Alavancagem de negócios 30/10/2025 13:41 - Ulbra São Jerônimo
Acadêmicos de Direito e Administração trocam experiência internacional
Diálogo com a Universidad de Huánuco beneficiará empresas familiares
Com a proposta de oportunizar aos estudantes uma experiência acadêmica internacional, os alunos da disciplina de Estudos Econômicos participaram nesta quarta-feira (29/10), de uma aula-espelho com a Universidad de Huánuco (UDH), do Peru. A atividade foi promovida pelo professor Álvaro Werlang, em parceria com o professor Antônio Costa, da Diretoria de Relações Internacionais da Ulbra, com o propósito de estimular o intercâmbio de ideias e boas práticas de gestão entre os dois países.
A aula foi conduzida inicialmente pelo professor Richard Marin, da UDH, que apresentou conceitos e estratégias voltados ao desenvolvimento de negócios familiares empreendedores. Durante sua fala, destacou dez competências essenciais que o empreendedor deve desenvolver para assumir riscos de forma calculada, trazendo exemplos inspirados na história de sua própria família. O docente ressaltou, ainda, que o sucesso nos negócios está diretamente ligado à liderança, ao conhecimento do mercado e à capacidade de adaptação.
Logo após, três microcasos de empreendimentos locais atendidos pelo curso de Administração da Ulbra São Jerônimo foram apresentados pelos acadêmicos: Farmácia Quevedo e Papelaria Mapel, ambas de Charqueadas, e o Atelier Costurando Sonhos, de São Jerônimo, que se tornou um exemplo de empreendedorismo feminino e autonomia profissional.
Boas práticas de gestão e cooperação internacional
A partir dessa troca, professores e estudantes da Universidad de Huánuco propuseram uma parceria voltada ao apoio de pequenos negócios brasileiros, com ações conjuntas de diagnóstico e melhoria em áreas como gestão financeira, marketing e desenvolvimento de marca. A parceria tem como propósito proporcionar aos talentos empreendedores, ferramentas de gestão para que possam, de um modo mais eficiente, criar escala e acelerar seus negócios.
O grupo peruano pretende contribuir com a criação de logotipos, estudos de mercado e definição de propostas de valor, fortalecendo a atuação das microempresas acompanhadas pela Empresa Júnior e pelos Projetos de Extensão Interdisciplinar (PEIs) do curso de Administração da Ulbra São Jerônimo.
Uma nova etapa da cooperação está prevista para o dia 12 de novembro, quando os alunos apresentarão propostas de inovação e estratégias de crescimento para os negócios analisados. Até o final do semestre letivo, uma nova aula-espelho deve ocorrer, dedicada exclusivamente a avaliar os resultados e aprofundar o intercâmbio entre as instituições.
Visão acadêmica e profissional ampliada
Segundo o professor Álvaro Werlang, a iniciativa é um marco na formação dos futuros administradores, pois amplia a visão acadêmica e profissional dos estudantes ao colocá-los em contato com realidades econômicas e culturais distintas, mas que enfrentam desafios semelhantes.
- A experiência internacional agrega valor à formação, permitindo que nossos acadêmicos compreendam a importância da cooperação entre países na busca por soluções empreendedoras sustentáveis -, destacou o docente e coordenador do curso de Administração da Ulbra São Jerônimo.
A atividade reuninu acadêmicos dos cursos de Direito e Administração e teve como tema "O DNA dos Negócios Familiares: Desafios e Oportunidades no Brasil e no Peru". Na Ulbra São Jerônimo, o encontro contou com a participação dos professores Marco Miller Trainini e Cássius Dimitrius Rogotti Ferrão.