Aprender se divertindo 07/11/2025 14:07 - Ulbra São Jerônimo
Dinâmica em grupo trabalha inclusão e liderança na Psicologia
Atividade abordou vivência de valores como diversidade e socialização
Aprender na prática é uma das marcas do curso de Psicologia da Ulbra São Jerônimo. Na disciplina de Psicologia Organizacional, ministrada pela professora Fernanda Maciel de Quadros, os acadêmicos participaram de uma atividade diferente e cheia de significado. A proposta foi uma dinâmica em grupo voltada para a vivência de valores como diversidade, inclusão, liderança e socialização.
Para a realização da tarefa, a turma foi dividida em três grupos com desafios distintos: um grupo não podia enxergar, outro não podia falar e o terceiro teve as pernas amarradas. O objetivo era fazer com que todos colaborassem entre si para superar as limitações e alcançar uma meta comum, refletindo sobre as dificuldades e as estratégias de cooperação necessárias para o trabalho em equipe.
De forma leve e participativa, a atividade permitiu que os estudantes experimentassem na prática conceitos teóricos sobre comportamento organizacional, liderança e empatia, compreendendo como a diversidade de habilidades e a comunicação são essenciais em ambientes coletivos.
- Essas vivências ajudam os alunos a entenderem o impacto das diferenças dentro dos grupos e a importância de valorizar cada membro pela sua contribuição. É uma forma de aprender se divertindo e também de desenvolver competências emocionais e sociais - destacou a professora Fernanda.
Propostas de atividades em grupo no curso de Psicologia reforçam o compromisso da Ulbra São Jerônimo com uma formação humanizada e dinâmica, que une teoria e prática para preparar profissionais mais sensíveis, colaborativos e conscientes de seu papel na sociedade.