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Coordenação e Corpo Docente

Matriz Curricular e Corpo Docente
De acordo com a lei: 13.168/2015
  • Núcleo Docente Estruturante

    Daniel Simon

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4133188504518834

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Ciências (Genética e Biologia Molecular) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos genéticos de patologias humanas e estudos moleculares em doenças infecciosas.

    Daniela Ripoll

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0625586274770694

    É graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), com Doutorado Sanduíche pela University of Plymouth (2004). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (2009-2010) e, atualmente, é professora permanente e membro da Comissão Coordenadora do referido Programa. Integrou o Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Luterana do Brasil (2007 a 2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Estudos Culturais em Educação, atuando principalmente com Educação; Estudos Culturais; Educação em Ciências e Biologia.

    Eliane Fraga da Silveira

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4388826053824317

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), especialização em Sistemática Zoológica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é Professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Dinâmica de Populações.

    Rafael Rodrigues Dihl

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3025354108041640

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), especialização em Diagnóstico Genético e Molecular pela Universidade Luterana do Brasil (2003) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Na Pós-Graduação, é professor e orientador do núcleo permanente do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde - Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGOdonto - Mestrado e Doutorado) desta mesma Instituição. Foi coordenador do PPGBioSaúde no período 2015 - 2017. Na Graduação leciona junto aos Cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) e Farmácia, atuando em disciplinas nas modalidades presencial e EAD, entre elas Biotecnologia e Genética. É membro titular da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA - ULBRA) e da Comissão Interna de Biossegurança - CIBio. É Coordenador dos Laboratórios de Toxicidade Genética (TOXIGEN) e Análise Tóxico-Genética Celular, ambos na ULBRA. É Líder do Grupo de Pesquisa, no CNPq, TOXIGEN - Investigação da Toxicidade Genética. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Toxicológica, Mutagênese e Antimutagênese.

  • Conselho do Curso

    Daniel Simon

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4133188504518834

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Ciências (Genética e Biologia Molecular) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos genéticos de patologias humanas e estudos moleculares em doenças infecciosas.

    Daniela Ripoll

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0625586274770694

    É graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), com Doutorado Sanduíche pela University of Plymouth (2004). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (2009-2010) e, atualmente, é professora permanente e membro da Comissão Coordenadora do referido Programa. Integrou o Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Luterana do Brasil (2007 a 2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Estudos Culturais em Educação, atuando principalmente com Educação; Estudos Culturais; Educação em Ciências e Biologia.

    Eliane Fraga da Silveira

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4388826053824317

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), especialização em Sistemática Zoológica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é Professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Dinâmica de Populações.

    Ligia Rita Pons

    Possui graduação em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1984) e graduação em Ciências pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982). Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Morfologia Humana , com ênfase em Ciências Biológicas, atuando principalmente nos seguintes temas Histologia e Biologia Celular na área biomédica.

    Rafael Rodrigues Dihl

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3025354108041640

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), especialização em Diagnóstico Genético e Molecular pela Universidade Luterana do Brasil (2003) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Na Pós-Graduação, é professor e orientador do núcleo permanente do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde - Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGOdonto - Mestrado e Doutorado) desta mesma Instituição. Foi coordenador do PPGBioSaúde no período 2015 - 2017. Na Graduação leciona junto aos Cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) e Farmácia, atuando em disciplinas nas modalidades presencial e EAD, entre elas Biotecnologia e Genética. É membro titular da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA - ULBRA) e da Comissão Interna de Biossegurança - CIBio. É Coordenador dos Laboratórios de Toxicidade Genética (TOXIGEN) e Análise Tóxico-Genética Celular, ambos na ULBRA. É Líder do Grupo de Pesquisa, no CNPq, TOXIGEN - Investigação da Toxicidade Genética. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Toxicológica, Mutagênese e Antimutagênese.

  • Docentes

    Adriana Ziemer Gallert

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4757700Y4

    Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília - UnB, Mestre em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (2010), Especialista em Investigação Científica pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2000), Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (1998). Atualmente é professora no Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP nos cursos de Pedagogia e Licenciaturas, e atua na área de formação continuada no Núcleo de Apoio Educacional - NAE. Tem experiência na área educacional como coordenadora pedagógica na Educação Básica; e na docência no Ensino Superior, na graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância. Atua com pesquisas e atividades de formação de professores principalmente com os seguintes temas: subjetividade, desenvolvimento profissional docente, metodologias de ensino, aprendizagem e desenvolvimento, alfabetização, planejamento educacional e avaliação.

    Claudia Lisete Oliveira Groenwald

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8981045307087356

    Possui graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1984), especialização em Matemática pela Universidade do Vale do Rio do Sinos UNISINOS e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca (1997), título reconhecido pela Universidade de São Paulo USP. Atualmente é diretora da SBEM/RS e professora titular da Universidade Luterana do Brasil. Atua no curso de Matemática Licenciatura e no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Currículo de Matemática, Tecnologias da Informação, Formação Continuada e ensino e aprendizagem.

    Conceição Aparecida Previero

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0917487700753565

    Possui graduação em Biologia pela Universidade de Bauru (1986), Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor titular da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Pré-Processamento de Produtos Agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: sementes nativas e cultivadas, armazenamento, qualidade fisiológica, secagem, pós-colheita de deterioráveis e perecíveis, gestão da qualidade. Foi coordenadora do Curso de Engenharia Agrícola. Foi coordenadora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Universidade Luterana do Brasil de 2002 a 2012. É coordenadora de Pesquisa na Universidade Luterana do Brasil desde 2013. Tem projetos de Inovação Tecnológica e Extensão junto a Agricultura Familiar. Orienta trabalhos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso e especialização. Co-orienta dissertações de Mestrado.

    Daniela Ripoll

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0625586274770694

    É graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), com Doutorado Sanduíche pela University of Plymouth (2004). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (2009-2010) e, atualmente, é professora permanente e membro da Comissão Coordenadora do referido Programa. Integrou o Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Luterana do Brasil (2007 a 2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Estudos Culturais em Educação, atuando principalmente com Educação; Estudos Culturais; Educação em Ciências e Biologia.

    Diego Ricardo Sabka

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3886447610093801

    Mestre em Ensino de Física pela UFRGS-RS (2016). Atualmente é professor da graduação em licenciatura em Física, modalidades presencial e EaD, da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-RS), tutor de Especialização em Ensino de Física (UFRGS-RS) e professor de Física no ensino médio do Colégio La Salle Dores. Atua principalmente nos seguintes temas: Role-play, CTS, máquinas térmicas.

    Eliane Fraga da Silveira

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4388826053824317

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), especialização em Sistemática Zoológica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é Professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Dinâmica de Populações.

    Honor de Almeida Neto

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9947014630841150

    Natural de Porto Alegre é Doutor em Serviço Social pela PUCRS de Porto Alegre (2004), Mestre (1999) e Graduado em Ciências Sociais (licenciatura e bacharelado) PUCRS (1995). Pós doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social FEEVALE. Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade, ULBRA/Canoas e professor do PPG ODONTO/ULBRA. É também professor de cursos de graduação (presencial e EAD). Foi coordenador dos cursos de Ciência Política e Gestão Pública (ULBRA), tem experiência na docência, na confecção, estruturação e gestão de disciplinas e cursos EAD e de extensão. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP ULBRA). Orienta monografias, dissertações e teses. Integra a Linha de Pesquisa "Desenvolvimento Humano e Sociedade". Pesquisador com experiência na área das Ciências Humanas e Sociais com ênfase no impacto das tecnologias de informação e comunicação nas relações humanas e sociais. Pesquisa temáticas associadas à promoção da saúde, desenvolvimento humano, felicidade, Políticas Públicas, democracia e Direitos Humanos.

    Iara Tatiana Bonin

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7925856179663459

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007); Mestre em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (1999); Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1989). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil desde 2007. Desenvolve estudos e orienta teses e dissertações que tratam das pedagogias e políticas da diferença, com foco na temática indígena e na literatura infantil. É autora, com outros colegas, de "A diferença na literatura infantil: narrativas e leituras", editora Moderna, 2012, selecionado pelo PNBE-professor-2013. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (PQ 2), desenvolvendo atualmente o projeto Pedagogias e políticas da diferença em contextos interculturais, que conta também com financiamento do CNPq (Bolsa). Integra o Grupo de pesquisa Cultura e Educação, do PPGEDU ULBRA e o Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO) da UFRGS .

