SOLIDARIEDADE PERMANENTE 04/05/2026 15:02 - Ulbra São Jerônimo
Centros Acadêmicos são empossados Embaixadores do Maio Solidário
Iniciativa prevê diversas ações de mobilização da comunidade acadêmica
Na Ulbra São Jerônimo, o mês de maio começou com diálogo e engajamento estudantil. Alunos integrantes dos Centros Acadêmicos dos cursos foram empossados Embaixadores do Maio Solidário, assumindo o compromisso de mobilizar colegas e fortalecer as ações propostas ao longo do período.
A partir de agora, os estudantes passam a atuar diretamente nas atividades conduzidas pela Pastoral do Campus, em parceria com as coordenações de curso e equipe diretiva. A programação contempla uma série de iniciativas que envolvem toda a comunidade acadêmica, como arrecadações de roupas, alimentos e brinquedos, além de ações sociais desenvolvidas em parceria com empresas da região.
MAIO SOLIDÁRIO
O Maio Solidário Ulbra tem origem no papel histórico assumido pela Ulbra durante as enchentes de maio de 2024, quando as unidades de Canoas, São Jerônimo e Guaíba se tornaram abrigo, apoio e referência de cuidado comunitário.
A partir dessa experiência, a Universidade instituiu o mês de maio como um período oficial dedicado à solidariedade, mobilizando suas unidades educacionais em todo o Brasil.
O projeto expressa princípios fundamentais da Instituição, como a formação integral dos estudantes - que também aprendem por meio do serviço e da responsabilidade social - a missão confessional pautada em valores cristãos como cuidado, compaixão e serviço, e o compromisso comunitário com as realidades locais.
Além disso, o Maio Solidário busca consolidar maio como o Mês da Solidariedade Ulbra, promovendo ações sociais, educativas e comunitárias que fortaleçam o vínculo entre a Universidade e a sociedade. A proposta envolve a mobilização de estudantes, professores, técnicos e famílias em iniciativas de impacto social, contribuindo também para o fortalecimento da cultura da solidariedade.
PROJETO DE LEI
Ao longo do mês, todas as ações serão registradas e divulgadas, valorizando a memória institucional e reforçando o papel da Universidade como agente de transformação social.
Como desdobramento da iniciativa, uma sugestão de Projeto de Lei, propondo a inclusão do Maio Solidário no calendário oficial do Estado e nas localidades onde a Ulbra está presente, será encaminhada à bancada gaúcha no Congresso Nacional e aos parlamentares da Assembleia Legislativa.