Página Inicial » Graduação » Arquitetura e Urbanismo » Coordenação e Corpo Docente

Coordenação e Corpo Docente

  • Coordenação do Curso

    Mariane Jesus de Carli

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3153764281353089

    Bacharel em arquitetura e urbanismo pelo Centro Universitário Luterano de Santarém (2020). Especialista em Master em Neuroarquitetura (Área de conhecimento Engenharia, produção e construção); especializando em Lighting Design: Design de Iluminação. Experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em projetos arquitetônicos (residencial, comercial e predial); Projetos de interiores (comercial e residencial); Desenho mobiliário na área de moveis modulados, gestão de obras com foco em medição e qualidade de serviços relacionados a engenharia civil. Elaboração de cursos profissionalizantes para empresa local com foco nos softwares sketchup e revit cooperando para o crescimento da instituição concomitantemente à busca constante pelo desenvolvimento profissional e pessoal.

  • Núcleo Docente Estruturante

    José Reginaldo Pinto de Abreu

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4998440344528138

    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (1993) e pós- graduação em Paisagismo Tropical Urbano (2012) pela Universidade da Amazônia, mestrando Processos Construtivos e Saneamento Urbano na área de Construção Civil e Materiais. Atua como Professor Universitário, com experiência em Gestão Pública nas áreas de Engenharia Civil, Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo com ênfase ao Planejamento Urbano.

    Juan Iurk Nogueira

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5061258682293470

    Concluiu o Bacharelado em Teologia pela Universidade Luterana do Brasil (2011). Especialização e Habilitação ao Ministério Pastoral no Seminário Concórdia (2013). É Mestre em Teologia Sistemático-Pastoral pela PUC-Rio (2022). Foi pastor da Congregação Evangélica Luterana Concórdia, em Realengo, no Rio de Janeiro - RJ, de 2014 até 2023. Atualmente é capelão do Colégio ULBRA Cristo Salvador e do Centro Universitário Luterano de Santarém, atuando também em ambas instituições como professor (2023-). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Prática, Sistemática e Escatológica.

  • Docentes

    Alessandra Damasceno da Silva

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7103259011324055

    Possui graduação em Engenharia Agrícola (2010), especialização em Metodologia do Ensino Superior (2012) e em Tecnologias Digitais Aplicadas a Educação (2022) pelo Centro Universitário Luterano de Santarém e mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2014). Atualmente é Professora do Centro Universitário Luterano de Santarém.

    Amarildo Luiz Trevisan

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2534601801498544

    Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), no campus de Canoas, RS/Brasil, e também do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), RS/Brasil. Além disso, atua como docente colaborador do PPGE da Universidade de Caxias do Sul (UCS), RS/Brasil. Como pesquisador, possui classificação PQ-1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e atua como consultor/avaliador de projetos do CNPq e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Formação acadêmica inclui um pós-doutorado em Humanidades pela Universidade Carlos III de Madri (UC3M) em 2014-2015, com apoio do CNPq. Possui também um doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2000, com apoio da CAPES/FAPERGS, e um mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 1992, com apoio da CAPES. Além disso, é especialista em História pela FUBRAE em Goiânia, 1986, e licenciado em Filosofia pela Faculdade Imaculada Conceição (FAFIMC/UFRGS) em 1982.Possui uma ampla experiência em cargos acadêmicos e administrativos. Atuou como diretor da Escola Estadual Pe. Pedro M. Copetti na 8 CRE no período de 1991 a 1994. Coordenador do curso de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental de 2002 a 2003 e Coordenador de Tutorias - Curso Espanhol EaD de 2011 a 2012 na UFSM. Também foi coordenador do PPG Educação (Mestrado e Doutorado) na UFSM de 2012 a 2014, quando o curso foi avaliado com conceito 5. Além disso, desempenhou as funções de coordenador adjunto do PPGE (Mestrado e Doutorado) na UFSM em 2011 e vice-coordenador do curso de Ciências da Religião de 2017 a 2023.Membro de diversas associações e comitês acadêmicos. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) desde 1997 e fez parte do comitê científico da ANPEd Nacional no período de 2010 a 2011. Também é membro da Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violências RIEV (em parceria com a Universidade Federal da Paraíba UFPB, a Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, a Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, a Universidade Federal de Alagoas UFAL e a Universidade de Valência UV), membro do GT Universidades e Políticas de Educação Superior da Rede CLACSO - Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais e das sociedades brasileira (SOFIE) e latinoamericana (ALFE) de Filosofia da Educação. Além disso, é pesquisador do Programa de Políticas Educativas/NEPI/AUGM - Associação de Universidades do Grupo Montevidéu. É autor de diversos livros, capítulos e artigos, com destaque para obras como: Filosofia e Educação: Mímesis e Razão Comunicativa (Editora UNIJUÍ, 2000); Pedagogia das Imagens Culturais: da Formação Cultural à Formação da Opinião Pública (Editora UNIJUÍ, 2002); Reconhecimento do Outro: Teorias Filosóficas e Formação Docente (Mercado de Letras, 2014); e Terapia de Atlas: Filosofia da Educação no Contemporâneo (2 ed., EDUCS, 2020). Suas áreas de interesse incluem formação docente, esfera pública, biopolítica, violência, tecnologia, formação, imagem e arquivo.

    Ana Paula Nogueira

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6685508606760924

    Doutoranda em Teoria, História e Crítica da Arquitetura no Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura - PROPAR/UFRGS (2020 - atual). Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria - PPGPC/UFSM (2011). Especialista em Gestão e Docência no Ensino Superior pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2020). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela ULBRA Santa Maria (2008). Coordenadora e docente no curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Santa Maria (2012 - atual). Professora do curso técnico em Transações Imobiliárias da Faculdade Integrada de Santa Maria - FISMA (2009 - 2012). Professora substituta do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM (2014 - 2015). Conselheira no Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Santa Maria - COMPHIC. Atua nas seguintes áreas: Inventariação, laudos técnicos e projeto de restauro de edificações de interesse patrimonial; história, teoria e crítica da arquitetura e do urbanismo; memória social e patrimônio cultural; projeto e ensino de projeto de arquitetura e urbanismo; arquitetura e cinema. Arquiteta assistente no escritório de arquitetura Adroaldo Vallandro (2008 - 2010) e arquiteta associada no Escritorio de Arquitectura (2012), atual Mowa Arquitetura, ambos com sede em Santa Maria, RS. E-mail: arquitectura.anapaula@gmail.com e ana.nogueira@ulbra.br

    Carina Prina Carlan

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1326161108896802

    Professora do curso superior de Design e Design de Moda na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Atuou como coordenadora adjunta do curso de Design da Ulbra (2017e 2018). Doutora em Educação/ Estudos Culturais na linha de pesquisa Pedagogias e Políticas da Diferença, onde pesquisou as pedagogias de produção de corpos que correm maratonas. Mestra em Design e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde pesquisou o processo criativo em Design através da poesia de Manoel de Barros. Foi aluna do programa de pós-graduação - Mestrado em Design na Universidade de Évora (UÉ/ Évora - Portugal) com ênfase em Gestão do Design, Ecodesign e Design para a Sustentabilidade. Especialista em Moda, Criatividade e Inovação pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul (SENAC/RS). Designer pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Possui diversos cursos de formação complementares, entre eles Design para Sustentabilidade na Fundação Gaia Education. Experiência profissional em desenvolvimento de produtos, incluindo produtos de mobiliário e de moda. Atuou na criação e no desenvolvimento de projetos de extensão de Moda Inclusiva/RS e Design Social em parceria com a fundação Gaúcha dos Bancos Sociais.

    Carlos André Gonçalves

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0594096957174790

    Biólogo com experiência em docência na área biológica e agrária atuando principalmente na área de Fisiologia Vegetal e Bioquímica. Pesquisador e Consultor na área de bioenergia e produção de biomassas. Atualmente atua como Reitor no Centro Universitário de Santarém (CEULS/ULBRA). Trabalha na disseminação da pesquisa e inovação por meio de palestras e organização de eventos científicos e tecnológicos. Titulado Especialista em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação pela Universidade Luterana do Brasil, Magister Science em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa e Doutor em Ciência e Tecnologia de Biocombustíveis pelas Universidades Federal de Uberlândia e do Vale do Jequitinhonha e Mucuri, com tese enfatizada na área de tecnologia do uso de resíduos para produção de bioenergia.

    Débora Kling Petry Battastini

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7750281498306936

    Doutora em Expresión Gráfica de la Arquitectura y de la Ingeniería pela Universitat Politècnica de València/Espanha, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Ritter dos Reis/Universidade Presbiteriana Mackenzie, Especialista em Expressão Gráfica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Licenciada em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil, tem experiência nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e Design com ênfase no ensino de Ferramentas de Computação Gráfica, atuando principalmente nos seguintes temas: expressão gráfica, computação gráfica, design de joias, modelagem tridimensional, informática na arquitetura, reconstrução virtual, ilustração vetorial, e informática aplicada.

