Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

Sob o tema A formação do professor pesquisador, a Universidade Luterana do Brasil teve seu projeto para 2018 aprovado junto à Capes, que contemplou o desenvolvimento do programa em cinco municípios gaúchos: Cachoeira do Sul, Canoas, Guaíba, Gravataí e Santa Maria.

O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos da primeira metade dos cursos de licenciatura na modalidade presencial, que se dedicam à participação em práticas docentes nas escolas públicas dos municípios parceiros. Os participantes são inseridos no cotidiano das escolas da rede pública, planejam e participam de experiências metodológicas, tecnológicas e de práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior, a escola e os municípios, além de buscar a superação de problemas identificados nos processos de ensino e de aprendizagem.

Expediente PIBID

Coordenação Institucional
Profª Graziela Macuglia Oyarzabal

Estagiária

-------------------------------------------------------------------------

Editais de seleção de bolsistas:

Iniciação à Docência

Supervisão

  • Edital | Resultado

-------------------------------------------------------------------------

Conheça os parceiros do projeto

Contato: pibid@ulbra.br e secpibid@ulbra.br
Sala 25 do Prédio 11

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h
Telefone: (51) 3477.4000 ramal 2313 ou 2955

ULBRA Torres - Rua Universitária,1900 · Parque do Balonismo · CEP 95.560-000 · Torres/RS
Telefone: (51) 3626 2000 · E-mail: