EXTENSÃO E SAÚDE 28/04/2026 19:29 - Ulbra Santa Maria
Fisioterapia da ULBRA promove circuito de saúde no Hospital de Caridade
Em parceria com a CIPA do HCAA, acadêmicos realizaram circuito ergonômico.
Os acadêmicos do curso de Fisioterapia da ULBRA Santa Maria realizaram, ao longo desta terça-feira (28), uma importante atividade extensionista no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo (HCAA). A ação foi promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do hospital, que contou com o suporte técnico da ULBRA para levar orientações de saúde e ergonomia aos seus colaboradores.
Durante o turno da manhã, as atividades foram supervisionadas pela Professora Juliane Nardes, enquanto no período da tarde, os alunos contaram com o acompanhamento da coordenadora do curso, Professora Janice Soares. Sob a orientação das docentes, os alunos organizaram um circuito de bem-estar que incluiu alongamentos, orientações posturais e técnicas de alívio de tensões musculares, fundamentais para prevenir lesões comuns na rotina hospitalar, como dores lombares e cervicais.
Para os estudantes, a experiência no HCAA permite o contato direto com o mercado de trabalho e reforça a importância da prevenção no ambiente hospitalar. A iniciativa consolida a parceria entre a ULBRA e a CIPA do Hospital de Caridade, levando o aprendizado acadêmico para além da sala de aula e beneficiando diretamente os profissionais que atuam na linha de frente da saúde em Santa Maria.