Teoria e prática no uso das Cores - Turma 2

APRESENTAÇÃO

As cores são parte essencial no design moderno e sua utilização adequada contribuirá para o sucesso de um ambiente, de um espetáculo, de um produto ou de um site na internet, por exemplo. É de fundamental importância que os profissionais que as utilizam em suas criações tenham pleno domínio dos efeitos causados pelas cores, bem como possuam o conhecimento das técnicas de harmonização das mesmas.Para guiar os alunos os conteúdos visam à aplicação prática das cores no dia-a-dia e estão divididos em quatro grandes áreas: A Cor na História das Artes, Teoria das Cores, Percepção das Cores e Psicologia das Cores.

OBJETIVO(S)

Objetivo Geral

- Capacitar o aluno para a análise e utilização das cores no design.

Objetivos Específicos

- Proporcionar ao acadêmico o conhecimento da utilização das cores em períodos históricos e culturas diversas.

- Discutir as diversas teorias da cor e sua percepção fundamentada na psicologia das cores.

- Desenvolver o conhecimento conceitual, metodológico e instrumental das cores para a aplicação em projetos de design de interiores e produtos.

PÚBLICO-ALVO

O público-alvo do curso é todo aquele estudante ou profissional que queira desenvolver seu conhecimento sobre a utilização das cores, em especial Arquitetos, Designers de Interiores, Designers de Ambientes, Designers de Produtos, Designers Gráficos, Designers de Moda, Web Designers, Artistas Plásticos, Artistas Cênicos, Cenógrafos e Iluminadores.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1 A COR NA HISTÓRIA DAS ARTES 1. Pré-História 2. História Antiga 3. Idade Média 4. Idade Moderna 5. Arte Contemporânea

2 1. O processo da visão humana 2. Evolução das teorias das cores 3. O espectro colorido 4. Sistemas de representação das cores 5. Círculo Cromático 6. Dimensão e dinâmica da cor e da luz nos espaços arquitetônicos 7. Ciclo Circadiano

3 1. Características das cores 2. Cores primárias, secundárias e terciárias 3. Cores quentes e frias 4. Cores complementares 5. Cor-Luz: Temperatura-de-Cor e IRC 6. Efeitos da cor-luz sobre objetos coloridos 7. Misturas de cor 7.1 Mistura Subtrativa de pigmentos opacos 7.2 Mistura Subtrativa de pigmentos translúcidos 7.3 Mistura Aditiva 8. Pós-Cor

4 1. Os elementos da Composição Cromática 1.1 Cor dominante, tônica e intermediária 1.2 Equilíbrio 1.3 Proporção 1.4 Ritmo 1.5 Acentos 2. As harmonias por Contraste 2.1 Tom 2.2 Claro e escuro 2.3 Quentes e frias 2.4 Complementares 2.5 Simultâneo 2.6 Qualidade 2.7 Quantidade 3. Escalas Cromáticas 3.1 Modo maior 3.2 Modo menor 4. Harmonização das cores 4.1 Harmonia das cores relacionadas 4.2 Harmonia das cores contrastantes

MINISTRANTE: 

O professor Osvaldo Perrenoud cursou Engenharia Química, Artes Cênicas e formou-se na Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário Metodista (IPA) e em Iluminação e Design de Interiores pelo Instituto de Pós-graduação (IPOG). Com extensa experiência na área da Iluminação Cênica, da Iluminação Arquitetural Efêmera e do Estudo das Cores desenvolveu pesquisas práticas, escreveu em revistas especializadas e ministrou cursos de curta duração com conteúdos aplicados às Artes Cênicas, Design e Arquitetura. Atua no presente como professor de pós-graduação do Centro Universitário Curitiba (Curitiba, PR), do Centro Universitário Ritter dos Reis (Porto Alegre, RS) e do Instituto de Pós-graduação de Goiânia (36 cidades do Brasil) em cursos ligados à Arquitetura de Casa de Espetáculos, Percepção Visual, Iluminação e Estudo da Cor.

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