Página Inicial » Extensão » Projetos Comunitários » Ações Socioeducativas no Ciclo de Formação Básica do CEULS

Ações Socioeducativas no Ciclo de Formação Básica do CEULS

O projeto volta-se para desenvolver ações de extensão nos bairros adjacentes ao CEULS/ULBRA e nos demais espaços onde se fizerem necessárias incursões formativas com vistas ao fortalecimento da cidadania, propondo intervenções com o foco em ações sócio-educativas. As palestras, blitz de sensibilização, peças teatrais e momentos de lazer suscitam as reflexões necessárias quanto à integração do aluno à comunidade, bem como a discussão e avaliação dos resultados das ações.

Participam os alunos matriculados nas disciplinas do Ciclo de Formação Geral - Cultura Religiosa, Instrumentalização Científica, Comunicação e Expressão e Sociedade e Contemporaneidade. É realizada uma ação por semestre, mediante o acompanhamento permanente de um docente que auxilia o grupo de alunos na condução do trabalho.

A metodologia do projeto privilegia e estimula o protagonismo dos acadêmicos e a reflexão sobre necessidades de comunidades escolares, associações de bairros, sindicatos e outras, apresentado intervenções em aspectos da vida comunitária, com o foco em ações socioeducativas no campo cultural, social, econômico ambiental e de saúde. Pretende-se dar continuidade e aperfeiçoamento a seis ações, elaborar e desenvolver 30 propostas de atividades envolvendo associações de bairros, escolas, asilo, hospitais, universidades, entidades filantrópicas além de organizações governamentais e não governamentais; prevendo-se atender 800 pessoas.

O projeto é desenvolvido há seis anos e já foram desenvolvidos 422 ações de educação e cidadania com intuito de gerar impacto nas dimensões técnico-científica, pessoal e social da formação dos acadêmicos e da comunidade.

Modelo de Banner Trabalho Interdisciplinar

CEULS/ULBRA - Av. Sérgio Henn, 1787 Bairro Nova República · CEP 68.025-000 · Santarém/PA
Telefone: (93) 3524.1055 · E-mail: