O PPGEDU possui dois laboratórios de pesquisa, associados às linhas de investigação. São eles: o Laboratório de Estudos Culturais em Educação e o Laboratório de Estudos sobre Docência - poder e subjetivação. Estes laboratórios congregam professores do programa, seus orientandos, bolsistas de iniciação científica e professores dos cursos de graduação da Instituição. Os laboratórios funcionam na sala 208 do prédio 14, campus Canoas, equipada com mobiliário e microcomputadores, sendo que algumas das atividades realizam-se também nas salas 216 e 217 do referido prédio. Além de atender à demanda de docentes e alunos que acorrem aos laboratórios, ambos uniram-se para a constituição de um acervo de materiais midiáticos (filmes, anúncios, cartazes, fotografias, discos, etc.) e de textos especializados nos campos temáticos, acervo este que se encontra em permanente atualização.
Dentre as atividades desenvolvidas pelos laboratórios, encontram-se:
· Atividades de extensão, oferecidas ao público interno e externo à Instituição, tais como cursos, fóruns, seminários;
· Sessões de estudo previstas especialmente para congregar os componentes dos dois laboratórios, em torno de temáticas de pesquisa ou questões teóricas de interesse comum;
· Sessões de discussão de pesquisas em andamento, congregando pesquisadores de outras instituições congêneres.
Este laboratório tem como objetivo a investigação no campo dos estudos culturais em educação, especialmente no que concerne ao estudo das pedagogias culturais e seus dispositivos de ação na mídia televisiva, impressa e telemática, bem como dos produtos envolvidos com a difusão cultural: revistas, livros, filmes, etc.
Através da identificação, descrição e análise dos meios de comunicação, busca-se examinar as pedagogias e as políticas culturais em que elas estão implicadas, conformando identidades culturais. Além de atender à demanda de docentes e alunos que acorrem ao laboratório, ele serve de suporte para um acervo de materiais midiáticos (filmes, anúncios, cartazes, fotografias, discos, etc.) e de textos especializados no campo dos estudos culturais em educação. Pretende-se que, ao longo do tempo, o laboratório funcione como um lócus para investigações continuadas, conduzidas diretamente por professores da Instituição ou por especialistas de instituições conveniadas.
Entre os principais objetivos deste laboratório, encontra-se a investigação no campo dos estudos sobre docência, em especial no que diz respeito aos dispositivos implicados na constituição dos processos de identificação e de subjetivação de professores.
Tendo como referência os discursos e práticas que envolvem a docência, presentes na produção acadêmica, no aparato legal (leis, documentos, resoluções, projetos, orientações ministeriais), na literatura especializada, na mídia, etc. Busca-se examinar as políticas educativas e culturais como um lócus em que se desenvolve uma ação pedagógica que articula e coordena os processos de subjetivação e as identidades docentes. Propondo-se a atender à demanda de docentes e alunos que acorrem ao laboratório, dispõe-se de um acervo de materiais e de textos especializados no campo dos estudos sobre a docência em permanente atualização.