Extensão e Assuntos Comunitários

A extensão é considerada pela Universidade Luterana do Brasil uma das suas funções básicas. Nos projetos pedagógicos dos cursos, a extensão figura com igual relevância entre ensino e pesquisa. O Plano Nacional de Extensão dá embasamento às suas atividades, por isso deve ser consultado, sistematicamente, e socializado. Os programas comunitários propostos pelos cursos deverão atender ao compromisso socioambiental de extensão e seu caráter de transformação, atendendo aos princípios de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

A extensão universitária deve ser entendida como fator potencializador do currículo dos discentes e considerada uma via de mão dupla, em que o conhecimento construído na Universidade é levado à comunidade que por sua vez se beneficia do saber popular e com isso é capaz de rever conceitos e teorias. A ULBRA busca, através de medidas e ações afirmativas, fomentar a integração ao espaço de sala de aula e ao projeto pedagógico, ou proposta do programa, dos cursos, das experiências e práticas em extensão e cultura, a fim de que componham o debate teórico e se convertam em objeto de pesquisas em diversos níveis.

Projetos Comunitários

Os projetos de extensão da ULBRA São Jerônimo são desenvolvidos a partir de um olhar para a realidade circundante. Ações pautadas na busca de soluções para as carências regionais estão presentes em cada proposta, pois buscam minorar ou contribuir para modificar situações adversas às ideais. Visto assim, cada Projeto vem se destacando na área em que atua, uma vez que as comunidades que dele fazem parte, têm demonstrado o quanto o impacto é positivo para aqueles que se beneficiaram.

O trabalho social desencadeado pelo Projeto “Mão na Massa”, levou adiante um grupo de donas de casa que, organizadas, orgulham-se de serem chamadas de artesãs, graças à receptividade do trabalho desenvolvido pelo curso de Administração.

Pisando na Bola”, projeto do curso de Educação Física atinge diferentes públicos que têm a oportunidade da prática do basquete, do futsal e do voleibol. Também, nas escolas da região, ocorre a avaliação do índice nutricional dos alunos.

Quanto à inclusão, destacam-se os projetos dos cursos de Sistemas de Informação e Pedagogia, respectivamente “Inclusão Digital” e “Vivenciando a Inclusão Social na APAE”.

Laços de Leitura: uma atitude cidadã” é uma iniciativa voluntária do curso de Letras, voltada a públicos diversificados das zonas urbana, periférica ou rural,  que leva a leitura em seu melhor aspecto: os clássicos, de uma forma revigorada.

Por sua vez, o projeto “Determinação do grau de iluminação em espaços utilizados para atividades de ensino“, desenvolvido pelo Curso de Gestão da Produção Industrial, tem como objetivo principal averiguar as condições físicas de luminosidade de áreas uilizadas para o desenvolvimento de atividades direcionados ao ensino-aprendizagem, para o fim de promover um ambiente mais saudável e proveitoso para aqueles que delas se utilizam.

 

Funcionária: Daniele Anselmo

E-mail: ouvidoriasj@ulbra.br

 

Formulários de Atividades

Relatórios de Atividades

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