    Ítalo Nunes Ogliari

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7315242220651831

    Ítalo Ogliari é Doutor em Teoria da Literatura (2010), pela PUCRS, possui graduação em Letras (2004), foi aluno da Oficina de Criação Literária do programa de pós-graduação em letras da PUCRS (2002) e tem Mestrado também em Teoria da Literatura pela mesma instituição (2007). É professor titular do Curo de Letras da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Gravataí, e do Curso de Pedagogia (Educação a Distância EAD). Seus estudos possuem ênfase em teoria literária, crítica literária, literatura brasileira, literatura contemporânea, criação literária e estudos culturais (experiência também na área de filosofia, de sociologia e estudos da linguagem e discurso). Coordenou, por um ano, em momento de transição, o programa de Extensão e Cultura da instituição. Também é responsável, na mesma universidade, pela disciplina de Filosofia Social, Instrumentalização Científica (com mais de 50 trabalhos orientados e apresentados em Mostras de pesquisa em sala de aula), Sociedade e Contemporaneidade, Comunicação e Expressão e Produção Textual para demais cursos. É autor dos livros de contos "A mulher que comia dedos" (WS - 2004) e "Ana Maria não tinha um braço" (IEL - 2006, premiado), dos romances "Um sete um" (7 Letras - 2007) e "A volta" (7Letras - 2010), entre outros trabalhos no Brasil e no exterior. Em 2011/2 assume, juntamente com a Coordenação de Extensão do campus, a coordenação da Revista ALMPLIAR. Em 2012 publicou, como resultado de sua tese de doutorado, o livro "A poética do conto pós-moderno e a situação do gênero no Brasil", também pela 7Letras.

    Juliana da Silva

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1684574356606924

    Possui graduação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e pós-doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). É professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil- ULBRA, atuando como orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde- PPGBioSaúde e no Mestrado Profissional em Genética e Toxicologia Aplicada-PPGGTA-MP. Nesta instituição coordena o Laboratório de Genética Toxicológica. Atualmente compõe o Comitê Assessor de Ciências Biológicas da FAPERGS (2015-2017), a Diretoria da Associação Brasileira de Mutagênese e Genômica e Genômica Ambiental (MUTAGEN-Brasil) (2016-2018), e o corpo editorial da Mutation Research - Genetic Toxicology and Environmental Mutagenesis (2016-2019). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Mutagênese Ambiental e Monitoramento, atuando principalmente nos seguintes temas: biomonitoramento da genotoxicidade ambiental, mutagênese de produtos naturais e sintéticos e risco ocupacional.

    Karla Schuck Saraiva

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5820304582515435

    Doutora em Educação (2006) pela UFRGS. Graduada (1983) e mestre (1987) em Engenharia Civil, pela mesma Instituição. Atualmente, é professora e pesquisadora da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), atuando no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, afiliada à linha de pesquisa Currículo, ciências e tecnologia. Participa dos grupos de pesquisa Educação e Cultura e Estudos do Currículo na Contemporaneidade. É editora da Revista Textura e avaliadora do Programa PIBIC/PROBIC da ULBRA. Seus interesses de pesquisa estão focados na articulação entre educação e sociedade contemporânea, com destaque para temas ligados a currículo e cibercultura. Desenvolve suas investigações em uma perspectiva pós-estruturalista.

    Kátia Gonçalves dos Santos

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6891930557384789

    Bacharel em Ciências Biológicas, Ênfase: Genética (1999), com mestrado (2001) e doutorado (2005) em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). De 2006 a 2007 atuou como bióloga no Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação (GPPG) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), desenvolvendo atividades de pesquisa e consultoria aos pesquisadores do HCPA. Desde 2007 é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), campus Canoas/RS, em regime de tempo integral (40 horas), vinculada ao curso de graduação em Ciências Biológicas e ao Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde). Além das atividades de ensino e orientação na graduação e na pós-graduação, é membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) e da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da ULBRA. Também faz parte do Conselho de Assessores Científicos Externos ao Mackenzie do Fundo Mackenzie de Pesquisa (MackPesquisa), do Instituto Presbiteriano Mackenzie. De 2008 a 2020 foi professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares da UFRGS, desenvolvendo atividades de pesquisa junto ao Grupo de Insuficiência Cardíaca e Transplante do HCPA. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: complicações crônicas do diabetes mellitus, insuficiência cardíaca, microRNAs e polimorfismos genéticos. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq - Nível 2 (desde 2015).

    Leticia Azambuja Lopes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4948585513835800

    Possuo graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da
    Campanha (URCAMP), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário
    Claretiano, mestrado em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio
    Grande do Sul (PUCRS) e doutorado em Ciências pela Universidade de São
    Paulo (USP) e Pós Doutoramento com bolsa PNPD/CAPES no Programa de
    Pós Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Luterana do Brasil
    (PPGECIM/ULBRA). Atualmente sou Professora Adjunta com Doutorado na
    Universidade Luterana do Brasil nos Cursos de Graduação: Licenciaturas:
    Física, Química, Ciências Biológicas, Matemática, Letras - Inglês, História,
    Geografia, Pedagogia, Engenharia Ambiental, Biomedicina e Professora
    Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e
    Matemática na Universidade Luterana do Brasil (PPGECIM/ULBRA). Tenho
    experiência na área de Zoologia, com ênfase em Entomologia e Conservação
    de Espécies Animais e na área de Educação em duas linhas de pesquisa:
    Educação em Ciências e Matemática para o Desenvolvimento Sustentável e
    Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências.

    Lisandra Sandri

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9082569671990579

    Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena Habilitação em Ed. Especial pela Universidade de Passo Fundo (1997), Especialista em Ed. Especial (1999) URI/RS, Metodologia do Ensino Superior (1999) UPF/RS, Tecnologia da Informação Aplicada em Educação (2002) UPF/ RS e Especialista em Tecnologias Digitais aplicada a Ed. (2022) ULBRA/RS, Especialista em Libras ( (2023) pela Faculdade Metropolitana/ SP, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2024) pela Faculdade Metropolitana/ SP, Especialista em Neuropsicologia (2024) pela Faculdade Metropolitana/ SP e Mestre em Ed. pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) PUC/ RS. Atuação como docente na APAE de Carazinho APAE de 1994 a 1999 com turmas de alunos deficientes auditivos e surdos, Coordenação da Ed. Inclusiva na Secretaria Municipal de Ed. e Cultura - SMEC de Carazinho/ RS de jul/1999 a 2008, Professora da Rede Municipal de Ed. de Carazinho de atuação em sala de atendimento educacional especializado AEE (sala multifuncional) com ênfase nas seguintes deficiências: deficiência intelectual, deficiência auditiva/ surdez, TDAH/ autismo, deficiência física, deficiência visual, deficiência múltipla, docente contratada da Rede Estadual do Rio Grande do Sul no período de mar a jul/95 e na docência do atendimento educacional especializado em 2020 até o momento. Atuou como professora substituta no ano de 2020 e 2021 no IFRS Campus Sertão. Na prática social presidiu a Associação de e para Pessoas com Deficiência - APD, fundou, coordenou e presidiu a Associação do Grupo dos Surdos de Carazinho - AGS, atuou como presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Carazinho CMASC, Coord. técnica do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Carazinho - CMPD. Atuou como membro suplente do CONADE - Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com deficiência, foi membro do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência - COEPEDE. Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ou Superdotação/ Altas Habilidades de Carazinho/ RS e no Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência exerce a função de Secretária Executiva na gestão de 2017/2019. Ensino Superior teve início em 2002, como docente no Curso de Pedagogia da Universidade Luterana do Brasil, em 2009 passou a atuar como professora do EAD da ULBRA Canoas, do Curso de Pedagogia, nas disciplinas de: História da Educação, Estágios Curriculares na Educação Infantil e no Anos Iniciais, Formação de Professores e Educação Profissional em Ambientes Escolares e Não Escolares, Estágio em Gestão de Ambientes Escolares e Não escolares, Projetos Interdisciplinares, Psicologia do Desenvolvimento e Psicodinâmica da Aprendizagem, LIBRAS, Ed. para a Diversidade, Inclusão e Acessibilidade, Ed. em Ciências Naturais, Escola e Currículo, Fundamentos da Pedagogia, Gestão da Ed. Básica. 2013 a 2018 desenvolveu a função de coordenadora no setor de Coordenação Pedagógica dos Polos do EAD ULBRA Brasil, além de participar do Programa Permanente de Acessibilidade EAD ULBRA. Professora concursada da rede Municipal de Carazinho, como professora da sala de recursos. Ensino Superior como professora da ULBRA no Curso Pedagogia - EAD, com experiência na área de Ed., com ênfase em Ed. Especial, Inclusão, Acessibilidade, Estágios Curriculares no EAD, Gestão Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: Ed., aprendizagem, LIBRAS, inclusão, formação pedagógica, gestão escolar em ambientes não escolares, acessibilidade e inclusão, ed. para a diversidade, psicologia do desenvolvimento, gestão da ed. básica, vulnerabilidade social e projetos sociais, assessoria pedagógica, formação continuada e no Curso de Pós-Graduação como docente da disciplina: Os fenômenos do Desenvolvimento Humano: Desafios da Docência, Prática da Ação Pedagógica compartilhada e Afeto na Constituição do Desenvolvimento Humano e orientação de TCCs, Docência, Prática.

    Mara Lúcia Salazar Machado

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1749576937271176

    Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1989) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora da Faculdade de Ciências e Letras de Osório e professora da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, síndrome de down, brincar, jogos e intervenção psicomotora.

    Maria Isabel Morgan Martins

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0372820116852027

    A docente MARIA ISABEL MORGAN MARTINS possui graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (1991), mestrado em Ciências Biológicas ênfase em Fisiologia (1997) e doutorado em Ciências Biológicas ênfase em Fisiologia (2003), ambos realizados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Profa. Adjunta do Programa de Pós Graduação em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Humano e Sociedade na Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. Atualmente se dedica na área de pesquisa que envolve: Envelhecimento humano (Feminino e Masculino) investigando os sinais e sintomas do Climatério/Menopausa e Andropausa em diferentes populações e suas consequências na Qualidade de Vida; atuou ativamente na extensão universitária com Educação Ambiental de jovens e adultos na reciclagem de óleo de cozinha com o projeto RECICLO-ÓLEO, com grande atuação na comunidade; desenvolvimento de estratégias para Educação Sexual; desenvolvimento de estratégias de Ensino com uso de metodologias ativas; atuou como pesquisadora na área experimental com avaliação do Estresse Oxidativo em diferentes modelos experimentais, avaliando as técnicas de lipoperoxidação e das enzimas antioxidantes com publicação na área. Tem experiência na docência, ministrando aulas para os diferentes cursos da área da saúde: neurofisiologia, Biofísica e Fisiologia, Endocrinologia, Fisiologia I e II, Fisiologia Humana, Bioquímica, Biopatologia, Anatomia Humana e Estudo do Movimento Humano, Bases biológicas do comportamento Humano, Fisiologia do Exercício. Integra o NDE do curso de Estética Bacharelado da ULBRA, curso de modalidade Híbrido de Fisioterapia.

    Marlene Terezinha Fernandes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9062555340381607

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989), Especialização em Administração e Planejamento para Docentes (1994) e Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil/ULBRA e Coordenadora dos cursos de Pedagogia e Educação nas Organizações, atuando desde o ano de 1998 no curso de Pedagogia e a partir do ano de 2007 no Bacharelado em Educação na Organizações. Coordenadora da sub-área Curso de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID - ULBRA/CAPES. Exerceu na ULBRA a Coordenação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu presencial de 2001 a 2010 e coordenou a implantação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a distância de 2007 a 2009. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, pós-graduação, docência superior, avaliação, aprendizagem organizacional.

    Marlise Geller

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4777298613817310

    Possui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática na Educação, principalmente nos seguintes temas: informática na educação, educação a distância, formação de professores e educação especial. Atuação como professora-pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil no projeto de Formação Continuada de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis. Coordenadora do LEI - Laboratório de Estudos de Inclusão do PPGECIM. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq: Ensino de Ciências e Matemática na perspectiva da Educação Inclusiva.

    Marta Maria Medeiros Frescura Duarte

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6277584896102052

    Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela UFSM;
    Mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela UFSM;
    Especialização em Análises Clínicas e Toxicológicas pela UFSM;
    Especialização em Formação de Professores em Disciplinas Especializadas;
    Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação pela ULBRA;
    Graduação em Farmacêutico Bioquímico pela UFSM; Graduação em
    Farmacêutico pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Atualmente é
    Professora Titular da Universidade Luterana do Brasil e professora vinculada
    ao Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFSM. Diretora de
    Produção do Laboratório de Análises Clínicas - LABIMED. Tem experiência nas
    áreas de Anatomofisiologia, Bioquímica, Biossegurança, Farmacologia,
    Fisiologia, Imunologia, Patologia, Programa de Extensão Interdisciplinar (PEI) e
    Ensino à Distância.

    Rafael Rodrigues Dihl

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3025354108041640

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), especialização em Diagnóstico Genético e Molecular pela Universidade Luterana do Brasil (2003) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Na Pós-Graduação, é professor e orientador do núcleo permanente do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde - Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGOdonto - Mestrado e Doutorado) desta mesma Instituição. Foi coordenador do PPGBioSaúde no período 2015 - 2017. Na Graduação leciona junto aos Cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) e Farmácia, atuando em disciplinas nas modalidades presencial e EAD, entre elas Biotecnologia e Genética. É membro titular da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA - ULBRA) e da Comissão Interna de Biossegurança - CIBio. É Coordenador dos Laboratórios de Toxicidade Genética (TOXIGEN) e Análise Tóxico-Genética Celular, ambos na ULBRA. É Líder do Grupo de Pesquisa, no CNPq, TOXIGEN - Investigação da Toxicidade Genética. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Toxicológica, Mutagênese e Antimutagênese.

    Rivaldo Raimundo da Silva

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3975234000124282

    Graduado em Ciências Hab Biologia Lic. Plena pela Universidade Estadual de Goiás- UEGO/UNIANA (1994), Pós Graduado em Biologia pela Universidade Estadual de Goiás - UEGO/UNIANA (1995) e Mestrado em Geociências/Paleontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS (1999). Atualmente é Biólogo l da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo da Prefeitura de Torres; Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa Itapeva; e é professor da Graduação e Pós Graduação da Universidade Luterana do Brasil- Campus Torres. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Paleontologia Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: Mesosauridae, Répteis do Permo-Triassico, Ornitologia, Herpetologia, Meio Ambiente, Educação Ambiental, Ecologia e Desenvolvimento Sustentável.

    Vagner Ricardo Lunge

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4733837875034828

    Possui formação de nível superior em Agronomia (1989), mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente (1993) e doutorado em Genética e Biologia Molecular (2000) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professor e pesquisador na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e sócio da empresa Simbios Biotecnologia. Na ULBRA, possui cargo de Professor Adjunto, participando de comissões de coordenação de cursos de graduação (Agronomia) e pós-graduação (Biologia Celular e Molecular aplicada à Saúde), e ministrando aulas de Bioquímica, Genética e Biologia Molecular em cursos das áreas de Ciências Agrárias e Biológicas. Atua também na formação de recursos humanos nas áreas científica e tecnológica, tendo orientado diretamente mais de 40 alunos em diferentes níveis (iniciação científica e tecnológica, especialização, mestrado e doutorado). Na Simbios Biotecnologia, coordena atividades de pesquisa de novos processos e produtos tecnológicos, com participação direta no desenvolvimento de procedimentos de análise molecular e de produtos para agroindústrias que estão sendo efetivamente comercializados. Tem experiência em Genética, Bioquímica, Biotecnologia e Biologia Molecular, atuando em temas relacionados com Diagnóstico Molecular nas áreas de Saúde Humana/Animal e Agroindústria. Coordena o grupo de pesquisa de Diagnóstico Molecular (ULBRA) e participa de mais dois núcleos vinculados ao CNPq: Genética Molecular Humana (ULBRA) e Virologia Veterinária (UFRGS). Tem participado da elaboração, coordenação e efetiva execução de projetos científicos e tecnológicos aprovados e financiados por diversas fontes de fomento (FINEP, CNPq, FAPERGS, Ministério da Saúde e empresas privadas). Possui extensa produção bibliográfica, tendo publicado mais de 50 artigos científicos completos, 9 capítulos de livro e dezenas de resumos em eventos/congressos; além de significativa produção tecnológica, com 32 produtos desenvolvidos e em efetiva comercialização (marca Newgene).

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