Estética do ruído: o rock e as transformações culturais nos EUA
APRESENTAÇÃO DO CURSO
O curso busca mostrar as interfaces entre arte e cultura, apresentando o papel constitutivo do rock para o desenvolvimento da ideia de "contracultura" e suas variações hippie, punk, hipster, yuppie, grunge e indie. Todos esses modelos são representativos de transformações que envolvem gênero, sexualidade, uso de psicotrópicos, trabalho, linguagem e política.
OBJETIVO(S)
- Oferecer uma compreensão da música como dimensão importante do ser humano;
- Proporcionar uma visão do papel do rock enquanto fermento cultural;
- Entender as mudanças sociais dos anos 60 em diante do século passado;
- Discutir as relações entre mídia, cultura e juventude;
- Relacionar o rock com o advento das transformações sociais do século XXI.
PÚBLICO-ALVO
Estudantes dos cursos de ciências humanas e sociais aplicadas em geral (direito, jornalismo, publicidade, filosofia, sociologia, pedagogia, antropologia, psicologia, história etc.), moda, design e áreas que envolvam compreensão da cultura, profissionais das mesmas áreas e público em geral.
Encontros |
Conteúdos |
1 |
Os "Anos Dourados" e a formação da juventude rebelde: de Little Richard aos The Beatles: a) Max Weber e a cultura burguesa do pós-guerra; b) conservadorismo e puritanismo na sociedade norte-americana; c) o advento dos primeiros roqueiros da música negra: Little Richard, Chucky Berry; d) o evento Elvis; e) Beatles - a primeira e segunda fase e as transformações culturais dos anos 60; f) música e cultura hippie; g) o pacifismo dos anos 60 e a formação da juventude rebelde; g) Beach Boys, Jefferson Airplane e a psicodelia do Woodstock; h) The Doors, Jimi Hendrix e Janis Joplin. |
2 |
Loucos e Malditos: Velvet Underground, Patti Smith e a cultura punk: a) a subversão da sexualidade em Mick Jagger e os Stones; b) a "parte maldita" da cultura burguesa; c) a crítica do dinheiro nos anos 60; d) psicodelia e uso de drogas na cultura hippie; e) Velvet Underground e o surgimento dos "hippies urbanos"; f) a estética suja pré-punk; g) a explosão das tensões sociais nos anos 80 com governos Thatcher e Reagan; h) a revolta da periferia; i) Punk: do it yourself!; j) androginia e transgressão; l) o uso compulsivo de drogas no punk; m) a "estética do lixo". |
3 |
Das experimentações dos anos 80 ao grunge: : A estética raver, Madchester e o circuito underground dos EUA. a) A estética do ruído (Pixies, Sonic Youth, Dinossaur Jr, Pavement); a) grunge, MTV e sociedade do espetáculo; b) a contestação cultural do Nirvana; c) a desilusão da geração grunge (Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains). |
4 |
As experimentações até a "salvação do rock" no indie ("Punk pop", Smashing Pumpkins, NIN, Queens of the Stone Age, Strokes). |
Currículo Resumido Professor Moyses Pinto Neto: Doutor em Filosofia (PUCRS com período-sanduíche no Centre for Research in Modern European Philosophy - Kingston/UK), Mestre em Ciências Criminais (PUCRS) e Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (UFRGS), escritor e blogueiro.
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Mais vantagens para você
- Upgrade para o seu currículo com a qualidade Ulbra
- Educação continuada na sua formação
- Temáticas relacionadas à estrutura curricular dos cursos