Página Inicial » Infraestrutura e Serviços » Laboratórios » Laboratórios   »Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo

Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo

O Escritório Modelo é o principal canal de extensão comunitária do curso, onde os alunos, com o auxílio de um professor -orientador, prestam serviços de consultoria e assistência técnica em projetos de cunho social, simulando a vivência do acadêmico frente às necessidades do mercado de trabalho na área de Arquitetura e Urbanismo.Tem como objetivo geral o fortalecimento das relações entre a instituição e a comunidade, através de ações que, no campo da arquitetura e do urbanismo, contribuam para a melhoria da qualidade do ambiente construído. No âmbito acadêmico complementa a formação do aluno por meio de atividades práticas que possibilitem a vivência de experiências concretas na pesquisa tecnológica e desenvolvimento de soluções adequadas às populações atendidas. O público alvo são comunidades que se encontram habitualmente fora do alcance do mercado do profissional arquiteto, tais como populações de baixa renda e pertencentes a minorias étnicas. Neste projeto atende- se a Aldeia MByá Guarani Nhu Porã, localizada em Torres. Junto à comunidade da aldeia desenvolve-se pesquisa sobre técnicas e formas indígenas tradicionais de construção e organização do território, busca-se obter entendimento sobre os hábitos da população atendida, sobretudo no tocante ao uso das habitações e espaços comunitários, avaliam-se os níveis de satisfação dos moradores com as suas instalações atuais. Este conhecimento subsidia a elaboração, de forma participativa, de projetos arquitetônicos e urbanísticos adequados às necessidades e peculiaridades culturais da população a fim de promover melhoria nas condições de vida da população a partir da qualificação dos seus espaços de uso cotidiano. 

A equipe de trabalho será composta por dois docentes, bolsistas de extensão e entre dez e quinze alunos voluntários. Além da ação junto à comunidade, os resultados acadêmicos serão verificados na forma de relatórios parciais e final; pelos documentos técnicos de apresentação dos projetos arquitetônicos e urbanísticos resultantes do trabalho de extensão; publicação científica com a submissão de ao menos um artigo em periódico ou evento e participação nos salões de extensão da Ulbra Torres e outros.

ULBRA Torres - Rua Universitária,1900 · Parque do Balonismo · CEP 95.560-000 · Torres/RS
Telefone: (51) 3626 2000 · E-mail: