Projeto Jeito Acadêmico
Engenharia Civil e Arquitetura do Ceuls incentivam a leitura em escolas
Ação é feita por acadêmicas dos cursos.
Sabe-se que a leitura constitui-se em preocupação permanente de todos os que almejam o progresso social. Esse é o pensamento comum de Thaís Nunes Pimentel, Thaís Rodrigues Ferreira e Thalita Rodrigues Ferreira. As três são acadêmicas dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Luterano de Santarém (Ceuls/Ulbra) e voluntárias do Projeto Jeito Acadêmico.
O projeto é registrado e acompanhado pela Coordenação de Ensino, Pesquisa e Extensão do CEULS, desde 2016. A iniciativa atua nas escolas Plácido de Castro e Maria Uchôa, localizadas próximas ao Ceuls, e é coordenada pela professora Maria Sheyla Gama Sousa, do Ciclo de Formação Geral, uma etapa comum a todos os cursos ofertados pela Instituição.
A ideia é levar textos de interesse dos alunos para discussão e análise a partir dos tipos de questão constantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além da produção da paráfrase, gênero de texto acadêmico que combate o plágio e estimula a compreensão adequada de textos.
Oficinas com diferentes temas são oferecidas nas escolas por semestre. Por trazer ao debate o conjunto de fatores individuais, culturais, econômicos, sociais, envolvidos na escolha de uma profissão, a oficina "Uma profissão para chamar de sua" chama a atenção do público alvo, constituído de jovens finalistas do ensino médio das escolas atingidas pelo projeto. Os estudantes também contaram com orientações das acadêmicas voluntárias e da professora Maria Sheyla Gama, com atendimento individual dos alunos, no espaço denominado Tenda Acadêmica.
Neste segundo semestre de 2017, os trabalhos foram intensificados nas primeiras semanas de setembro em comemoração ao Dia da Responsabilidade Social, comemorado no dia 21 deste mês.
Por Maria Sheyla Gama Sousa
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