Histórico

Há mais de quatro décadas, a Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) zela pelo ensino de qualidade nos níveis fundamental, médio, profissionalizante e superior no país. O início foi na educação de base, quando a primeira escola foi fundada, em Canoas (RS), no ano de 1911. Já com o ensino superior, a Instituição iniciou suas atividades com as Faculdades Canoenses, criadas em 1972. Efetivamente, como universidade, está desde 1988, quando foi decretada sua criação, tendo seu reconhecimento pelo Conselho Federal de Educação ocorrido um ano depois, em 1989. 

A partir dos anos 80, a Ulbra expandiu sua ação educacional para fora dos limites do Rio Grande do Sul, instalando desde então unidades em seis municípios do Norte e Centro-oeste do Brasil, o que a caracterizou como multicampi. 

A partir de 2003, inova no ensino superior e se torna uma das pioneiras na educação a distância, ofertando cursos de graduação em ambiente virtual de aprendizagem próprio. Esse processo surge como uma consequência de seu movimento pela educação de qualidade e formação de um profissional empreendedor. 

Atualmente, a Ulbra atua com a estrutura de educação superior presencial e a distância, com a rede de escolas de educação básica e com as emissoras de rádio e televisão, as quais dão suporte ao ensino. Em 2014, a mantenedora da Ulbra passou a ser a Associação Educacional Luterana do Brasil (AELBRA), a qual impulsiona a missão da Instituição em desenvolver, difundir e preservar o conhecimento e a cultura pelo Ensino, a Pesquisa e a Extensão. 

ULBRA EM SÃO JERÔNIMO

A partir do Projeto de Expansão da Universidade Luterana do Brasil, a Ulbra São Jerônimo instalou-se, em 1990, no coração da região Carbopetroquímica do Estado pela conjunção de esforços coletivos com a implantação do Curso de Geografia, tendo como ideia a formação intelectual e o desenvolvimento regional. São Jerônimo, onde se localiza o Campus, é uma cidade originada de atividades como a pecuária e a mineração. Situada às margens do Jacuí, pela exploração das jazidas de carvão mineral, desenvolveu-se juntamente com as charqueadas, que processavam a carne dos gados abatidos nos campos do município. Originária de Triunfo, São Jerônimo foi elevada à categoria de município em 30 de setembro de 1861, dia de São Jerônimo, santo conhecido como tradutor da Bíblia do Grego e Hebraico para o Latim. Porém, a emancipação definitiva de São Jerônimo aconteceu em 2 de março de 1938, após atingir um grande desenvolvimento econômico. A população de São Jerônimo é predominantemente de origem luso-brasileira, o que pode ser visto ainda hoje no centro da cidade e nos casarios de estilo açoriano-colonial, um verdadeiro patrimônio histórico da cidade.

Em sua trajetória de ensino superior, a Ulbra São Jerônimo atinge em 2015 o seu Jubileu de Prata e vem, ao longo de seus 25 anos, se moldando como uma instituição socialmente responsável e participante do desenvolvimento regional que tem contribuído, de forma significativa, com vários setores, atuando nas comunidades nas áreas da educação, da saúde, do judiciário, do esporte e da cultura, além de oferecer serviços e atendimentos às populações em situação de vulnerabilidade através de seus projetos comunitários.

ULBRA São Jerônimo - Rua Antônio de Carvalho, s/nº Esquina com RS 401 · CEP 96.700-000 · São Jerônimo/RS
Telefone: (51) 3651.1121 · E-mail:
tempo: 0.1238
Memoria: 4.99MB