    Diego Willian Nascimento Machado

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9011437534902200

    Coordenador e professor do curso de Arquitetura e Urbanismo, Design, CST em Design de Interiores (EAD) e Arquitetura e Urbanismo (EAD) na Universidade Luterana do Brasil. Atua como coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas NEABI-ULBRA. Possui o título de Técnico em Paisagismo (UFSM). Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Franciscana de Santa Maria onde realizou o intercâmbio acadêmico em Arquitetura Paisagista na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Vila Real (UTAD/Portugal). Possui o grau de Licenciatura atribuído pelo Programa Especial de Graduação para a Formação de professores (UFSM). Especialista em Gestão e Docência no Ensino Superior (ULBRA), Tecnologias digitais aplicadas a educação (ULBRA), e Liderança Estratégica (ULBRA). É Mestre em Engenharia Civil no curso de Construção Civil e Preservação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGEO) na linha de pesquisa de Dinâmicas Territoriais do Cone Sul Latino-Americano pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Já atuou em várias disciplinas do curso de Arquitetura e Urbanismo e pós-graduação, entre elas, Ateliês, Estágios em Arquitetura e Urbanismo I, II e III, Expressão gráfica II, Orçamento e Gestão de projetos (EAD), Produção de Repertório Habitacional (EAD), casa inteligente (I-House), Planejamento Urbano e Regional I, Tecnologia da Construção, Projeto Urbano, Projeto de Paisagismo, Trabalho de conclusão de Curso I e II. Possui registro ativo no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do SUL (CAU-RS). Possui atividades desempenhadas no setor de projeto de interiores, projeto de paisagismo residencial, projeto e execução de reformas de edificações, bem como de intervenção em área histórica patrimonial da cidade de Santa Maria/RS.

    Ítalo Nunes Og.

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7315242220651831

    Formação Acadêmica: Graduação em Letras (2004), Mestrado em Letras (2007), Doutorado em Letras (2010), Especialização em Filosofia (2016), Especialização em Docência e Gestão na Educação a Distância (incompleto) e Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação (cursando). Atuação profissional: Professor na Universidade Luterana do Brasil desde 2008. De 2016 a 2018 coordenou os Cursos de Letras e de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA nas modalidades presencial e EAD. Atualmente, como membro da Equipe Acadêmica EaD, coordena, ao lado da professora Patrícia Noll, o Laboratório de Aprendizagem Virtual - LAV (setor responsável pelo funcionamento técnico e pedagógico do ambiente virtual de aprendizagem da EAD da ULBRA e de gestão e manutenção das disciplinas a distância da universidade). Compõe, também, a Equipe Multidisciplinar da EaD ULBRA (Conselho editorial), que recebeu, apenas em 2021, onze visitas do MEC para abertura de mais novos cursos híbridos da universidade, todos com notas 4 e 5. Seus estudos possuem ênfase em Educação, Educação a Distância, Metodologias Ativas, Estudos Culturais, Teoria e crítica literária, Literatura brasileira contemporânea, Comunicação, Filosofia e Sociologia. Coordenou, por um ano, o programa de Extensão e Cultura da ULBRA Gravataí. Atua também, na mesma universidade, em disciplinas como Sociedade e Contemporaneidade, Filosofia Social, Fundamentos da Vida Social, Comunicação e Expressão, Comunicação Para o Planejamento Profissional, Instrumentalização Científica, Produção Textual e demais disciplinas de cunha pedagógico para demais cursos de licenciatura. É autor dos livros de contos "A mulher que comia dedos" (WS - 2004) e "Ana Maria não tinha um braço" (IEL - 2006, premiado), dos romances "Um sete um" (7Letras - 2007) e "A volta" (7Letras - 2010), entre outros trabalhos no Brasil e no exterior. Autor, também, do livro "A poética do conto pós-moderno e a situação do gênero no Brasil" (7Letras - 2012), com resenha publicada em periódico da UERJ, em 2014. Seu trabalho mais recente em ficção é o romance "O cão ou A vida da menina que não se mexia mais" (2016 - 7Letras).

