PARCERIA ULBRA, IFSUL E UFPEL 13/11/2025 17:09 - Ulbra São Jerônimo
Ulbra São Jerônimo apresenta projetos no Ministério da Saúde
Iniciativas ampliam o impacto da pesquisa aplicada na saúde pública
A Ulbra São Jerônimo segue fortalecendo seu compromisso com a inovação, a pesquisa aplicada e a promoção da saúde pública. Nesta quinta-feira (13/11), o diretor da Universidade, professor doutor Rodrigo Baptista Moreira, participou de uma agenda oficial no Ministério da Saúde, em Brasília, para apresentar dois projetos: o Observatório Permanente dos Indicadores de Saúde de Crianças e Jovens e o Drone Ambulância. As iniciativas são desenvolvidas em parceria com o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) -- campus Charqueadas e a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).
A reunião contou com a presença de Wagner Ferreira Cesário, coordenador da Assessoria de Participação Social e Diversidade, e Thainá Sales da Silva, analista técnica em Políticas Sociais do Ministério da Saúde, além do professor doutor André Luis Del Mestre, do IFSul, e do prefeito de São Jerônimo, Júlio César Prattes Cunha, que apoia as iniciativas da Universidade. Também integram os projetos a professora doutora Anelise Gaya, coordenadora do PROESP (Projeto Esporte Brasil) e do projeto internacional Sunrise no Rio Grande do Sul, e a professora mestre Rosângela Dornelles, médica e coordenadora do curso de Medicina da Ulbra São Jerônimo, resposnável por organizar a agenda com o governo federal.
Avanços e reconhecimento
Durante o encontro, os projetos foram apresentados como exemplos de integração entre ensino, pesquisa e inovação tecnológica, com foco em políticas públicas.
O Observatório Permanente dos Indicadores de Saúde de Crianças e Jovens é capitaneado pela Ulbra São Jerônimo, através do curso de Educação Física, em parceria com a UFPEL e conta com apoio do IFSUL para a criação do aplicativo. A iniciativa está em fase avançada de elaboração e busca consolidar-se como um instrumento de monitoramento contínuo da saúde infantil e juvenil no Brasil.
O projeto envolve a aplicação de avaliações físicas periódicas em escolas, com a coleta de dados sobre peso, altura, pressão arterial, desempenho motor e outros indicadores essenciais ao acompanhamento do crescimento saudável. Essas informações serão integradas a uma plataforma digital desenvolvida pela Ulbra São Jerônimo em parceria com o IFSul, que permitirá o cruzamento de dados em larga escala e subsidiará ações preventivas nas áreas da educação e da saúde.
- O Observatório já nasce com potencial de impacto nacional, unindo dados, ciência e tecnologia em um formato acessível e eficiente. Essa aproximação com o Ministério da Saúde é fundamental para o avanço rumo à transformação da iniciativa em uma política pública nacional - destaca o professor doutor Rodrigo Baptista Moreira, que coordena o desenvolvimento do aplicativo junto ao professor mestre André Luis Del Mestre, do IFSul.
Inovação em saúde de emergência
Já o projeto Drone Ambulância surgiu no curso de Medicina da Ulbra São Jerônimo, durante o lançamento da Liga Acadêmica de Trauma, como uma proposta inovadora de uso de drones no suporte a emergências médicas. A partir dessa ideia, iniciou-se um movimento de cooperação entre instituições, com o objetivo de desenvolver um protótipo capaz de transportar insumos médicos e oferecer resposta rápida em situações críticas, especialmente em locais de difícil acesso.
Segundo a coordenadora do curso de Medicina, o projeto reforça o caráter inovador e socialmente comprometido das iniciativas acadêmicas da Ulbra.
- Trata-se de uma proposta que alia tecnologia e cuidado, ampliando as possibilidades de atuação do sistema de saúde e fortalecendo a formação dos nossos estudantes, com foco em soluções reais para desafios da sociedade - explica Rosângela Dornelles.
Parcerias estratégicas
A parceria entre a Ulbra São Jerônimo, o IFSul e a UFPEL tem se mostrado estratégica para o desenvolvimento regional e nacional de projetos voltados à saúde pública, à educação e à inovação tecnológica.
A presença no Ministério da Saúde representa mais um passo importante rumo ao reconhecimento institucional dessas ações e à ampliação das oportunidades de colaboração com o governo federal.
- Nosso principal objetivo é contribuir para políticas públicas que façam diferença na vida das pessoas. Essas iniciativas traduzem o compromisso da Ulbra com o conhecimento aplicado e com a transformação social por meio da ciência - conclui o diretor Rodrigo Baptista Moreira.