Ensino, Pesquisa e Extensão 17/11/2025 10:19 - Ulbra Santarém
Palestra marca abertura do XXV Congresso Ciência e Tecnologia da Amazônia
Evento ocorre nos dias 17 e 18 de novembro.
A abertura do XXV Congresso Ciência e Tecnologia da Amazônia, promovido pelo Centro Universitário Luterano de Santarém (Ceuls/ULBRA) e pela Faculdade Ulbra Medicina Santarém, foi marcada por uma palestra inspiradora que reuniu acadêmicos, profissionais e comunidade no auditório do campus. O evento teve início com a exposição da PhD. Katrine Rabelo, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde -- ISCO|UFOPA, que abordou o tema "Microbiodiversidade Amazônica: Fonte explorável para a Bioeconomia Sustentável".
A palestrante destacou como a riqueza microbiológica da região pode servir de base para pesquisas inovadoras e soluções sustentáveis visando o desenvolvimento econômico da Amazônia. A proposta da conferência foi provocar reflexão e incentivar o olhar científico sobre o potencial pouco explorado da biodiversidade amazônica.
Para a Diretora Acadêmica do Ceuls/ULBRA, Narcisa da Silva, o evento reforça o compromisso institucional com o avanço da ciência. "Este congresso é um espaço essencial para valorizarmos o conhecimento produzido na Amazônia. Eventos como este aproximam pesquisa, sociedade e inovação, fortalecendo nossa missão de formar profissionais conscientes do papel que têm no desenvolvimento sustentável da região", destacou.
A programação do Congresso segue nesta terça-feira (18/11), a partir das 18h, com a apresentação de trabalhos de Comunicação Oral e de Pôsteres. Os estudos aprovados nas modalidades de resumo simples e expandido serão expostos em formato de banner impresso, proporcionando troca de experiências e integração entre pesquisadores e estudantes. Participe!
O Congresso
Esta edição do Congresso é uma ação estratégica em preparação para a COP30, a ser realizada em Belém em 2025, buscando engajar a comunidade acadêmica no debate e na busca por soluções para os desafios climáticos e ambientais da região. Configurando-se em um espaço de compartilhamento de saberes, o evento de caráter regional visa a socialização de resultados de pesquisas e trabalhos de extensão desenvolvidos no meio acadêmico, com foco em temas relevantes para a sustentabilidade da Amazônia. O evento é de caráter multidisciplinar e contempla todas as grandes áreas do conhecimento, sendo elas:
- Ciências Agrárias
- Ciências Biológicas
- Ciências da Saúde
- Ciências Exatas e da Terra
- Ciências Humanas
- Ciências Sociais Aplicadas
- Engenharias
- Linguística, Letras e Artes