    José Reginaldo Pinto de Abreu

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4998440344528138

    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (1993) e pós- graduação em Paisagismo Tropical Urbano (2012) pela Universidade da Amazônia, mestrando Processos Construtivos e Saneamento Urbano na área de Construção Civil e Materiais. Atua como Professor Universitário, com experiência em Gestão Pública nas áreas de Engenharia Civil, Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo com ênfase ao Planejamento Urbano.

    Juan Iurk Nogueira

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5061258682293470

    Concluiu o Bacharelado em Teologia pela Universidade Luterana do Brasil (2011). Especialização e Habilitação ao Ministério Pastoral no Seminário Concórdia (2013). É Mestre em Teologia Sistemático-Pastoral pela PUC-Rio (2022). Foi pastor da Congregação Evangélica Luterana Concórdia, em Realengo, no Rio de Janeiro - RJ, de 2014 até 2023. Atualmente é capelão do Colégio ULBRA Cristo Salvador e do Centro Universitário Luterano de Santarém, atuando também em ambas instituições como professor (2023-). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Prática, Sistemática e Escatológica.

    Lisandra Sandri

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9082569671990579

    Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena Habilitação em Ed. Especial pela Universidade de Passo Fundo (1997), Especialista em Ed. Especial (1999) URI/RS, Metodologia do Ensino Superior (1999) UPF/RS, Tecnologia da Informação Aplicada em Educação (2002) UPF/ RS e Especialista em Tecnologias Digitais aplicada a Ed. (2022) ULBRA/RS, Especialista em Libras ( (2023) pela Faculdade Metropolitana/ SP, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2024) pela Faculdade Metropolitana/ SP, Especialista em Neuropsicologia (2024) pela Faculdade Metropolitana/ SP e Mestre em Ed. pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) PUC/ RS. Atuação como docente na APAE de Carazinho APAE de 1994 a 1999 com turmas de alunos deficientes auditivos e surdos, Coordenação da Ed. Inclusiva na Secretaria Municipal de Ed. e Cultura - SMEC de Carazinho/ RS de jul/1999 a 2008, Professora da Rede Municipal de Ed. de Carazinho de atuação em sala de atendimento educacional especializado AEE (sala multifuncional) com ênfase nas seguintes deficiências: deficiência intelectual, deficiência auditiva/ surdez, TDAH/ autismo, deficiência física, deficiência visual, deficiência múltipla, docente contratada da Rede Estadual do Rio Grande do Sul no período de mar a jul/95 e na docência do atendimento educacional especializado em 2020 até o momento. Atuou como professora substituta no ano de 2020 e 2021 no IFRS Campus Sertão. Na prática social presidiu a Associação de e para Pessoas com Deficiência - APD, fundou, coordenou e presidiu a Associação do Grupo dos Surdos de Carazinho - AGS, atuou como presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Carazinho CMASC, Coord. técnica do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Carazinho - CMPD. Atuou como membro suplente do CONADE - Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com deficiência, foi membro do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência - COEPEDE. Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ou Superdotação/ Altas Habilidades de Carazinho/ RS e no Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência exerce a função de Secretária Executiva na gestão de 2017/2019. Ensino Superior teve início em 2002, como docente no Curso de Pedagogia da Universidade Luterana do Brasil, em 2009 passou a atuar como professora do EAD da ULBRA Canoas, do Curso de Pedagogia, nas disciplinas de: História da Educação, Estágios Curriculares na Educação Infantil e no Anos Iniciais, Formação de Professores e Educação Profissional em Ambientes Escolares e Não Escolares, Estágio em Gestão de Ambientes Escolares e Não escolares, Projetos Interdisciplinares, Psicologia do Desenvolvimento e Psicodinâmica da Aprendizagem, LIBRAS, Ed. para a Diversidade, Inclusão e Acessibilidade, Ed. em Ciências Naturais, Escola e Currículo, Fundamentos da Pedagogia, Gestão da Ed. Básica. 2013 a 2018 desenvolveu a função de coordenadora no setor de Coordenação Pedagógica dos Polos do EAD ULBRA Brasil, além de participar do Programa Permanente de Acessibilidade EAD ULBRA. Professora concursada da rede Municipal de Carazinho, como professora da sala de recursos. Ensino Superior como professora da ULBRA no Curso Pedagogia - EAD, com experiência na área de Ed., com ênfase em Ed. Especial, Inclusão, Acessibilidade, Estágios Curriculares no EAD, Gestão Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: Ed., aprendizagem, LIBRAS, inclusão, formação pedagógica, gestão escolar em ambientes não escolares, acessibilidade e inclusão, ed. para a diversidade, psicologia do desenvolvimento, gestão da ed. básica, vulnerabilidade social e projetos sociais, assessoria pedagógica, formação continuada e no Curso de Pós-Graduação como docente da disciplina: Os fenômenos do Desenvolvimento Humano: Desafios da Docência, Prática da Ação Pedagógica compartilhada e Afeto na Constituição do Desenvolvimento Humano e orientação de TCCs, Docência, Prática.

    Mariane Jesus de Carli

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3153764281353089

    Bacharel em arquitetura e urbanismo pelo Centro Universitário Luterano de Santarém (2020). Especialista em Master em Neuroarquitetura (Área de conhecimento Engenharia, produção e construção); especializando em Lighting Design: Design de Iluminação. Experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em projetos arquitetônicos (residencial, comercial e predial); Projetos de interiores (comercial e residencial); Desenho mobiliário na área de moveis modulados, gestão de obras com foco em medição e qualidade de serviços relacionados a engenharia civil. Elaboração de cursos profissionalizantes para empresa local com foco nos softwares sketchup e revit cooperando para o crescimento da instituição concomitantemente à busca constante pelo desenvolvimento profissional e pessoal.

    Narcisa Silva Soares

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5908723129104487

    Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Uberlândia (2002 e 2003), mestrado em Genética e Bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia (2005) e doutorado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Uberlândia (2012). Atualmente é Diretora Acadêmica do CEULS/ULBRA SANTARÉM (2023). Anteriormente foi Coordenadora Acadêmica (2022) e Coordenadora do Setor de Educação Continuada (Extensão, Pesquisa e Pós-graduação - 2019 a 2022) do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara (ILES/ULBRA) e coordenadora do curso de graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) do ILES/ULBRA (2010 a 2021); Atua no Comitê de Inovação do ULBRATECH unidade de Itumbiara-GO na área de projetos de ambientes de inovação sustentáveis e fomentos externos. Coordena projetos extensionistas e de pesquisa com alunos bolsistas do CNPq; Pesquisadora na área de projetos experimentais de Biologia e de Inovação com fomento do CNPq e FAPEG; trabalha com palestras para os acadêmicos com foco na formação empreendedora e inovadora, aliando avanço tecnológico com atitudes socioambientais sustentáveis; Tem experiência na área de Biotecnologia e Ecologia: interação insetos e produção vegetal; análises ambientais; utilização de resíduos para fins sustentáveis.

    Sérgio Gouvêa de Melo

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0148689717369496

    raduação em ENGENHARIA CIVIL pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1993) e graduação em Programa Especial de Formação de Docente pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1994). Atualmente é professor do CEULS - CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM, trabalha como Engenheiro de Saneamento da Prefeitura Municipal de Santarém - SEMURB - Secretaria Municipal de Urbanismo- Trabalha na equipe de Coordenação do Projeto de Recuperação do Igarapé do Urumarí - UFOPA - Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Pavimentação e Saneamento. Especialista em Produtividade e Qualidade, Administração Pública e Gerenciamento de Cidades, Gestão de Projetos, Gerenciamento Ambiental (Ulbra 2018) e Tecnologias Digitais para Educação (Ulbra 2021). Mestre em Processos Construtivos e Saneamento Urbano pela UFPA (2016). Doutor em Ciências Ambientais pela UFOPA. Membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente (2017-2020). Membro do Conselho Superior do Centro Universitário Luterano de Santarém. Conselheiro do CREA-PA. Avaliador do INEP área de Engenharia Civil. Vice Presidente do FOPIESS - Fórum dos Pesquisadores das Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa de Santarém. Membro do Conselho de Administração da UFOPA (CONSAD)(2019-2022). Membro do Conselho Municipal de Saneamento Básico de Santarém - (CMSB-STM) - Diretor da empresa SM Projetos - Projetos de Infraestrutura para Condomínios e Loteamentos - Professor e Consultor de Alvenaria Estrutural - Professor Substituto de Engenharia Civil IFPA Santarém - Engenheiro de Segurança do Trabalho - ORCID: http://orcid.org/0000-0002-6946-6672

Ulbra Santarém - Av. Sérgio Henn, 1.787 Bairro Nova República · CEP 68.025-000 · Santarém/PA Telefone: (93)99102-8302 · E-mail: