Darlize Teixeira de Mello

Possui graduação em Pedagogia Habilitação Séries Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Também atua como professora da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Cursa o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, ciclos, educação, sala de aula e leitura.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6211943325646392

Diva Maria Caramori Peter

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1972), especialização em Inspeção Escolar pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980) e mestrado em Psicologia Educacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (1999). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional. Atuando principalmente nos seguintes temas: indisciplina, educação básica, estágios na formação docente.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6181289963682775

Graciela Maria Lima Lopez

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Pelotas (1981), especialização em Sociologia Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983), doutorado em Filosofia - Universidad Pontifícia de Salamanca (1997) com revalidação título doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), MBA Gestão Educacional (2007). Tem experiência na área de Sociologia, Educação, Saúde. Atua principalmente nos seguintes temas: educação, gestão educacional, sociologia, antropologia.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5451384340744530

Graziela Macuglia Oyarzabal

Possui graduação em Pedagogia (1997), mestrado em Educação (2001) e doutorado em Educação (2006), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: formação de professores, escola de ciclos, análise de discurso, atuação docente, políticas públicas e ensino fundamental.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1704603722051136

Haydee Nascimento de Moraes

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1979 e mestre em Educação, na área de Psicopedagogia pela PUCRS em 1996. Desenvolve há 23 anos a carreira universitária na área da Psicologia do Desenvolvimento do Ciclo Vital, dos Processos Perceptuais e Cognitivos, do Fracasso e Inclusão Escolar e na Formação de Professores, nas áreas da Pedagogia e da Psicopedagogia. Tem experiência na clínica psicopedagógica atuando principalmente com crianças e adolescentes e atualmente estendeu esta prática para a área da terapia de famílias.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2123226052089211

Hellen Callegari Cardia Lorenzoni

Possui graduação em Pedagogia Magistério das Matérias Pedagógicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), graduação em Pedagogia Orientação Educacional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e especialização em Psicopedagogia Clínica e Escolar pelo Centro de Pesquisa e Orientação Psicopedagógica (1992). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0280917939137537

Iara Tatiana Bonin

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (1989), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007). Atualmente é professora e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil e professora do curso de Pedagogia. Sua produção vincula-se ao campo dos Estudos Culturais, e desenvolve estudos sobre identidades e diferenças na cultura contemporânea, com especial ênfase na temática indígena e na docência.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7925856179663459

Jaqueline de Menezes Rosa Poças

Possui graduação em Pedagogia, especialização em Psicopedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil. Atualmente é professora do curso de Pedagogia e de Educação nas Organizações da Universidade Luterana do Brasil, nos campus de Gravataí e Canoas. Tem experiência docente na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e na gestão escolar. Já exerceu atividades psicopedagógicas em Consultório.

Currículo lates: http://lattes.cnpq.br/0183201149810600

Jutta Cornelia Reuwsaat Justo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000), graduação em Ciências pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1986) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é doutoranda em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática e coordenação pedagógica na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3972176731986056

Lauraci Donde da Silva

Possui graduação em Pedagogia - Magistério e Orientação Educacional pela Universidade de Caxias do Sul (1978), MBA em Gestão de Unidades Educacionais pela ULBRA (2005) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca (1998), validado pela USP em 2001. Tem experiência na área de Educação básica e superior, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, universidade, exame nacional de cursos, avaliação institucional e orientação educacional e profissional.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8270608907708918

Maria Lucia Castagna Wortmann

Possui graduação em História Natural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1967), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994). Também é pesquisadora convidada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Estudos Culturais em Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: epistemologia, ciências naturais e biológicas, programações curriculares em Ciências Biológicas.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1170394892718040

Marisa Cristina Vorraber Costa

É licenciada em Filosofia (UFRGS), doutora em Ciências Humanas - Educação (UFRGS) e professora titular em Ensino e Currículo (UFRGS). Em 2005 realizou estágio de Pós-Doutorado na Universidade de Lisboa como bolsista da Capes. É também especialista em Métodos e Técnicas de Ensino e fez estágio de especialização em Educação de Professores na Inglaterra, em 1989, como bolsista do Conselho Britânico. Também é docente convidada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro associado do Centre for Culture, Identity & Education (CCIE) da Faculdade de Educação da Universidade de British Columbia, Canadá. É membro do Conselho Editorial de periódicos da área, como a revista Educação & Realidade e o Em Aberto. É responsável pela rubrica Cultura e Pedagogia da publicação portuguesa A Página da Educação. Tem inúmeros artigos e capítulos de livro publicados, e também organizou e publicou vários livros, destacando-se, dentre eles, A escola tem futuro? (Ed. DP&A e Lamparina), O magistério na política cultural (Ed. da ULBRA) e as coletâneas Caminhos Investigativos I, II e II (Ed. Lamparina e DP&A). Recentemente organizou o livro A educação na cultura da mídia e do consumo (Ed. Lamparina).
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7223833725494988

Marjie Dee Weber Bopp 

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras (1984), graduação em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (2001) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Foi professora entrevistadora da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura no Projeto Alfabetiza Rio Grande - avaliando a formação de Jovens e Adultos (UNESCO). Tem experiência na área de Educação e Jurídica, com ênfase em Legislação Educacional Brasileira, Avaliação Institucional, Ensino a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: legislação educacional, teoria e prática do ensino superior, currículo e gestão, proposta pedagógica, construindo interfaces entre o lúdico e brincar.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5728180001978981

Olgaires Domingues Schneider

Possui graduação em Pedagogia Orientação Educacional pela Universidade do Vale do Itajaí (1988), especialização em Psicopedagogia Clínica pelo Centro Universitário La Salle (1996) e mestrado em Psicologia Educacional pelo Instituto de Psicologia Aplicada (2000). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Atua principalmente nos seguintes temas: psicologia, estágios de formação docente, didática.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6532164879468784

Rozimeri Pereira Marques

Possui graduação em licenciatura plena em Educação Artística Plástica pelo Centro Universitário Feevale (1985), graduação em licenciatura plena em Educação Artística Desenho pelo Centro Universitário Feevale (1987), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8066281989045479

Tania Maria Scuro Mendes

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), ambos na linha de pesquisa em Psicologia Cognitiva. Graduação em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1989), graduação em Pedagogia Orientação Educacional pela Universidade de Caxias do Sul (1987), graduação em Pedagogia Magistério das Matérias Pedagógicas de 2º grau pela Universidade de Caxias do Sul (1985). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento cognitivo, processos de aprendizagem, educação inclusiva, gestão em ambientes educativos, organização do trabalho pedagógico, metodologia e avaliação do ensino superior, estudos culturais e educação a distância. Desenvolveu pesquisas nas linhas de Psicologia Cognitiva, Formação de Professores e Mídias na Educação; Tecnologias Digitais em Processos Educativos, Estudos Culturais em Educação, Ensino Superior: teoria e prática.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3128651867601266

Teresinha Salete Trainotti

Possui graduação em Pedagogia - Supervisão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1975), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978) e doutorado em Ciencia de La Educación pela Universidad Pontifícia de Salamanca-Espanha (1998). Atualmente é professora nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Luterana do Brasil e da Universidad Evangelica del Paraguay - Programa de Pós-Grado en Maestria y Doctorado en Ciencias de la Educacíon. Tem experiências diversas em Educação, atuando nas seguintes áreas: Planejamento Educacional, Planejamento curricular, Metodologia do Ensino Superior, Tecnologia Educacional, Avaliação Institucional, Avaliação do Ensino e da Aprendizagem, Gestão Educacional, Formação de Professores. Tem publicações, principalmente na Área de Tecnologia Educacional, Metodologia de Ensino e Avaliação da Aprendizagem.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9837611280103122

Licenciatura em
Pedagogia
Campus Canoas
Av. Farroupilha, 8001 · Prédio 11, sala 20
Bairro São José · Canoas/RS · Cep 92425-900
Fones: (51) 3477.9188 · Fax: (51) 3477.1313
E-mail: pedagogia.canoas@ulbra.br